Coronavírus no Brasil e no Mundo : notícias de segunda-feira (13.07.20)

Coronavirus no Brasil

Coronavírus no Brasil e no Mundo : notícias de segunda-feira (13.07.20)

O Brasil registrou na segunda-feira (13.07.20) 20.286 novos casos de coronavírus e 733 mortes, conforme dados do boletim do Ministério da Saúde. O país chega a um total de 1.884.967 infectados e 72.833 óbitos.

Os números divulgados às segundas-feiras costumam ser mais baixos que o habitual, já que muitas secretarias deixam de notificar o ministério ao longo do final de semana.

O Estado de São Paulo lidera com 374.607 casos e 17.907 óbitos, seguido do Ceará (137.206 e 6.947 mortes). Rio de Janeiro vem em terceiro no número de infectados (132.044) e em segundo no de mortes (11.474).

O registro de mortes por doenças respiratórias entre aqueles que se declaram pretos e pardos cresceu mais de 70% durante os meses de pandemia, se comparado ao mesmo período do ano anterior.

Os dados são do Portal da Transparência, divulgados na segunda-feira, com base em registros de óbitos feitos nos cartórios do país.

Os números são de mortes ocorridas entre 16 de março e 30 de junho de 2020, e mostram que os registros de mortes por doenças respiratórias cresceram 34,5% no período.

As mortes por causas naturais entre aqueles declarados pretos e pardos cresceu mais de 30%. Os índices são superiores aos registrados entre todas as outras raças.

GIRO NEWS CORONAVIÍRUS NO BRASIL

Parques e academias de São Paulo reabrem com restrições. O governo de SP anuncia a retomada das aulas práticas no ensino superior em cidades que estiverem por 14 dias na fase 3. Será permitida a presença de 35% dos alunos, sendo que a prioridade é para cursos da área da Saúde e estudantes próximos da formação. As aulas teóricas continuam online.

Situação do Coronavírus em Porto Alegre em 13/7. Atualização
:: 4.826 casos confirmados
:: 7.761 casos suspeitos
:: 17.992 casos negativos
:: 2.573 recuperados
:: 174 óbitos
:: 225 pacientes confirmados em UTI
:: 41 pacientes suspeitos em UTI

Comércio de Canoas pode funcionar com pague e leve e drive thru a partir de terça (14.07.20)

CORONAVÍRUS NO MUNDO

Os casos de Covid-19 nas últimas 24 horas voltaram a bater recorde na segunda-feira. Foram 230 mil em um único dia, elevando para 12,7 milhões o total de contágios confirmados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) desde o início da pandemia.

566.355 pessoas já morreram por causa da Covid-19. O número de óbitos diários não tem aumentado nos últimos dois meses, mantendo-se estável por volta de 5 mil / dia.
 
Entre 13 e 26 de agosto, Bogotá, na Colômbia, volta a uma quarentena restrita, com apenas serviços essenciais autorizados a funcionar. A decisão foi tomada na sexta-feira (10.07.20) pela prefeita Claudia López, com a anuência do presidente Iván Duque.

A Colômbia adotou medidas de distanciamento social desde 25 de março e estendeu até 1º de agosto, mas, desde o fim de junho, havia começado uma reativação da economia na capital do país.

Entre 20h e 5h, ninguém pode sair às ruas e o aeroporto internacional de El Dorado, principal do país, continuará fechado, operando apenas voos especiais até o começo de agosto.

Em segunda onda, Coreia do Sul tem recorde de casos importados.

Após 4 meses, Nova York registra primeiro dia sem mortes pelo coronavírus.

Marrocos isola cidade de Tânger devido a focos de Covid-19 que tem um milhão de habitantes

Moscou deu um novo passo na reativação da economia nesta segunda-feira, com a reabertura das atrações em parques e de centros culturais, além de não obrigar mais o uso de máscaras.

O prefeito da capital russa, Sergey Sobyanin, informou em seu blog que a partir de segunda-feira “todas as limitações ao trabalho de atrações, parques, centros culturais e organizações recreativas estão suspensas.

A Bolívia anuncia que, por causa da pandemia, não irá reprovar estudantes em 2020. A regra vale desde a pré-escola até o ensino médio. No país, os professores têm pressionado para a retomada das aulas presenciais; atualmente, está em vigor um modelo de ensino à distância. O governo afirma que pode encerrar o ano letivo mais cedo se os protestos persistirem.

EXTRA

Autoridades do condado de Ventura, no estado da Califórnia (EUA) anunciaram nesta segunda-feira a morte de #NayaRivera, após o corpo da atriz ser encontrado no lago onde ela havia desaparecido na última quarta quando fazia um passeio de barco com o filho