Giro de Notícias Rio Grande do Sul : 1º de novembro de 2023

Sortimento Noticias - sortimento.com.br

Giro de Notícias Rio Grande do Sul : 1º de novembro de 2023


Sortimento Notícias Rio Grande do Sul . Notícias Rio Grande do Sul através da newsletter do Matinal Jornalismo : Assine o Matinal e tenha acesso a matérias e reportagens exclusivas.


Previsão do tempo: Tempo nublado, com possibilidade de chuva ao longo de todo o dia. Entre 17°C e 21°C na capital. Vem chegando mais um Ciclone


Quarenta dias depois da troca da empresa que faz a coleta automatizada do lixo, prosseguem os problemas com os contêineres de Porto Alegre

A Matinal verificou a situação em 33 coletores, nos bairros Auxiliadora, Bom Fim, Centro, Cidade Baixa e Moinhos de Vento, e deparou um cenário desanimador: lixo transbordando, mau cheiro, acúmulo de detritos ao redor das lixeiras e contêineres novos já danificados, sem alças para abrir a tampa e com a alavanca para os pés fora de funcionamento.

Em 19 de setembro, a prefeitura contratou a empresa Conesul para assumir o serviço de coleta automatizada em caráter emergencial, depois de romper o contrato com a Porto Alegre Limpa, que vinha apresentando problemas similares aos de agora.

O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) afirmou que acionará a Conesul para fazer a manutenção dos equipamentos apontados pela reportagem de Gregório Mascarenhas. Mas culpou os catadores e a população pelos danos. Para a autarquia, se a população descartar nos contêineres somente rejeitos orgânicos, como indicado, e não lixo reciclável, os problemas não ocorrerão.

O contrato emergencial com a Conesul pode valer por até 180 dias. O governo municipal afirma que um novo edital, para contratação permanente, está em preparação.


Federação israelita condena Band, mas não critica fala de comentarista

Levou duas semanas, mas a Federação Israelita do Rio Grande do Sul (FIRS) finalmente se pronunciou sobre o discurso de ódio proferido durante o programa de rádio Hora Israelita, da qual era patrocinadora. A manifestação da FIRS ocorreu ontem, após insistentes pedidos para que se posicionasse e três dias depois de a Band de Porto Alegre expulsar o programa de sua grade. O caso, que teve grande repercussão na imprensa e nas redes sociais, foi revelado pela Matinal no dia 16. Na véspera, a comentarista Deborah Srour afirmou no ar que os palestinos são animais, que não existem civis inocentes em Gaza e que o exército de Israel deveria ser mortífero contra essa população. Na semana seguinte, repetiu a dose e defendeu o extermínio dos palestinos.

Na nota enviada na terça-feira (31/10/23) à Matinal, a FIRS expressou um “veemente repúdio a qualquer forma de discurso de ódio, discriminação ou incitação à violência”, mas não fez nenhuma referência ou crítica direta à comentarista. O texto da federação ainda traz informações falsas. Afirma que a Hora Israelita emitiu uma nota se desculpando e que demitiu a comentarista. Não houve nenhum pedido de desculpas por parte do programa, nem demissão da comentarista, pelo menos enquanto o programa ainda tinha contrato com a Band. Com base nessas afirmações inverídicas, a FIRS condenou a decisão da Band de cortar os laços com a Hora Israelita.


Municipalização de escolas recebe críticas na Assembleia Legislativa

Quando se defronta com dificuldades em alguma área, o governo do estado tem adotado como prática recorrer ao santo remédio da privatização. No ensino, porém, não há como transferir a responsabilidade à iniciativa privada. Mesmo assim, o Piratini encontrou uma maneira de passar o problema adiante. Quer entregar suas escolas de ensino fundamental, que atendem 400 mil alunos, às prefeituras. Essa proposta foi tema, ontem, de uma audiência pública na comissão de educação da Assembleia Legislativa. Como era de esperar, prefeitos, professores, pais, alunos e parlamentares se revelaram alarmados com o plano do governador Eduardo Leite (PSDB). A Famurs, que representa os municípios, expressou preocupações orçamentárias e não demonstrou nenhum entusiasmo em receber escolas caindo aos pedaços por falta de manutenção. Os professores temem pelo que pode lhes acontecer no futuro. Pais e alunos receiam que possa piorar a qualidade do ensino. Já o Piratini alega que, pela legislação, sua responsabilidade é só o ensino médio, e já municipalizou mais de 100 escolas nos últimos seis anos. “Mais do que municipalização, é um reordenamento da rede pública”, defendeu a secretária estadual da Educação, Raquel Teixeira. “O estado não está se desresponsabilizando, está ajudando o município a fazer uma oferta melhor”. Leite prevê ainda outras mudanças na rede estadual, como prova para a escolha de diretores.


Porto Alegre pede para municipalizar cinco escolas estaduais

Apesar dos temores e das críticas que vieram à tona na audiência realizada na Assembleia Legislativa, a prefeitura de Porto Alegre pediu para a assumir cinco escolas estaduais de ensino fundamental. A Secretaria Municipal de Educação (Smed) confirmou a solicitação, mas não quis revelar quais seriam os estabelecimentos municipalizados. A transferência de gestão, no entanto, deve acontecer ainda neste mês. Segundo a Smed, foram escolhidas escolas que não exigem investimentos significativos. No próximo ano letivo, os estudantes já estariam sob a guarda da prefeitura.


