Brasil Giro de Notícias : CPI da Pandemia, denúncia criminal no Amazonas, sem racionamento de energia e Copa América no Brasil

Sortimento Futebol - Sortimento Notícias - Sortimento Finanças e Negócios - sortimento.com.br

Sortimentos.com Brasil Giro de Notícias (02.06.21)

CPI da Pandemia, denúncia criminal no Amazonas, sem racionamento de energia, Copa América no Brasil, balança comercial e números do Coronavírus no Brasil

Coronavírus no Brasil

As autoridades de saúde registraram no Brasil 78.926 novos casos de Covid-19. Segundo o levantamento diário sobre a pandemia, foram confirmadas, em 24 horas, 2.408 mortes resultantes da doença.

Os dados estão na atualização diária do Ministério da Saúde, divulgada na noite de terça-feira (1º.06.21). Com os novos dados acrescidos às estatísticas, o número de pessoas contaminadas pelo coronavírus desde o início da pandemia chegou a 16.624.480.

O ranking de estados com mais mortes pela Covid-19 é liderado por São Paulo (112.210). Em seguida Rio de Janeiro (50.840), Minas Gerais (40.556), Rio Grande do Sul (28.354) e Paraná (26.631).

CPI da Pandemia

A médica infectologista Luana Araújo presta depoimento à CPI da Pandemia a partir das 9h30 de quarta-feira (02.06.21). Crítica ao uso de remédios sem eficácia comprovada contra a Covid-19, ela foi indicada pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, a exercer o cargo de secretária extraordinária de Enfrentamento à Covid-19; entretanto, a nomeação foi cancelada após a médica ter atuado por apenas dez dias.

A médica infectologista Luana Araújo presta hoje depoimento à CPI da Pandemia. A CPI quer saber da médica as razões pela desistência de sua nomeação no Ministério da Saúde. O depoimento de Luana Araújo foi antecipado como estratégia para coletar novas informações e poder ter novos elementos para confrontar o atual ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, que prestará depoimento à CPI na próxima terça. A princípio, estava prevista para esta quarta-feira uma audiência pública para ouvir médicos e pesquisadores favoráveis e contrários ao uso de medicamentos como a cloroquina no chamado tratamento precoce contra a Covid-19.

Nova data para Queiroga

A CPI da Pandemia, aberta no Senado Federal, marcou para a próxima terça (8) o novo depoimento do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. A informação é da analista de política da CNN Thais Arbex. Os senadores do grupo chamado de G7 decidiram antecipar a nova fala de Queiroga após o comparecimento do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), sem máscara, a manifestações. O ministro também deverá falar sobre a decisão do Brasil de receber a edição de 2021 da Copa América, que começa no próximo dia 13.

Denúncia no Amazonas

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) julga na quarta se recebe ou não uma denúncia criminal contra o governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), e o vice-governador do estado, Carlos Almeida (PSDB), acusados de cometer crimes na compra de respiradores destinados ao tratamento de pacientes com Covid-19. A denúncia oferecida pela PGR também inclui o secretário-chefe da Casa Civil do Amazonas, Flávio Antony Filho, o ex-secretário da Saúde Rodrigo Tobias e outras 14 pessoas, entre empresários e servidores públicos.

Copa América no Brasil

As partidas da Copa América no Brasil serão nos estados de Mato Grosso, Rio de Janeiro, Distrito Federal e Goiás. O anúncio foi feito nesta terça-feira (1º) pelo ministro-chefe da Casa Civil, Luiz Eduardo Ramos, no Twitter. O ministro também confirmou que as partidas serão disputadas sem público. Em evento de transferência de tecnologia de vacina na tarde de terça-feira (1º), Bolsonaro disse que a CBF, em colaboração com a Casa Civil, estava escolhendo as cidades-sede em comum acordo com governadores.

Sem racionamento de energia

O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, reafirmou, em entrevista à CNN, que o governo não vê risco de racionamento energético no país, em meio à profunda crise hídrica que atinge as principais hidrelétricas do país. “Não há risco de racionamento de energia. Foi mencionado o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico, que é presidido pelo Ministério de Minas e Energia; esse monitoramento visa garantir a segurança energética do país, com a geração de menor custo, e é realizado 365 dias por ano, 24 horas por semana”, afirmou.

Balança comercial

A balança comercial nacional teve o melhor saldo da história para o mês de maio em 2021. O Brasil exportou US$ 9,2 bilhões a mais do que importou no período, valor 35,9% maior que em maio de 2020. 

Ao todo, as exportações somaram US$ 26,9 bilhões. Os números foram beneficiados pelo início da safra e pela alta das commodities. Outro fator que também impactou no aumento foi a base da comparação, pois em maio do ano passado as exportações tinham caído por causa das medidas de restrição social da pandemia da Covid-19.

Segundo dados do Ministério da Economia, o volume de mercadorias embarcadas aumentou 9%, enquanto os preços subiram 38,5%, em média, em relação ao mesmo mês do ano passado.

Todos os setores registraram crescimento nas vendas para o exterior em maio, sendo que a indústria extrativa teve participação volumosa. Beneficiada pela valorização de minérios, as exportações da área aumentaram 85,8%, com destaque para minério de ferro e seus concentrados (+143,8%) e minérios de alumínio e seus concentrados (+40,4%). 

As vendas da chamada indústria de transformação subiram 34,6%, impulsionada por combustíveis (+142,9%), produtos semiacabados de ferro ou aço (+91,4%) e veículos automóveis de passageiros (+1.084,8%).

As exportações agropecuárias também se destacaram e subiram 43,4%, puxadas principalmente por frutas e nozes não oleaginosas, frescas ou secas (+41,2%), soja (+48,8%) e algodão bruto (+82,5%).

Brasil Flash News

São Paulo : começa a vacinação de pessoas com comorbidades entre 30 e 39 anos

Alerta : Amazonas confirma caso de mucormicose em paciente internado em Manaus

Saúde : 84,13% é a média de ocupação dos leitos de UTI para tratamento dos pacientes da Covid-19 nas quatro cidades-sede da Copa América de 2021, confirmada para ocorrer no Brasil

Economia : Em entrevista à CNN, o ex-presidente do Banco Central (BC) Celso Pastore sinalizou que o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) em 1,2% no primeiro trimestre deste ano é um grande feito, mas o fato não pode mascarar novos desafios enfrentados pelo Brasil. Segundo Pastore, um deles é a crise hídrica. “Devemos comemorar PIB, mas sem esquecer dificuldades”, disse.

Aprovada : Organização Mundial da Saúde (OMS) aprovou o uso emergencial da vacina Coronavac, desenvolvida pela empresa chinesa Sinovac Biotech. O imunizante contra a Covid-19 tem sido amplamente utilizado no Brasil, produzido no Instituto Butantan em parceria com o laboratório chinês.