Giro de Notícias Rio Grande do Sul (02.08.21)

Sortimento News - Sortimento Giro de Noticias

Sortimentos.com Giro de Notícias Rio Grande do Sul (02.08.21)

Vacinação já torna Covid-19 menos fatal e menos grave ; Conselho Universitário sugere destituição do reitor da UFRGS ; Caxias do Sul e São Marcos com comércio aberto no domingo que antecede Dia dos Pais ; Moda gaúcha se reinventa no ambiente digital ; Prefeitura de Porto Alegre descentraliza acolhimento da Operação Inverno 2021 ; e, mais pessoas com fome em Porto Alegre

Vacina, sim!

A partir de segunda -feira (02.08) pessoas com 29 anos se juntam ao público autorizado a receber a vacina contra a Covid-19. O serviço ocorre em 12 unidades de saúde e no drive-thru híbrido do Bourbon Wallig. Também são aplicadas segundas doses.

Vacinação já torna Covid-19 menos fatal e menos grave

Com a vacinação avançando, a média móvel de mortes por Covid-19 está prestes a completar um mês de constante queda. Desde que começou a cair, em 3 de julho, até domingo (1°.08), o índice caiu a menos da metade, de 87 para 43, segundo o G1. O número de internações também apresenta desaceleração. Domingo (1°.08) , depois de quase seis meses, o RS voltou a ter menos de 800 pacientes com Covid-19 em leitos de UTI. Em leitos clínicos, a tendência é a mesma, e o total de pacientes na noite de domingo, 657, era semelhante ao patamar de outubro do ano passado, que foi o último mês em que o Estado teve menos de mil mortes relacionadas com o coronavírus.

Sem Gigantinho, Prefeitura de Porto Alegre descentraliza acolhimento da Operação Inverno 2021

Com a estrutura do Gigantinho desmontada, a Prefeitura encaminha pessoas em situação de vulnerabilidade para paróquias, albergues e abrigos. Na madrugada de domingo, quase 500 pessoas foram acolhidas pela rede que reforçou a Operação Inverno. Com as 125 vagas abertas nas paróquias e o aumento de outras 50 em pousadas conveniadas, a média de 500 vagas por noite está mantida. Com mais chuva e frio menos intenso, agosto começa com dias mais agradáveis, mas terá temperaturas mais baixas na comparação com o mesmo período de anos anteriores. Para enfrentar o final do inverno, o Movimento Poa que Doa, que reúne as campanhas do agasalho e do alimento, segue neste mês. As doações podem ser entregues em 17 pontos de coleta espalhados pela cidade e em drive-thrus de vacinação.

Mais pessoas com fome em Porto Alegre

“As pessoas em vulnerabilidade social mais que duplicaram na rua.” A afirmação é da coordenadora da ONG Centro Social da Rua, Letícia Andrade, em entrevista ao Sul21. Um dos efeitos colaterais da pandemia, esse aumento ainda está sendo contabilizado pela Prefeitura, mas já é denunciado por ONGs e representantes de pessoas em vulnerabilidade social. Acontece por um movimento sazonal ao longo do mês também: “Muitas pessoas que moram em vilas e comunidades só têm o local de morar mesmo, têm vindo para o Centro para pegar comida e material de higiene”, explicou Andrade. “No fim do mês, a rua está mais cheia de gente, por causa desta população itinerante.”

Moda gaúcha se reinventa no ambiente digital

Setor que congrega 173 mil empresas e responsável por 7% dos empregos gerados no Rio Grande do Sul, o mercado de moda gaúcho não ficou de fora das tendências de comportamento do consumidor quando o assunto é inovação no ambiente digital. Em tempos de restrições sociais devido à pandemia de Covid-19, a criatividade tão associada aos estilistas e seus produtos também inspirou empresas a buscar novas soluções e oportunidades tendo a internet e as redes sociais como passarela de negócios.

Essa realidade é um dos reflexos contextualizados pela pesquisa “Consumidor Gaúcho De Moda: Perfil e Hábitos de Consumo 2021” desenvolvida pelo Sebrae RS. Os números do estudo indicam que 4 em cada 10 estabelecimentos do varejo gaúcho passaram a vender em canais digitais durante a pandemia com mais de 430 mil gaúchos que ingressaram no mercado digital de moda no período.

O estudo aponta ainda que a parcela de consumidores, que antes se utilizava de meios digitais para comprar artigos de moda, saltou de 3,8% para atuais 9%. No que tange à pesquisa dos itens, 32,8% afirmam ainda pesquisar lojas ou artigos de moda na internet ou redes sociais. ‘‘Em simples palavras: a empresa que está fora do ambiente digital está também invisível para um em cada três gaúchos”, avalia o coordenador estadual de projetos de varejo no Sebrae RS e responsável pela pesquisa, Fabiano Zortéa.

O parecer do executivo é corroborado por outros dados do estudo que indicam que 79,5% dos gaúchos com mais de 18 anos são usuários ativos das redes sociais, sendo o Facebook a plataforma mais utilizada (69,5%), seguida Instagram (46,2%), Youtube (44,3%) e Twitter (14,2%). ‘‘Em virtude da pandemia, as redes sociais, anteriormente vistas quase que exclusivamente como ferramentas de divulgação, passaram a acumular também a função de vendas’’, explica Zortea.

