Sortimentos.com Notícias : Espaço Empresarial e Consumidor
Dia dos Pais 2021 : Fecomércio-RS aposta em aumento nas vendas com retomada gradual da circulação
Avanço da vacinação traz otimismo, mas inflação em alta e cautela do consumidor freiam alta maior do consumo
Depois de um ano em que as vendas das datas comemorativas sofreram diretamente com o contexto da pandemia e as incertezas em relação ao funcionamento dos negócios, o Dia dos Pais de 2021 será diferente, com movimento maior e um crescimento de vendas em relação ao baixo patamar de 2020, com expectativa de voltar aos patamares de 2019, conforme a Fecomércio-RS. De acordo com a avaliação realizada pela Assessoria Econômica da Federação, a perspectiva para a data segue o desempenho recente da retomada das vendas dos segmentos do varejo mais afetados com a crise, sobretudo calçados e vestuário, que acontece diante do retorno gradual da circulação ao passo que a vacinação avança e as restrições diminuem, com suporte do crédito e da retomada do mercado de trabalho formal.
Roupas, calçados e acessórios, os itens que tipicamente são mais procurados para presentear nas datas comemorativas, devem ter bons resultados depois de terem registrado volume cerca de um terço menor em 2020 em relação a 2019, conforme apontam os dados das notas fiscais eletrônicas da Sefaz-RS. Além de roupas e acessórios, com destaque para artigos esportivos e para o frio, também devem movimentar as vendas itens de perfumes, vinhos, ferramentas, smartphones e eletrônicos.
No entanto, embora se espere um bom desempenho das vendas, um avanço maior do consumo encontra barreiras em um consumidor que ainda segue cauteloso, sobretudo as famílias com renda menor que sentem a forte pressão da inflação sobre o orçamento e dependem de uma melhora mais consistente do mercado de trabalho como um todo.
Diante destes desafios, o presidente da Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn, lembra que é muito importante que os lojistas adaptem as estratégias conforme o seu público-alvo, fortalecendo a presença on-line, promovendo o direcionamento de mix de produtos, realizando ofertas e adaptando condições de pagamento conforme o perfil de seus clientes, potencializando as vendas para essa data comemorativa.