Giro de Notícias: Coronavírus, liberdade à Queiroz, pesquisa Bolsonaro, Beirute pós explosão e depoimento de Matheus

Sortimento News – Sortimento Giro de Notícias
Sortimento News – Sortimento Giro de Notícias
Sortimento News – Sortimento Giro de Notícias

Giro de Notícias:

Coronavírus, liberdade à Queiroz, pesquisa Bolsonaro, Beirute pós explosão, notificação de bares e restauantes em São Paulo e depoimento de Matheus

O Ministério da Saúde registra 703 mortes por coronavírus ao longo das últimas 24 horas. Com esses números, o País tem agora 101.752 vítimas desde o início da pandemia. Em relação aos casos, foram 22.048 novos contaminados entre domingo (09) e segunda-feira (10). Ao todo, o governo federal contabiliza 3.057.470 infectados, com 2.163.812 recuperados.

Parceria de universidades do Rio desenvolve máscara capaz de neutralizar o coronavírus. O material é composto por uma malha hidrofóbica de algodão, que evita a entrada de micropartículas de água contaminadas pelo vírus.

Inauguração de unidade de apoio amplia capacidade de testagem da Fiocruz. O espaço tem potencial para processar diariamente até 15 mil testes moleculares para detecção da doença.

Em discurso na Fiocruz, ministro da Saúde comenta marca de 100 mil mortos por Covid-19. Eduardo Pazuello afirmou que o número de vítimas não faz diferença, mas sim as vidas perdidas.

Alerj vai repassar R$ 40 milhões para reforma do Museu Nacional e combate à Covid-19. As doações foram aprovadas pelos deputados na semana passada e sancionadas pelo governador Wilson Witzel na segunda-feira (10).

Para evitar aglomeração, praias do Rio vão receber demarcações na areia. A ideia da Prefeitura do Rio é autorizar a permanência dos banhistas depois do banho de mar.

Mais de 97 mil crianças tiveram Covid-19 nos Estados Unidos nas duas últimas semanas de julho. Os dados são de um estudo da Academia Americana de Pediatria e da Associação de Hospitais Infantis. Neste período, as escolas ainda estavam fechadas. Os estudos presenciais foram retomados em agosto em alguns estados norte-americanos, mas a maioria ainda mantém aulas online ou um sistema híbrido.


QUEIROZ
Os advogados de Fabrício Queiroz entram com recurso no Supremo Tribunal Federal solicitando a liberdade irrestrita ao ex-assessor do senador Flavio Bolsonaro. Fabrício Queiroz é apontado pelo Ministério Público como o operador financeiro do esquema das rachadinhas no gabinete do então deputado estadual Flávio Bolsonaro na Assembleia Legislativa do Rio. O pedido de soltura protocolado no Supremo será analisado pelo ministro Gilmar Mendes.

NOTIFICAÇÃO
A prefeitura de São Paulo interditou 75 bares e restaurantes no último fim de semana. Entre as infrações flagradas pelas equipes da Secretaria Municipal das Subprefeituras estão o desrespeito ao horário de funcionamento e a colocação de mesa na calçada. Desde o início da pandemia, 960 estabelecimentos já foram interditados por descumprir as regras da quarentena para o setor.
O valor da multa é de R$ 9.231,65, aplicada a cada 250 metros quadrados.

MATHEUS SP
O entregador Matheus Pires Barbosa prestou depoimento à Polícia Civil, em São Paulo, na denúncia de racismo contra o morador de um condomínio de luxo em Valinhos, no interior paulista. O motociclista foi humilhado e ofendido pelo contabilista Mateus de Almeida Prado – que aparece em um vídeo divulgado nas redes sociais – no fim do mês passado. De acordo com moradores e o próprio motoboy, o agressor – que teria esquizofrenia, segundo a família – já havia arrumado confusão em outras ocasiões.

PESQUISA
A nova pesquisa Poder Data aponta um empate técnico quando a pergunta é se os brasileiros acreditam que o presidente Jair Bolsonaro deveria continuar no cargo. Segundo o levantamento, 48% dos entrevistados acham que ele não deveria continuar, enquanto 47% disseram que sim.

5% não souberam responder. No levantamento anterior, feito de 20 e 22 de julho, 49% responderam que ele não deveria continuar e 43% avaliaram que sim.

A pesquisa “PoderData” ouviu 2.500 brasileiros, por telefone, entre 3 e 5 de agosto, em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. A margem de erro é de dois pontos porcentuais.

BEIRUTE
Para participar de missão no Líbano, Temer precisará de autorização da Justiça. O ex-presidente foi convidado por Jair Bolsonaro para liderar missão brasileira em Beirute.

O primeiro-ministro do Líbano, Hassan Diab, renuncia ao cargo depois de sofrer pressão popular em meio às consequências de uma megaexplosão na cidade de Beirute.

Pouco antes de anunciar a renúncia, o primeiro-ministro do Líbano, Hassan Diab, afirmou que a explosão no porto de Beirute foi resultado de corrupção endêmica no governo.

O presidente Michel Aoun aceitou o pedido de demissão mas pediu que Diab seguisse trabalhando de maneira interina até a formação de um novo governo. Além do premiê, outras três ministros deixaram os cargos, após protestos da população na semana passada.

Ao todo, 165 pessoas morreram na explosão, 6 mil ficaram feridas e outras 300 mil estão desabrigadas.

Após conferência de emergência liderada pelo governo da França, a comunidade internacional prometeu doar quase 253 milhões de euros em ajuda ao Líbano. Os recursos não estão condicionados a reformas políticas ou institucionais no país do Oriente Médio.

Após conferência de emergência liderada pelo governo da França, a comunidade internacional prometeu doar quase 253 milhões de euros em ajuda ao Líbano. Os recursos não estão condicionados a reformas políticas ou institucionais no país do Oriente Médio.

FUTEBOL
Jorge Jesus nega que tenha pedido contratação de jogadores do Flamengo ao Benfica. O técnico do clube português desmentiu os rumores surgidos após sua saída do Rubro-Negro.