Giro de Notícias Rio Grande do Sul : vacinação, retirada de impostos no transporte por ônibus, revitalização de espaços simbólicos do RS, empregos e novos empreendimentos em Gramado e debate sobre déficit de armazenagem

Sortimentos.com Giro de Noticias Rio Grande do Sul

Sortimentos.com Giro de Notícias Rio Grande do Sul (22.06.21)

Covid-19 afeta faixa etária mais jovem, postos da Capital gaúcha terão agendamento de vacinação via app, Sebastião Melo encaminha ofício a Leite por retirada de impostos no preço da passagem de ônibus, Programa quer revitalizar espaços simbólicos do RS, empregos e novos empreendimentos no setor hoteleiro em Gramado e Conab debate sobre déficit de armazenagem no estado em live da UFPel

Vacina, sim!

A Capital gaúcha mantém na terça-feira (22.06) a mesma faixa etária na vacinação contra a Covid-19: pessoas com 50 anos ou mais, além dos públicos já anteriormente atendidos. As doses serão aplicadas em 12 unidades de saúde e 31 farmácias conveniadas.

Covid-19 afeta faixa etária mais jovem

Enquanto os números da pandemia se mantêm em um patamar alto no Rio Grande do Sul, a face das vítimas mudou. E essa situação fica mais clara com a análise de dados recentes sobre os impactos da Covid-19 nos hospitais: os pacientes – e as vítimas – estão mais jovens, o que pode ser um reflexo do avanço e da eficiência da vacinação, que já provocam “um resultado incontestável”, na opinião do presidente da Sociedade Paulista de Infectologia, Carlos Fortaleza.

O boletim da Secretaria Estadual da Saúde atesta o cenário de rejuvenescimento. Se até fevereiro, a faixa etária que predominava as estatísticas tanto de hospitalizações quanto de óbitos relacionados ao coronavírus era aquela dos que tem a partir de 70 anos, agora é o público entre 50 e 59 anos que está sendo mais afetado. Uma em cada cinco pessoas que morrem de Covid no RS tem essa idade. Além disso, a faixa é a mais hospitalizada dentre os casos confirmados.

“Certamente isso tem relação com a vacinação com duas doses dos idosos, que já impactou em um menor número dessa população em UTI”, afirmou a GZH a coordenadora do grupo de trabalho de enfrentamento ao coronavírus no Hospital de Clínicas, Beatriz Schaan. Ontem, o RS tornou-se o primeiro estado do Brasil a alcançar o índice de 15% da população com ciclo vacinal completo – isto é, com as duas doses já aplicadas. Se considerar a fatia da população vacinável, sobe para 19,1%. Porto Alegre ainda está um pouco na frente, com quase 30% dos adultos tendo recebido as duas injeções.

No entanto, ela faz coro ao alerta de outros especialistas sobre a alta circulação do vírus, algo notado pela quinta alta consecutiva do total de surtos ativos da doença no Estado. Ou seja, o ritmo acelerado da vacinação não deve ser acompanhado de relaxamento nas medidas, como também frisou o professor UFCSPA, Alessandro Pasqualotto, ao Correio do Povo: “Hoje vivo uma fase muito otimista e até o final do ano, vamos superar. Mas até lá muita gente ainda vai sucumbir”.

Três postos da Capital gaúcha terão agendamento de vacinação via app

A partir de hoje é possível agendar a vacinação em três unidades de saúde na Capital via aplicativo 156+POA. Nessa fase inicial, a operação funcionará apenas nos postos Morro Santana, Tristeza e São Carlos. O público poderá escolher um horário entre 18h e 21h; cada bloco de 20 minutos terá cinco agendamentos. O recurso foi inserido no Gercon, sistema utilizado pela Secretaria Municipal da Saúde para administrar consultas, e por ora estará disponível apenas para Android. De acordo com a diretora técnica da Procempa, Débora Roesler, a Procempa já trabalha para ampliar a funcionalidade para outros sistemas. Se o serviço for ampliado para toda a rede destinada à vacinação, os porto-alegrenses não precisarão mais enfrentar longas filas como as registradas ontem.

Sebastião Melo encaminha ofício a Leite por retirada de impostos no preço da passagem de ônibus

A definição sobre a passagem de ônibus em Porto Alegre ganhou um novo capítulo ontem. O prefeito Sebastião Melo (MDB) entregou um ofício ao governador Eduardo Leite (PSDB) em que solicita análise sobre a retirada de impostos estaduais que incidem na tarifa. Segundo dados técnicos da prefeitura, tributos estaduais correspondem a 30 centavos do preço, enquanto os federais representam outros 42 centavos. No documento, Melo, inclusive, sugere o aprofundamento do debate e tenta expor as condições financeiras do sistema de transporte público na Capital. Na semana passada, o Comtu aprovou o reajuste da tarifa em Porto Alegre para 5,20 reais. O preço final será definido por Melo.

Programa quer revitalizar espaços simbólicos do RS

Os espaços arquitetônicos de cidades gaúchas receberão investimento do governo do RS para revitalização e qualificação da pavimentação. A iniciativa foi lançada ontem pelo Piratini através de dois eixos de um programa criado para renovar esses espaços. A ideia é oferecer financiamento estadual para projetos locais de municípios de grande e pequeno porte. Em um dos eixos do programa, chamado de Pavimenta, as cidades terão 30 dias para apresentarem suas propostas e concorrerem ao edital. Obras relacionadas a postos de saúde, escolas e pontos turísticos serão avaliadas, sendo que o investimento é de 170 milhões de reais. O outro eixo, denominado de Iconicidade, quer recuperar espaços simbólicos. Conforme Leite, o objetivo é “ressignificar” lugares importantes dos municípios.

