Banco Central do Brasil determina que bancos ajustem horários de atendimento ao público nas agências
BCB adota medida para garantir a prestação de serviços essenciais à sociedade pelos bancos
Com o objetivo de assegurar a saúde da sociedade decorrente da COVID-19 e ao mesmo tempo garantir a prestação de serviços essenciais, o BCB determinou que os bancos ajustem seus horários de atendimento ao público nas agências.
O BCB recomenda fortemente que os clientes de produtos e serviços bancários utilizem preferencialmente os diferentes canais digitais disponíveis, como internet banking e aplicativos para smartfones e, se necessário, recorram aos caixas eletrônicos.
Não sendo possível realizar suas transações por meio dos canais digitais, a sociedade poderá recorrer às agências bancárias para realizar suas transações essenciais, como saque de dinheiro, pagamento de contas ou transferência de recursos. O BCB, em conjunto com as instituições financeiras, está trabalhando em planos de contingência para facilitar que todos os serviços essenciais sejam prestados à sociedade.
Os bancos deverão informar seus clientes quanto aos novos horários de funcionamento das suas agências, bem como outras medidas emergenciais destinadas a evitar aglomerações de pessoas, mas sempre assegurando a prestação de serviços essenciais.