Giro de Notícias Rio Grande do Sul : 4 de agosto de 2021

Sortimentos.com Giro de Notícias Rio Grande do Sul : 4 de agosto de 2021

Carne de frango tem alta de 18% em um ano ; Secretaria da Saúde refaz cálculo de rateio para deixar vacinação mais uniforme no RS ; médico Klaus Witze Brodbeck, suspeito de abusar sexualmente de ao menos 127 pacientes é punido pelo Cremers e fica impedido de atuar por apenas um ano ; e, Assembleia Legislativa aprova Projeto de Lei que estabelece a criação da política estadual de atendimento de urgência para mulheres vítimas de violência.

Vacina, sim!

Depois de incluir mulheres de 28 anos, Porto Alegre, abre a vacinação contra a Covid-19 também aos homens com esta idade, em 12 unidades de saúde.

Secretaria da Saúde refaz cálculo de rateio para deixar vacinação mais uniforme no RS

A Secretaria Estadual da Saúde refez os cálculos para o envio de lotes de vacinas contra a Covid-19. A pasta informou que precisa destinar doses acima do previsto inicialmente a 246 municípios que relataram déficit do imunizante – nessa lista estão cidades do porte de Caxias do Sul, Viamão e Canoas. Em alguns casos, a diferença entre a população estimada pelos municípios e pelo IBGE causou distorções no andamento da campanha, fazendo com que algumas cidades tenham ampliado faixas etárias muito mais rapidamente que outras. O objetivo é deixar a campanha mais uniforme. Já seguindo o novo critério, ontem a SES enviou 469 mil vacinas a 18 coordenadorias. Hoje, mais 176,5 mil doses desembarcam no RS para posterior divisão entre as regiões gaúchas. O Piratini tem como meta iniciar a imunização em adultos até 7 de setembro. Em Porto Alegre, essa meta pode ser alcançada ainda neste mês.

Carne de frango tem alta de 18% em um ano

Substituir a carne vermelha tem sido uma opção cada vez mais cara. Com 15% de queda na produção de junho, o frango já encareceu 18% em um ano no RS. E pode ficar ainda mais caro se a indústria repassar todos os aumentos da cadeia. Entre as explicações, a Associação Gaúcha de Avicultura (Asgav) cita a especulação no valor do milho e a redução de estabelecimentos consumidores, como restaurantes, em razão da pandemia de coronavírus. Segundo reportagem de GZH, a crise sanitária afetou também a logística do grão e do farelo de soja, que compõem a ração dos animais.

Médico suspeito de abuso é punido pelo Cremers e fica impedido de atuar por apenas um ano

Preso desde 16 de julho, o médico Klaus Witze Brodbeck, suspeito de abusar sexualmente de ao menos 127 pacientes recebeu uma punição do Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul (Cremers). Ele foi punido com interdição cautelar total e temporária e não poderá exercer as suas funções por um ano. Além disso, o registro de Brodbeck foi suspenso de forma extraordinária, medida que impossibilita o cirurgião plástico de trabalhar até que o caso seja encerrado. O processo ainda vai ser julgado em definitivo e poderá resultar na cassação do profissional em caso de condenação no Cremers e no Conselho Federal de Medicina. O médico já foi alvo de sindicâncias iniciadas pelo órgão regional. No entanto, as decisões que apontavam para a cassação foram revertidas em Brasília.

Projeto que busca mais efetividade em medidas protetivas à mulher é aprovado na AL

Projeto de Lei que estabelece a criação da política estadual de atendimento de urgência para mulheres vítimas de violência foi aprovado na Assembleia Legislativa. A proposta teve a concordância unânime da Casa, com 47 votos favoráveis. O autor do texto, deputado Vilmar Lourenço (PSL), acredita que a medida poderá garantir eficiência das medidas protetivas no combate à violência contra a mulher. Uma das mudanças é a ampliação das unidades da Delegacia Especializada Mulher, que passarão a contar com núcleos de Defensoria Pública. Além disso, a matéria prevê um maior número de casas de abrigo e a entrega de um celular para um contato direto com uma unidade policial. E na abertura da exposição #BastadeViolência contra as Mulheres, na entrada do Palácio Farroupilha, a procuradoria Especial da Assembleia lançou um novo canal para denúncias. As mulheres poderão ligar ou enviar uma mensagem de WhatsApp para o número 51 3210-1638.

Sondagem dos Meios de Hospedagem aponta expectativas positivas para o segundo semestre 2021

A Fecomércio-RS divulgou no dia 3 de agosto de 2021, a sua Sondagem de Meios de Hospedagem, que traça o perfil do segmento gaúcho trazendo como destaques o impacto da crise e as percepções dos empresários de um dos setores mais afetados pela pandemia. Para os próximos meses, com a perspectiva de reabertura e maior circulação à medida que avança a população imunizada, a Sondagem identificou que predominam as expectativas de melhoria nas vendas, conforme apontaram 85,0% dos entrevistados: 63,4% mais moderados, esperando vendas um pouco melhores e 21,6% esperando que as vendas melhorem muito. A Sondagem de Segmentos de Meios de Hospedagem da Fecomércio-RS foi realizada entre 23 de junho e 16 de julho de 2021. A pesquisa entrevistou 385 estabelecimentos no Rio Grande do Sul.

Flash News Rio Grande do Sul

A possibilidade de mudança de local da estátua do Laçador deve ganhar uma nova rodada de debates, no que depender de Sebastião Melo. Em breve a obra será removida do atual local para reparos.

No retorno do recesso, a Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou a criação do programa de microcrédito que garante juro zero para microempreendedores. Os beneficiários são famílias de baixa renda, inscritas no CadÚnico.

A Prefeitura da Capital gaúcha irá abrir um edital para interessados em realizar a manutenção da nova pista de skate na Orla do Guaíba. As propostas serão recebidas até 28 de agosto.

Destaques em Tóquio, os judocas da Sogipa Mayra Aguiar e Daniel Cargnin foram recebidos com festa em Porto Alegre. Medalhistas de bronze, eles desfilaram em caminhão dos bombeiros e receberam a chave da cidade.

Nova reunião entre o Cpers e o governo do Estado RS deve acontecer para discutir a reposição salarial da categoria. Irão participar do encontro representantes da Casa Civil e da Secretaria da Fazenda e a secretária da Educação.

Em Caxias do Sul, a Câmara de Vereadores está analisando um projeto de lei que autoriza o fornecimento de absorventes e coletores menstruais para adolescentes em situação de vulnerabilidade social.

  • – –

Informe produzido pela redação de Sortimentos.com com informações do Matinal JornalismoBrasil 61 e assessorias de imprensa. Opinião e intervenções por Fábio Juchen

Sortimento Giro de Notícias por Fábio Juchen
Sortimentos Giro de Notícias Rio Grande do Sul por Fábio Juchen

Sortimentos.com Eventos e Feiras no Rio Grande do Sul

Erro de RSS: https://sortimentos.com.br/tem/rio-grande-do-sul/feed/ is invalid XML, likely due to invalid characters. XML error: XML_ERR_NAME_REQUIRED at line 1, column 2