Empregos e novos empreendimentos no setor hoteleiro em Gramado

Rede de Hotéis inaugura em breve dois novos empreendimentos em Gramado, na Serra Gaúcha e vai gerar aproximadamente 200 empregos distribuídos nas funções de recepção, lazer, manutenção, segurança, Alimentos & Bebidas, cargos administrativos e governança.

Um dos hotéis que tem previsão de início das operações no formato Soft-Opening no mês de agosto, conta com duas torres, 140 apartamentos e oferece piscina aquecida, academia, SPA com banheiras e massagens, sala de jogos, espaço kids, restaurante, além de sala de eventos. O outro empreendimento conta com 345 apartamentos.

Conab debate sobre déficit de armazenagem no estado em live da UFPel

O déficit de armazenagem no Brasil continua como tema de análise pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), desta vez com foco na situação do Rio Grande do Sul. Na terça-feira (22.06.21), às 20h, o gerente de Cadastro e Credenciamento de Armazéns da estatal, Saulo Tomiyoshi Medeiros, e o analista e engenheiro agrônomo da Companhia Márcio Schorr estarão na Live Painel Agro, promovida pelo Programa de Educação Tutorial (PET) de Engenharia Agrícola da Universidade Federal de Pelotas (UFPel/RS), para responder perguntas sobre o tema.

O público é composto por estudantes e profissionais ligados à área de armazenagem de grãos no estado. O evento será transmitido por meio de link no YouTube. A expectativa é concentrar mais de 100 pessoas para participar do debate. Entre os temas abordados estão a situação da armazenagem no Brasil e especificamente no Rio Grande do Sul, a importância logística, capacidade versus déficit e as perspectivas para o futuro.

O PET da Engenharia Agrícola da UFPel convidou a Conab para aprofundar o tema após a realização do seminário Mitigar o Déficit de Armazenagem do Brasil, realizado pela Companhia nos dias 5 e 6 de maio. A ideia é expandir as análises a respeito da armazenagem, tanto no âmbito nacional, quanto especificidades no estado do Rio Grande do Sul.

Flash News Rio Grande do Sul

Grupo de entidades promoverá nesta terça um ato para lembrar as 500 mil mortes por Covid-19 no Brasil. Quinhentas velas serão acesas no Monumento Expedicionário, em Porto Alegre.

Empresa que agora é responsável pela coleta de lixo na Capital gaúcha começará os trabalhos na terça (22.06). A empresa já atua na mesma função em cidades de São Paulo e Minas Gerais.

Representantes de entidades ligadas à educação entregaram um ofício endereçado ao governador pedindo veto ao projeto que autoriza o homeschooling. O texto foi aprovado pela Assembleia no começo do mês.

Quatro sindicatos recorreram da decisão do Ministério Público sobre arquivamento da denúncia de sonegação de ICMS na CEEE. Entidades defenderam que o não repasse de recursos causou prejuízos às políticas públicas do RS.

Natasha Ferreira (PSOL) assumirá na quarta, de forma temporária, um mandato na Câmara de Porto Alegre. A travesti irá substituir o vereador Roberto Robaina, que irá tirar uma semana de licença.
Iniciado ontem, o inverno será mais frio e terá menos chuvas no Rio Grande do Sul.

Com restrições de público, a edição 2021 da Expointer foi confirmada para ocorrer entre os dias 4 e 12 de setembro.

TJ condenou o Município de Sapucaia do Sul a indenizar uma aluna que foi ofendida por uma professora.

GM abriu um processo seletivo para a fábrica de Gravataí. A empresa quer captar profissionais para a vaga de operador de produção.

Importante ativista da causa LGBTQI+, Alexandre Boer morreu aos 58 anos. Internado no Hospital São Lucas, ele foi vitimado por uma encefalopatia.

RS reporta mais 155 óbitos e 6,5 mil casos de coronavírus em 24 horas

Assembleia Legislativa aprova criação de oito Promotorias de Justiça contra violência doméstica

Sorteio define Vitória, algoz do Inter, como próximo adversário do Grêmio na Copa do Brasil

Carro invade farmácia e deixa ao menos seis pessoas feridas em Novo Hamburgo

Caminhoneiro morre em acidente de trânsito na BR 116, em Barra do Ribeiro

Programa de Aparelhamento da Segurança Pública arrecada mais de R$ 35 milhões

Família é presa por crueldade contra portadora de necessidades especiais em Esteio

Suspeito de feminicídio ocorrido em Viamão é encontrado morto em Porto Alegre

Oito pessoas são presas em operação contra quadrilha que falsifica, transporta e comercializa agrotóxicos

MP investiga agente penitenciário que negociava e fornecia celulares para detentas em Guaíba

Covid-19: Estação Mercado, da Trensurb, terá controle sanitário

Mais de 85% dos brasileiros pretendem tomar vacina, aponta pesquisa. Em reunião de colegiado, presidente da Anvisa apela à população que tome segunda dose da vacina

  • – –

Informe produzido pela redação de Sortimentos.com com informações do Matinal JornalismoBrasil 61 e assessorias de imprensa. Opinião e intervenções por Fábio Juchen

Sortimento Giro de Notícias por Fábio Juchen
Sortimento Giro de Notícias Rio Grande do Sul por Fábio Juchen
  • – –

Rio Grande do Sul Entretenimento Feiras e Eventos

Ocorreu um erro. A causa provável é o feed estar offline. Tente mais tarde.