Coronavírus no Brasil e as principais notícias do país no domingo (12.07.20)
CORONAVÍRUS NO BRASIL
O Brasil registra 631 mortes causadas pelo coronavírus em 24 horas. Segundo balanço do Ministério da Saúde foram registrados 24.831 casos de ontem para hoje. Já são 1.123.204 pessoas recuperadas da doença, o que equivale a 60% dos infectados.
O país registra 1.864.681 casos confirmados e 72.100 óbitos causados pela Covid-19.
MULTADOS
Fim de semana tem grande movimentação em bares e restaurantes de São Paulo e do Rio de Janeiro. E nas praias cariocas, diversos banhistas foram multados por desrespeitarem as regras da quarentena e ficar na faixa de areia.
EDUCAÇÃO
Milton Ribeiro, o novo ministro da Educação, afirmou, em 2018, que as universidades incentivam sexo “totalmente sem limites” por meio do pensamento existencialista. “O mundo foi perdendo a referência do que é certo e do que é errado”, afirmou.
CASO DE POLÍCIA
Em abordagem, policial de SP pisa em pescoço de mulher rendida no chão. Vítima é uma comerciante negra, de 51 anos. Após a abordagem, ela foi levada ao hospital, com ferimentos no rosto e a perna quebrada.
João Doria: Os policiais militares que agrediram uma mulher em Parelheiros, na Capital de SP, já foram afastados e responderão a inquérito. As cenas exibidas no Fantástico causam repulsa. Inaceitável a conduta de violência desnecessária de alguns policiais. Não honram a qualidade da PM de SP.
VIOLÊNCIA DOMÉSTICA
Casos de violência doméstica se agravaram durante a pandemia. No Rio de Janeiro, uma lei aprovada nesta semana permitirá que vítimas se hospedem em hotéis com diárias pagas pelo governo.
“30% das mulheres que sofrem violência doméstica dependem economicamente de seus parceiros. Há necessidade de abertura de portas para elas no mercado de trabalho para que tenham mais possibilidades de escolha”, afirma a promotora de Justiça Gabriela Manssur.
MEIO AMBIENTE
O desmatamento na Amazônia Legal cresceu pelo 14º mês consecutivo em junho, mostraram números preliminares do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), aumentando a pressão sobre o governo do presidente Jair Bolsonaro em um momento em que investidores e empresários passaram a cobrar do presidente uma ação mais efetiva contra a destruição da floresta.
De acordo com os dados do Deter, programa de satélite usado para acompanhar em tempo real o desmatamento, a derrubada da floresta aumentou 10,7% em junho, comparado com o mesmo mês do ano passado. Nos primeiros seis meses do ano, a área devastada cresceu 25%, chegando a 3.066 quilômetros quadrados, mostram os dados do Inpe.
COMBUSTÍVEL ADULTERADO
As três distribuidoras de gasolina de aviação no Brasil decidiram no domingo suspender a venda do combustível. As empresas BR, Shell e Airbp informaram, por meio de notas, que a medida é preventiva.
Segundo análises feitas no centro de pesquisas da estatal, foi encontrado um teor de compostos aromáticos diferente dos lotes até então importados.
A Associação Nacional dos Pilotos e Donos de Aeronaves encaminhou uma denúncia ao Ministério Público Federal pedindo para que o órgão investigue o caso. O problema não afeta a aviação comercial, já que grandes aeronaves utilizam o querosene para voar.
FUTEBOL
:: Fluminense 1 x 2 Flamengo.
Pedro *Fla 28′ 1T + Evanilson *Flu 15′ 2T + Michael *Flash 28′ 2T
BOLSONARO’$
Secretário do deputado Helio Lopes e tido como integrante do “gabinete do ódio”, Guilherme Julian foi responsável por alavancar campanha digital bolsonarista no Ceará.
INTERNACIONAL
Japão: O número de mortos após uma semana de fortes chuvas no Japão sobe para 70. Muitos ainda seguem desparecidos. Chuvas em boa parte do Japão retornam esta semana, com forte intensidade.
Argentina : país ultrapassa os 100 mil casos da Covid-19
EUA : Pelo menos 11 marinheiros ficaram feridos após a explosão em um navio na base naval de San Diego, na Califórnia.
Irã : Relatório de entidade aérea iraniana diz que ajuste equivocado do sistema de radar levou à identificação da aeronave ucraniana como ameaça e ao disparo de dois mísseis para derrubá-la. Queda matou 176 pessoas a bordo em janeiro.
Alemanha : “Cerca de 400 profissionais do sexo de todo país fazem protesto em Hamburgo pedindo reabertura dos estabelecimentos, que estão mais de três meses fechados. Entidade de classe diz que locais podem adotar medidas de segurança”.