Sortimentos Rio Grande do Sul Notícias (11.12)
Previsão do tempo: Sexta-feira (11.12) vai ser quente, com os termômetros marcando até 36°C na Capital gaúcha.
Associação fundada por CC da Secretaria da Cultura vence edital para promover POA Em Cena 2021
Uma entidade privada registrada em cartório no mesmo endereço físico de um edifício público será a gestora do Porto Alegre em Cena 2021, um dos mais tradicionais eventos culturais da cidade. Não há nenhum contrato entre a prefeitura e a instituição que autorize o uso do Solar Paraíso, um edifício colonial de 1820 restaurado pelo município e sede administrativa do evento. Mas é lá que a Associação Porto Alegre Em Cena funciona, com equipe que mistura servidores públicos com prestadores de serviço. A entidade foi selecionada no último dia 25 de novembro para fazer o projeto do 28º POA em Cena.
Um de seus fundadores é Fernando Zugno, atual diretor do festival e coordenador de Artes Cênicas da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), um cargo comissionado indicado pelo secretário Luciano Alabarse. Antes que a Associação Porto Alegre Em Cena se apresentasse para concorrer ao edital, Zugno pediu desligamento da entidade privada. “Se eu estou dentro, a associação não pode ser proponente porque eu sou funcionário público”, admite.
A reportagem produzida pelo Matinal Jornalismo em parceria com o Nonada aponta elementos no caso que rompem com os princípios básicos da administração pública, como impessoalidade, moralidade e igualdade.
Famurs apoia majoração do ICMS, mas governo ainda busca votos
O projeto que prevê a manutenção da majoração do ICMS, além das alterações no IPVA e ITCD, foi tema de discussões ao longo da quinta-feira na Assembleia – o projeto deve ir à votação na terça (15.12). Na quinta (10.12), coube ao secretário estadual da Fazenda, Marco Aurelio Cardoso, fazer a defesa dos projetos. O texto já recebeu apoio da Famurs, mas ainda não tem maioria entre os deputados – e ainda enfrenta oposição de entidades como a Federasul.
As articulações por parte do governo em relação à proposta seguirão até o dia da votação, que deve ocorrer na próxima terça-feira, uma vez que o Piratini ainda enfrenta forte resistência, inclusive por parte de integrantes da base aliada. Caso não seja aprovada, a estimativa é de que a arrecadação estadual tenha uma queda de cerca de 2,8 bilhões de reais por ano.
No RS, Bolsonaro fala em “finalzinho de pandemia”
A nova ponte do Guaíba foi inaugurada ontem com a presença de diversas autoridades, entre elas o governador Eduardo Leite (PSDB) e o presidente Jair Bolsonaro. Antes da cerimônia, dos discursos e da liberação da rodovia, um protesto de moradores da região foi realizado. Cerca de 500 famílias terão de sair das vilas Areia e Tio Zeca para que a estrutura seja concluída. Os cartazes exibidos pelos manifestantes pediam uma audiência judicial para definir as indenizações. As pessoas cujos imóveis serão desapropriados terão outra residência comprada pelo governo federal.
Em seu discurso, além de projetar a conclusão de outras obras, Bolsonaro afirmou que o Brasil vive “o finalzinho de uma pandemia”, mesmo com a alta de casos e internações no Brasil e no Rio Grande do Sul. Vinte e duas das 27 unidades da federação registraram aumento de mortes pelo novo coronavírus.
Horas após o fim do evento, durante a tarde de quinta-feira, o trânsito na nova ponte do Guaíba foi liberado no sentido Norte-Sul. A nova via, de 2,9 quilômetros de extensão, liga a BR-290 à BR-116. A estrutura irá desafogar o trânsito da região Metropolitana e auxiliará o acesso à Metade Sul do Estado. No RS, Bolsonaro também entregou novo trecho duplicado da BR-116, em Barra do Ribeiro.
Candidatos eleitos receberam irregularmente o auxílio emergencial
O Grupo de Investigação da RBS identificou que políticos gaúchos com patrimônio entre 300 mil e 4 milhões sacaram o auxílio emergencial de forma indevida. Desses, pelo menos 83 foram eleitos em 2020 sem se enquadrar nas regras para receber o benefício. Em todo o Brasil, o Tribunal de Contas da União (TCU) informou que mais de 10 mil candidatos se beneficiaram irregularmente.
