Giro de Notícias Brasil : segunda-feira, 9 de agosto de 2021

Sortimentos.com Giro de Notícias Brasil : segunda-feira, 9 de agosto de 2021

Com pandemia, 44% das crianças e dos adolescentes se sentiram mais tristes

Uma pesquisa feita pela Fundação Lemann em parceria com o Instituto Natura mostrou que 94% das crianças e dos adolescentes tiveram alguma mudança de comportamento durante a pandemia. Segundo os pais e os responsáveis, 56% ganharam peso, 44% se sentiram tristes, 38% ficaram com mais medo e 34% perderam o interesse pela escola.

A pesquisa “Onde e como estão as crianças e adolescentes enquanto as escolas estão fechadas?” indicou que, entre os que ficam sozinhos em casa, são mais altos os índices dos que passaram a dormir mais, ficaram mais quietos ou têm mais dificuldades para dormir.

Entre as crianças e adolescentes entrevistados, 75% disseram que sentem falta das aulas presenciais ou de algum professor e 60% sentem falta do convívio social e dos amigos. Aqueles que acreditam que terão o futuro prejudicado devido à pandemia são 66%. Pelo menos 40% sonhavam com profissões antes da pandemia e agora esse percentual é de 37%. Para 17%, o principal sonho agora é o de que a pandemia acabe.

Olimpíadas

Com a entrega da última medalha de ouro e a cerimônia de encerramento, as Olimpíadas de Tóquio foram oficialmente concluídas no domingo (08.08). O Brasil fechou sua participação com o desempenho de maior sucesso do país na história dos Jogos: foram 7 medalhas de ouro – mesma marca obtida na Rio-2016 –, 6 pratas e 8 bronzes, o maior número total de medalhas, o que rendeu a 12ª posição no quadro geral.

Com recorde de medalhas, o país ocupou o 12º lugar no quadro geral. Além das mulheres, decisivas na participação brasileira em Tóquio, os ouros conquistados no Japão se destacam – e diferenciam – das medalhas de edições anteriores dos Jogos pela origem dos atletas brasileiros que os conquistaram. Considerando apenas os esportes individuais, 4 das 5 medalhas douradas do país foram obtidas por atletas do Nordeste: o surfista Ítalo Ferreira, do Rio Grande do Norte; Ana Marcela Cunha, Isaquias Queiroz e Hebert Conceição, da Bahia.

Mudanças climáticas

Frio recorde no Brasil — e uma estiagem que já ameaça o fornecimento de energia elétrica. Inundações históricas em regiões da Europa. Incêndios florestais nos Estados Unidos. Onda de calor sem precedentes no Canadá. O relatório divulgado nesta segunda-feira pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês) é alarmante e traz o embasamento científico para os problemas ambientais cujos sintomas têm sido vistos, com cada vez mais recorrência, na prática: por conta da atividade humana, o mundo está a um passo de entrar em um colapso climático. A temperatura média do planeta subiu 1,1 grau desde a segunda metade do século 19 e, no melhor dos cenários, deve alcançar 1,5 grau de aquecimento nas próximas duas décadas, diz o relatório.

CPI da Pandemia

A CPI da Pandemia deve continuar com foco na investigação sobre as suspeitas de propina envolvendo intermediárias de vacinas e o Ministério da Saúde, mas irá voltar a apurar informações sobre a compra de medicamentos sem eficácia no tratamento contra a Covid-19. É o que indicam os convocados para prestar depoimento à Comissão nesta semana, a segunda após retorno do recesso parlamentar. Em entrevista à CNN no domingo, o presidente da Comissão, senador Omar Aziz (PSD-AM), afirmou que esta será a última semana com uma oitiva sobre o caso envolvendo vacinas que a Davati Medical Supply queria vender para a Saúde.

Imposto de Renda

O Brasil paga muito imposto? Depende do ponto de vista. Na renda, o Brasil está em muitos casos entre os líderes do imposto baixo. É o caso do imposto de renda (IR), tributo descontado diretamente do salário dos trabalhadores. Como em todo o resto do mundo, o IR no Brasil é progressivo, ou seja, é dividido por faixas de rendimentos e com uma alíquota que fica maior conforme crescem também os ganhos. Mas, no Brasil, ele é menos progressivo. O país tem menos faixas que boa parte dos demais e a alíquota máxima – aquela aplicada sobre os mais ricos da tabela e que aqui é de 27,5% – não só é mais baixa do que a de boa parte dos países de perfil parecido e também dos mais desenvolvidos, como é aplicada sobre quem tem bem menos dinheiro.

Covid-19

A taxa de transmissão da Covid-19 voltou a crescer no Brasil. Segundo pesquisas recentes, as altas nos índices foram registradas em quase todas as regiões do país, com exceção do Nordeste. A região que mais preocupa as autoridades é o Centro-Oeste, que registrou uma taxa de 1,11. Quando uma localidade está acima de 1 ponto, isso quer dizer que há uma aceleração de novos casos de coronavírus. Os dados são analisados pela plataforma Info Tracker, desenvolvida pela USP e UNESP. Especialistas avaliam que a queda na taxa nacional foi um reflexo do avanço da vacinação contra a Covid-19 e das medidas restritivas que ainda eram adotadas em estados e municípios. Já o atual aumento no número de casos pode ser justificado pelas flexibilizações.

Flash News Brasil

Calendário
Cidade de São Paulo vacina adultos de 24 a 21 anos nesta semana; veja datas

Boletim : Glória Menezes e Tarcísio Meira têm melhora em quadro de Covid-19

94% é o percentual de crianças e adolescentes no Brasil que afirmam sentir alguma mudança de comportamento causada pela pandemia da Covid-19, segundo pesquisa realizada pela fundação Lemann em parceria com o Instituto Natura.

“Mundo está à beira da catástrofe climática”. A falta de ação agora sobre a mudança climática resultará em consequências “catastróficas” para o mundo, advertiu o líder das próximas negociações climáticas das Nações Unidas. “Não acho que haja outra palavra para isso”, disse Alok Sharma, ministro britânico encarregado da 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP26), alertando que as negociações anuais, que ocorrerão em Glasgow, na Escócia, estaria entre as últimas chances de limitar o aquecimento global e salvar vidas.

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, disse à CNN que negocia com o Brasil um acordo bilateral sobre a circulação de pessoas entre os dois países e que, em novembro ou dezembro, espera que a situação avance.

Sortimentos.com Giro de Notícias Brasil : publicação com informações selecionadas da CNN BrasilBrasil 61 e assessorias de imprensa por Fábio Juchen / editor dos sites da Sortimentos Comunicação e Participações.

Sortimento Giro de Notícias por Fábio Juchen
Sortimentos Giro de Notícias Brasil por Fábio Juchen