Feriado de Finados

Dia de Finados, os três cemitérios da capital terão horário especial de funcionamento. Os cemitérios Tristeza e Belém Velho estarão abertos das 8h às 17h. O cemitério São João, das 8h às 18h. Não haverá fechamento ao meio-dia.


Matinal é uma uma rede de iniciativas ancoradas em uma plataforma jornalística plural e gratuita. E a independência editorial é garantida porque a maior parte do faturamento vem do apoio financeiro de pessoas que acreditam nesse trabalho. Faça parte desse grupo de apoiadoras e apoiadores também!
Quero apoiar a Matinal


Porto Alegre Eleições 2024

  • O MDB está preocupado com o risco de inelegibilidade do vereador Pablo Melo no pleito municipal de 2024. Ele é filho do prefeito Sebastião Melo, e a legislação proíbe a candidatura de filhos do chefe do executivo na mesma jurisdição.
  • Falando em eleição, Eduardo Leite defendeu candidatura própria do PSDB à prefeitura de Porto Alegre. De acordo com o governador, o assunto deve ser decidido até janeiro.
  • Para lembrar antes de votar nas eleições 2024 – I : preocupado com a reeleição, prefeito Sebastião Melo (MDB), desiste do plano de entregar a gestão do Parque Farroupilha e do Calçadão do Lami à iniciativa privada neste mandato. O gestor público com apoio da maioria de vereadores da Capital gaúcha, desejam privatizar parques, praças e diversos espaços públicos. Também vale ressaltar a fracassada privatização da Carris que foi ‘entregue’ por 70 milhões a menos que a avaliação dos bens e com concessões de linhas por 20 anos em valor simbólico de R$ 1,00.

Prefeitura de Porto Alegre : mais uma ‘entrega’ de patrimônio público

LEIA : Privatização da Carris : Governo Sebastião Melo entrega patrimônio público para iniciativa privada

Privatização da Carris - Entrega do Patrimônio Público - sortimento.com.br
Privatização da Carris – Entrega do Patrimônio Público – sortimento.com.br

Giro de Notícias

  • Depois de Marcelo Sgarbossa perder mandato por infidelidade partidária, Adeli Sell (PT) assume hoje vaga de vereador na Câmara Municipal.
  • A vacina contra Covid vai ser incluída no Calendário Nacional de Imunização a partir de 2024. Devem entrar nas recomendações crianças de seis meses a cinco anos e grupos de risco, como idosos e pessoas comprometidas imunologicamente.
  • De acordo com o Dnit, as obras do viaduto da Scharlau, no Vale dos Sinos, devem ser concluídas em março de 2024.
  • De autoria do vereador Alex Fraga (PSOL), começou a ser discutido na Câmara um projeto de lei que assegura o desconto de 50% em ingressos para eventos culturais e esportivos para professores das redes pública e privada.
  • Programa Lição de Casa: com investimentos de mais de 200 milhões de reais do governo do estado, as obras da escadaria do Colégio Estadual Protásio Alves começaram nesta semana.
  • A orla do Guaíba recebeu um visitante especial: Sansão, o coelho da Mônica. A réplica de 13 metros do bicho de pelúcia foi instalada nas proximidades da Usina do Gasômetro para comemorar os 60 anos da menina dentuça criada pelo quadrinista Maurício de Sousa. A iniciativa faz parte de uma parceria entre a Mauricio de Sousa Produções e a Fundação Sicredi, que inaugurou, à beira do Guaíba, o Espaço de Educação Financeira voltado a crianças.

Rio Grande do Sul Eventos e Feiras

Com o tema “Quem lê, sabe o caminho”, a tradicional Feira do Livro de Porto Alegre vai de 27 de outubro até 15 de novembro, das 10h às 20h, na Praça da Alfândega. A programação abrange mais de 630 sessões de autógrafos, 15 oficinas de escrita e literatura e 155 palestras, com participação de autores renomados nacional e internacionalmente – além de uma vasta programação infantil. Neste ano, o evento literário contará com autores como Itamar Vieira Junior, a jornalista Ana Maria Machado, a médica Natalia Timerman, a apresentadora Bela Gil, o compositor e roteirista Nelson Motta, entre outros. As oficinas, todas gratuitas e sem inscrição prévia, acontecem na Casa de Cultura Mário Quintana, no Memorial do Rio Grande do Sul e no Espaço Força e Luz.

Salão de Gramado comemora 10 anos – A feira de móveis e decoração em Gramado, na Serra Gaúcha, vai ocorrer de 10 a 13 de junho de 2024 com nova roupagem. Além do pavilhão, acontecerá por toda cidade com eventos paralelos e intervenções de decoração e arte, transformando Gramado em um enorme palco para o Design. No dia 9 de junho de 2024, abrindo oficialmente a Semana do Salão de Gramado, arte e design, acontecerá a grande noite para revelar os vencedores da 2ª edição Prêmio Salão de Gramado de Design, no Palácio dos Festivais.

A Merkator Feiras e Eventos está com credenciamento aberto para a Zero Grau 2023 – Feira de Calçados e Acessórios, que vai acontecer de 20 a 22 de novembro, no Centro de Eventos do Serra Park, em Gramado (RS). O credenciamento antecipado pode ser feito online no endereço https://www.feirazerograu.com.br/pt/credenciamento e deve ser impresso pelo visitante para o ingresso na feira, evitando assim filas de acesso aos pavilhões.