Municípios gaúchos sinalizam intenção de compra da Coronavac
Em meio a um recorde de surtos da Covid-19 no Estado, entidades que representam municípios gaúchos assinaram protocolo de intenções com o Instituto Butantan para comprar a Coronavac, que começou a ser produzida ontem, em São Paulo. A Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal) e a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) firmaram o acordo na capital paulista.
Além das altas taxas de ocupação dos leitos de UTI, o Estado enfrenta a dificuldade de contratar profissionais de saúde habilitados, enquanto os que já estão na linha de frente encontram-se esgotados e cada vez mais doentes.
Na quarta-feira, o RS era o segundo Estado com maior número de casos confirmados de coronavírus entre os profissionais da enfermagem. Até 2 de outubro, 10 profissionais morreram por conta da Covid-19. Menos de dois meses depois, em 28 de novembro, o total de mortes chegava a 15, segundo dados do Observatório da Enfermagem.
Vacina contra a Covid-19 será distribuída pela Azul Linhas Aéreas
O Ministério da Saúde anunciou uma parceria com a Azul Linhas Aéreas para distribuição da vacina contra a Covid-19 em todo o país. Com o acordo entre as partes, o governo federal espera garantir celeridade e segurança ao processo logístico de imunização da população.
A Azul informou que colocará à disposição do governo toda sua capacidade de distribuição. A companhia já trabalha em conjunto com o Executivo em outras ações, como a Operação Acolhida, que visa a interiorização de imigrantes venezuelanos que chegam ao Brasil pelo estado de Roraima.
Ministro da Saúde afirma que todas as vacinas contra a Covid-19 aprovadas pela Anvisa vão poder ser adquiridas
No plano de vacinação contra a Covid-19, divulgado pelo governo federal há quatro fases previstas. Na primeira, serão imunizados trabalhadores da saúde, idosos acima de 75 anos e população indígena. Na segunda etapa, está prevista a vacinação de pessoas entre 60 e 74 anos. A terceira fase prevê imunização de pessoas com comorbidades e, por fim, professores, trabalhadores das forças de segurança e funcionários do sistema prisional na quarta fase. Fonte: Brasil 61
Rio Grande do Sul Flash News
:: Por decisão judicial, a Prefeitura desautorizou eventos em espaços fechados, o que ocasionou a suspensão da agenda no Araújo Vianna.
:: Ministro do STF Edson Fachin determinou que o presidente Jair Bolsonaro siga a lista tríplice das universidades na escolha dos reitores.
:: Novo sistema para avaliar a educação de Porto Alegre foi aprovado pela Câmara de Vereadores. O projeto de lei, proposto pela Prefeitura, teve 19 votos a favor e 13 contra.
:: TCE autorizou a licitação para coleta de resíduos sólidos na Capital. Anteriormente, o certame havia sido suspenso porque o edital tinha cláusulas que poderiam restringir a competitividade.
:: Cidade de Porto Alegre terá um novo inventário de Gases do Efeito Estufa. O relatório ganhará nova versão, que irá subsidiar o monitoramento das principais fontes emissoras de poluição.
:: Entra em operação novo trecho de faixa exclusiva para ônibus na Capital gaúcha, entre a Plínio Brasil Milano, entre o viaduto Obirici e a Terceira Perimetral.
:: Familiares de detentos realizaram manifestação pela reabertura de visitas nos presídios do RS, que são vetadas em regiões que estão na bandeira vermelha.
:: União Brasileira de Vitivinicultura busca solucionar um problema notado com a alta demanda de vinho durante a pandemia: a falta de garrafas de vidro. Para isso, a entidade procura investimentos para trazer ao RS uma fábrica de envases.
Sortimento Giro de Notícias Rio Grande do Sul
Produzido pela redação de Sortimentos.com com informações do Matinal Jornalismo, assessorias de imprensa e intervenções de Fábio Juchen.
ESPECIAL FIM DE ANO SORTIMENTOS.COM
Eventos programados e cancelados, dicas de moda, beleza, turismo, comportamento, decoração, gastronomia e bebidas. Confira no Especial Festas de Final de Ano de Sortimentos.com