Caxias do Sul e São Marcos com comércio aberto no domingo que antecede Dia dos Pais

o comércio das cidades de Caxias do Sul e São Marcos, na Serra Gaúcha, têm permissão para o atendimento com a presença de funcionários no Dia dos Pais, que será no domingo (08.08). “Acreditamos em uma movimentação semelhante aos números de 2019, especialmente, nos setores de vestuário e calçados”, afirma Idalice Manchini, presidente do Sindilojas Caxias. Ela também aconselha os comerciantes para que invistam em estratégias de presença on-line, promovendo ofertas e facilitando tanto as formas como as condições de pagamento para potencializar as vendas para o Dia dos Pais.

De acordo com a avaliação realizada pela Assessoria Econômica da Fecomércio-RS, roupas, calçados e acessórios, devem ter bons resultados depois de terem registrado volume cerca de um terço menor em 2020 em relação a 2019, conforme apontam os dados das notas fiscais eletrônicas da Sefaz-RS. Artigos esportivos e para o frio também devem movimentar as vendas, assim como itens de perfumes, vinhos, ferramentas, smartphones e eletrônicos.

O Sindilojas Caxias informa que cada domingo trabalhado terá compensação com repouso semanal em outro dia da semana. Em Caxias, além da compensação, os empregados vão receber, ao final da jornada ou no dia previsto para pagamento da folha do mês, sob forma de prêmio pelas horas trabalhadas o valor equivalente a R$ 70,00. A mesma regra vale para São Marcos, mas com um prêmio de R$65,00.

Conselho Universitário sugere destituição do reitor da UFRGS

O Conselho Universitário (Consun) da UFRGS aprovou parecer que sugere o afastamento do reitor Carlos Bulhões. Com 55 votos favoráveis e seis contrários, o documento é o primeiro passo para o processo de destituição, que depende de decisão do Ministério da Educação. Uma nova reunião foi convocada para 13 de agosto, quando será votada uma recomendação oficial pelo afastamento de Bulhões.

A justificativa do Consun para o pedido é que o reitor deveria ter desfeito a reestruturação administrativa que executou ao tomar posse, em setembro do ano passado, já que as mudanças não foram avalizadas pelo conselho. Já a reitoria defende que tais alterações são prerrogativa do reitor.

Bulhões ainda é alvo de requerimento que apura possível infração às regras de vestibular. Em documento obtido pela Rádio Guaíba, a vice-reitora da UFRGS, Patrícia Pranke, apresenta evidências de que o reitor interferiu em favor de um candidato que perdeu a data da matrícula por motivos de saúde. Até o momento, não se comprovou vínculo entre Bulhões e o estudante.

Nomeação polêmica – Professor do Instituto de Pesquisas Hidráulicas, Carlos Bulhões concorreu à reitoria em 2020, mas ficou em terceiro na consulta com a comunidade acadêmica. Ainda assim, foi nomeado pelo presidente Jair Bolsonaro – que não é obrigado a escolher o primeiro na votação interna para o cargo. A nomeação ocorreu após atuação do deputado federal Bibo Nunes (PSL), que defendeu a “direita” na reitoria. À época, a confirmação gerou protestos. Na última sexta, o Consun também aprovou nota de apoio ao impeachment de Bolsonaro.

Flash News Rio Grande do Sul

Os maiores municípios gaúchos estão apostando em mutirões e ações de busca ativa para lidar com as mais de 230 mil pessoas que podem estar com o esquema vacinal incompleto.

Governo do RS fechou o semestre com as contas com superávit de 2,6 bilhões de reais. É a primeira vez que isso acontece em cinco anos.

O consórcio Gam3Park recebe as “chaves” do Parque Harmonia e do Trecho 1 da Orla. As empresas têm a concessão do local por 35 anos.

Porto Alegre é a quinta capital com a gasolina mais cara do país. Para encher o tanque, já tem gente procurando postos da Região Metropolitana.

Vereadores de diferentes partidos recusaram carteiras de couro compradas pela Mesa Diretora da Câmara de Porto Alegre. Os parlamentares criticam o uso inadequado do dinheiro público e até o “mau gosto” das peças personalizadas.

Porto Alegre e cidades do interior do RS registraram atos em defesa do voto impresso. Na Capital, um grupo antifascita marcou presença no mesmo ato dos defensores do presidente. Houve enfrentamento, e a Brigada Militar interveio.

Falando em bolsonaristas, a eventual candidatura de Onyx Lorenzoni (DEM) começa a fazer sombra aos planos de Luis Carlos Heinze (PP) para a disputa do Piratini.

Com um voo de Porto Alegre para Bagé, a Azul inicia as operações para oito cidades do interior. A empresa irá voar também para Alegrete, Erechim, Santa Cruz do Sul, Santa Rosa, São Borja e Vacaria.

Informe produzido pela redação de Sortimentos.com com informações do Matinal JornalismoBrasil 61 e assessorias de imprensa. Opinião e intervenções por Fábio Juchen

Sortimento Giro de Notícias por Fábio Juchen
Sortimento Giro de Notícias Rio Grande do Sul por Fábio Juchen
  • – –

Sortimentos.com Eventos e Feiras no Rio Grande do Sul

Erro de RSS: https://sortimentos.com.br/tem/rio-grande-do-sul/feed/ is invalid XML, likely due to invalid characters. XML error: XML_ERR_NAME_REQUIRED at line 1, column 2