COVID-19 : taxa de ocupação de leitos de UTI preocupa e CMB faz alerta

Covid-19 - Novo Coronavirus no Brasil - Sortimentos.com Notícias da Pandemia
Covid-19 - Novo Coronavirus no Brasil - Sortimentos.com Notícias da Pandemia
Covid-19 – Coronavirus no Brasil – Sortimentos.com Notícias da Pandemia

Sortimentos.com Notícias Coronavírus no Brasil

COVID -19: taxa de ocupação de leitos de UTI preocupa e CMB faz alerta

Confederação de hospitais filantrópicos ressalta a necessidade de habilitação de novos leitos

A CMB (Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas) alerta que a ocupação dos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) para atendimento aos pacientes graves da Covid-19 está crescendo. Em muitos estados brasileiros, a taxa de ocupação nas Santas Casas e hospitais filantrópicos de alguns municípios está acima de 80%:

– São Paulo: Taxa de ocupação de leitos de UTI para a Covid-19 no estado é de 89%, sendo 52% em hospitais filantrópicos. As Santas Casas de Ourinhos e Araraquara já atingiram 100% de ocupação.  Capital, São Bernardo do Campo, Campinas e Sorocaba estão com ocupação de mais de 80%. Em algumas regiões do interior, o índice está entre 60% e 70%.

– Rio de Janeiro: taxa de ocupação de leitos de UTI está em 73% e em 60% nas enfermarias. Ontem (9/12), havia 480 pacientes suspeitos ou confirmados com Covid-19 aguardando na fila para transferência, sendo 253 para UTI.

– Minas Gerais: 65,1% de ocupação.  No Complexo Hospitalar São Francisco, entidade filantrópica, 80% dos leitos Covid estão ocupados.

– Espírito Santo: 85,9% de ocupação nos leitos de UTI e 76,8% nos leitos de enfermaria.

– Paraná: instituições filantrópicas relatam dificuldades em abrir novos leitos por falta de profissionais, estando no “limite dos limites”.

– Santa Catarina: ocupação acima de 80%.

– Rio Grande do Sul: 84,6% de taxa de ocupação em leitos de UTI Adulto; 78,8% em leitos SUS e 100,1% em leitos privados.

– Mato Grosso: Estão com 100% de ocupação os hospitais: Hospital Regional de Sorriso e Santa Casa de Rondonópolis; com 80% o Hospital Regional Irmã Elza Giovanella; com 75% o Hospital Regional Hilda Strenger Ribeiro; com 70% o Hospital Municipal Coração de Jesus; e com 60% o Hospital Municipal de Juína Dr.Hideo Sakuno.

– Mato Grosso do Sul: 91% de ocupação nos leitos SUS de UTI Adulto para Covid e 60% em leitos clínicos.

– Pernambuco: de acordo com dados atualizados na quarta-feira (9/12), a taxa média de ocupação de leitos de UTI para a Covid-19 era de 77%. Havia pacientes em 86% das UTI’s e em 68% das enfermarias.

– Pará e Amapá: Estados que estão em amarelo, na sinalização de casos, no entanto, a perspectiva de internações para janeiro é de extrema preocupação. Nas capitais, no momento, a situação é de estabilidade, mas já há aumento significativo e preocupante de casos no interior.

– Piauí: No Hospital São Marcos, índice atingiu 100%. Em outras instituições, há registros de 80% de ocupação de apartamentos para tratamento da Covid-19.

Habilitação de leitos para ampliação

A CMB ressalta que as instituições filantrópicas estão à disposição do Ministério da Saúde para a ampliação de leitos para o tratamento da Covid-19 e, para isso, aguardam a habilitação de novos leitos de UTI que possam receber os pacientes.