Sortimento Giro de Notícias:
Coronavírus no Brasil, Eduardo Pazuello, Wilson Witzel, Luiz Fuchs, Neymar, Jô, desoneração da folha de pagamento e vida em Vênus
Após quase quatro meses como interino no Ministério da Saúde, Eduardo Pazuello será efetivado no cargo de ministro. A posse deve ocorrer na tarde de quarta-feira, no Palácio do Planalto. Na ocasião, Bolsonaro afirmou que Pazuello ficaria “por muito tempo” no comando do Ministério.
O Ministério da Saúde contabiliza 381 novas mortes causadas pela covid-19 nas últimas 24 horas. No mesmo período, foram 15.115 novos casos da doença. Desde o começo da pandemia, são 132.006 óbitos e 4.345.610 infectados pelo coronavírus no País. Mais de 3,6 milhões de pacientes já estão recuperados.
O Ministério Público Federal oferece ao Superior Tribunal de Justiça uma nova denúncia contra o governador afastado do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC), pelo crime de organização criminosa. De acordo com o MPF, o grupo atuou nos mesmos moldes existentes durante os governos de Sérgio Cabral (MDB) e Luiz Fernando Pezão (MDB). O grupo teria iniciado as atividades ainda em 2017, com a cooptação de Witzel para concorrer ao governo, que recebeu, ainda quando era juiz federal, quase R$ 1 milhão.
O veto do presidente Jair Bolsonaro à prorrogação da desoneração da folha de pagamento de empresas de 17 setores da economia poderá ser derrubado pelo Congresso Nacional. A sessão deliberativa, no entanto, poderá ser adiada mais uma vez em função das eleições de novembro.
O presidente do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux, está com coronavírus. Fux buscou serviço médico depois de ter febre. A suspeita é de que ele tenha contraído a covid-19 depois de uma confraternização familiar no último sábado. O ministro passa bem.
O Paris Saint-Germain divulga uma nota oficial de apoio a Neymar, um dia após o craque acusar o zagueiro Álvaro González de racismo durante a partida do último domingo contra o Olympique de Marselha. O clube cobrou que a Liga Francesa investigue a denúncia feita ainda em campo.
O atacante Jô, do Corinthians, é punido pelo STJD com duas partidas de suspensão. Ele foi julgado por ter dado um soco no zagueiro Diego Costa, do São Paulo, durante o clássico envolvendo os dois times.
A Real Sociedade Astronômica, sediada no Reino Unido, anuncia que foram encontradas evidências que podem indicar a presença de vida em Vênus. De acordo com a entidade, cientistas comprovaram a existência de gás Fosfina na atmosfera do planeta. Aqui na Terra, o composto é produzido por micróbios que vivem em áreas com oxigênio, o que indica a possibilidade de que as nuvens de Vênus podem ter sustentado ou ainda sustentar vida.