Giro de Notícias Brasil : CPI da Pandemia, Covaxin, vacinação suspensa em SP, ABI pede renuncia de Jair Bolsonaro e capitalização da Eletrobras

Sortimentos.com Giro de Notícias Brasil (22.06.21)

CPI da Pandemia, Covaxin, vacinação suspensa em SP e capitalização da Eletrobras

CPI da Pandemia

A Comissão Parlamentar de Inquérito da Pandemia ouve o ex-ministro da Cidadania e deputado federal Osmar Terra (MDB-RS). O parlamentar é apontado como integrante de um suposto gabinete paralelo que orientaria o presidente Jair Bolsonaro sobre decisões relacionadas à pandemia de Covid-19. À CNN, no entanto, o ex-ministro afirmou que a tese da CPI sobre a existência de um gabinete paralelo “é uma falácia”. Terra se notabilizou na pandemia por fazer uma série de previsões que não se concretizaram, como a de que morreriam apenas 800 pessoas de Covid-19. O parlamentar é apontado como um defensor da tese da imunidade de rebanho. O ex-ministro, porém, também contesta a versão da CPI. “Nunca defendi imunidade de rebanho como estratégia. Ela é o resultado de qualquer epidemia, com ou sem vacina.”

:: CPI da Pandemia aprova lista de investigados e inclui Queiroga por preço de vacinas
:: Presidente da CPI faz apelo para Bolsonaro se vacinar contra Covid-19
:: CPI da Pandemia: Renan Calheiros chama Osmar Terra de “líder do negacionismo”
:: “Não tenho poder sobre o presidente”, diz Osmar Terra na CPI da Covid
:: Ministra do STF suspende convocação de governadores na CPI
:: “Não existe proposta de contaminar população livremente”, diz Osmar Terra na CPI da Covid

‘Gabinete paralelo’

Apontado pela CPI da Pandemia como integrante do chamado “gabinete paralelo”, que teria influenciado o presidente Jair Bolsonaro em decisões sobre a pandemia, o empresário Carlos Wizard esteve 12 vezes no Palácio do Planalto em 2020, segundo os registros oficiais de entrada e saída do prédio. As informações foram enviadas à Comissão Parlamentar de Inquérito pela Casa Civil na sexta-feira (18), atendendo a requerimento dos senadores Humberto Costa (PT-PE) e Rogério Carvalho (PT-SE).

Covaxin

O Ministério da Saúde encaminhou no dia 24 de maio uma notificação a Francisco Maximiano, dono da Precisa Medicamentos – representante no Brasil da empresa indiana que fabrica a Covaxin – em que questiona o cumprimento do contrato assinado no dia 25 de março e que previa a entrega de 20 milhões de doses da vacina. No documento, o ministério menciona os termos do contrato que previa e entrega das doses em cinco parcelas de 4 milhões cada uma nos dias 17/3, 27/3, 11/4, 26/4 e 6/5. Elas nunca foram entregues.

Vacinação suspensa em SP

A cidade de São Paulo suspendeu a vacinação contra a Covid-19 na terça-feira (22.06). O motivo alegado pela prefeitura é a falta temporária de doses. Nesta semana, a faixa etária que deveria ser imunizada é a de pessoas de 50 a 59 anos. Por volta das 18h de segunda-feira (21.06), ao menos 324 UBSs da cidade de São Paulo não estavam aplicando a vacina contra a Covid-19. A informação foi levantada com base no site “De Olho na Fila”, da prefeitura da capital.

Nota oficial da ABI

Renuncie, presidente!

Descontrolado, perturbado, louco, exaltado, irritadiço, irascível, amalucado, alucinado, desvairado, enlouquecido, tresloucado. Qualquer uma destas expressões poderia ser usada para classificar o comportamento do presidente Jair Bolsonaro nesta segunda-feira, insultando jornalistas da TV Globo e da CNN.

Com seu destempero, Bolsonaro mostrou ter sentido profundamente o golpe representado pelas manifestações do último sábado. Elas desnudaram o crescente isolamento de seu governo. 

Que o presidente nunca apreciou uma imprensa livre e crítica, é mais do que sabido. Mas, a cada dia, ele vai subindo o tom perigosamente. Pouco falta para que agrida fisicamente algum jornalista.

Seu comportamento chega a enfraquecer o movimento antimanicomial – movimento progressista e com conteúdo profundamente humanitário. Já há quem se pergunte como um cidadão com tamanho desequilíbrio pode andar por aí pelas ruas.

Mas a situação é ainda mais grave: esse cidadão é presidente de um país com a importância do Brasil.

Diante da rejeição crescente a seu governo, Bolsonaro prepara uma saída autoritária e, mesmo a um ano e meio da eleição, tenta desacreditar o sistema eleitoral. Seu objetivo é acumular forças para a não aceitação de um revés em outubro de 2022. 

É preciso que os democratas estejam alertas e mobilizados.

Diante desse quadro, com a autoridade de seus 113 anos de luta pela democracia, a ABI reitera sua posição a favor do impeachment do presidente. E reafirma que, decididamente, ele não tem condições de governar o Brasil.

Outra solução – até melhor, porque mais rápida – seria que ele se retirasse voluntariamente. 

Então, renuncie, presidente!

Paulo Jeronimo

Presidente da ABI

Eletrobras

A Câmara dos Deputados aprovou, na tarde de segunda-feira (21.06), por 258 votos a 136, o texto da Medida Provisória (MP) que permite a capitalização da Eletrobras. Foram registradas ainda 53 obstruções e cinco abstenções. Com isso, o governo passará a ter apenas 50% do controle da empresa. A estatal é a maior empresa de energia da América Latina e está prestes a ser desestatizada. A capacidade de geração de energia dá uma ideia do tamanho da empresa: gera um terço da energia em todo o Brasil, que está longe de ser um país pequeno – é o sexto mais populoso do planeta.

Flash News Brasil

Em reunião de colegiado, presidente da Anvisa apela à população que tome segunda dose da vacina

Anvisa rejeita uso emergencial de medicamento antiviral russo contra Covid-19

Brasil recebe hoje 1,5 milhão de doses da vacina da Johnson

Mais de 85% dos brasileiros pretendem tomar vacina, aponta pesquisa

Após atraso, Queiroga agradece Janssen por vacina

Eleições : Bolsonaro terá que explicar declarações sobre fraudes em urnas ao TSE

Depoimento : Servidor relata ao MP pressão por contrato de vacina indiana

Dólar fecha em queda a R$ 5,02, menor valor em mais de um ano –

Alíquota : Equipe econômica vai propor taxar em 20% lucro e dividendos

4,5 milhões é o total de doses de vacinas Janssen que deve ser recebido pelo Brasil neste semana. 1,5 milhão chegará hoje e outros 3 milhões serão doados pelos Estados Unidos nos próximos dias. Leia mais

Em entrevista à CNN, o ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso disse torcer por uma aliança política que dê viabilidade a uma “terceira via” eleitoralmente forte para o pleito de 2022. Segundo FHC, essa opção não deve parecer “neutra” diante das possíveis candidaturas do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). “Terceira via não pode ser neutra, tem que polarizar também”.

Com a aceleração do calendário de vacinação na cidade do Rio de Janeiro, a Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa) avalia realizar desfile nos dias 27 e 28 de fevereiro de 2022 com 70 mil pessoas (entre funcionários da Liga e das escolas de samba), na Marquês de Sapucaí.

Sortimentos.com Giro de Notícias Brasil : publicação com informações selecionadas da CNN BrasilBrasil 61 e assessorias de imprensa por Fábio Juchen / editor dos sites da Sortimentos Comunicação e Participações.