Giro de Notícias Brasil : 5 de agosto de 2021

Sortimentos.com Giro de Notícias Brasil : 5 de agosto de 2021

Covid-19: Brasil tem 1.175 óbitos em 24 horas; RJ é o estado com a maior letalidade

Boletim epidemiológico do Ministério da Saúde mostra que o Brasil soma 20 milhões de casos e 559 mil mortes em decorrência da Covid-19. Foram registrados 1.175 óbitos e 40.716 novos casos da doença em 24 horas no país. Outros 3.385 casos de pacientes que morreram estão em investigação para confirmar o novo coronavírus como causa do óbito.

Os dados mostram ainda 18 milhões de brasileiros que já tiveram contato com o vírus e estão curados da infecção, embora possam ter adquirido sequelas da doença, e 666.042 quadros em acompanhamento, ou seja, pessoas que estão lutando contra a Covid-19 atualmente. Especialistas alertam, porém, a subnotificação de quem está infectado, mas não realizou teste para confirmação e registro.

O estado do Rio de Janeiro tem atualmente a maior letalidade. Isso quer dizer que a região fluminense concentra a maior taxa de pessoas que morrem após contato com o vírus. Em seguida, as letalidades mais altas estão em São Paulo, Amazonas e Pernambuco, todas acima de 3,18%. A taxa de letalidade média do Brasil é de 2,8%.

Confira a porcentagem da Taxa de letalidade nos estados:

  •     Rio de Janeiro – 5,72%
  •     São Paulo – 3,42%
  •     Amazonas – 3,24%
  •     Pernambuco – 3,18%
  •     Maranhão – 2,86%
  •     Goiás – 2,81%
  •     Pará – 2,81%
  •     Mato Grosso – 2,58%
  •     Minas Gerais – 2,56%
  •     Ceará – 2,56%
  •     Paraná – 2,56%
  •     Alagoas – 2,54%
  •     Mato Grosso do Sul – 2,52%
  •     Rondônia – 2,47%
  •     Rio Grande do Sul – 2,44%
  •     Piauí – 2,21%
  •     Espírito Santo – 2,19%
  •     Bahia – 2,16%
  •     Sergipe – 2,15%
  •     Distrito Federal – 2,14%
  •     Paraíba – 2,13%
  •     Acre – 2,07%
  •     Rio Grande do Norte – 1,99%
  •     Tocantins – 1,68%
  •     Santa Catarina – 1,62%
  •     Amapá – 1,58%
  •     Roraima – 1,54%
  • Entre os municípios, Janduís (RN) registra a maior letalidade da Covid-19. Na sequência vêm São Luiz do Paraitinga (SP), Boa Vista do Gurupi (MA), Miravânia (MG) e Paço do Lumiar (MA).

Acesse as informações sobre a Covid-19 no seu estado e município no portal brasil61.com/painelcovid.

Brasil ultrapassa marca de 66% da população vacinada contra Covid-19
O Brasil ultrapassou a marca de 66% da população vacinada contra Covid-19, na quarta-feira (04.08). A vacinação da primeira dose (D1) atingiu 101 milhões de pessoas e a segunda dose (D2) foi aplicada em 41 milhões de brasileiros. Os dados são do Ministério da Saúde. 

A cidade de São Paulo (SP) lidera o ranking da vacinação contra Covid-19 entre as capitais do País, com mais de 10,3 milhões de pessoas protegidas. A D1 foi aplicada em mais de 7,3 milhões de pessoas e a D2, em 2,7 milhões de paulistanos. 

Fortaleza (CE) registra 2,3 milhões de pessoas vacinadas, enquanto Belo Horizonte (MG) e Salvador (BA) vacinaram cerca de 2 milhões, cada. Por sua vez, Palmas (TO), com 115 mil doses aplicadas; Boa Vista (RR), 208 mil; Rio Branco (AC), 264 mil; e Vitória, com 368 mil, foram as capitais que menos vacinaram contra Covid-19. 

Entre as cidades com mais de 1 milhão de habitantes, Campinas (SP) tem o melhor desempenho na vacinação contra Covid-19, com registro de mais de 953 mil doses aplicadas. Guarulhos (SP) tem pouco mais de 900 mil vacinas aplicadas e São Gonçalo (RJ) imunizou 586 mil. 

Até quarta-feira (04.08), o País já tinha aplicado 142,5 milhões de doses contra Covid-19, com a D1 sendo usada em mais de 101 milhões de pessoas e a D2, em apenas 28% da D1. Ou seja, entre as pessoas imunizadas com a D1, 72% ainda não voltaram às Unidades Básicas de Saúde para a D2. 

“Quando você toma a primeira dose, a possibilidade de não ter desenvolvido a quantidade adequada de anticorpos é alta. Então, se na bula, nos estudos, há recomendação de duas doses, é porque foi evidenciado que com duas doses você vai ter articulação de anticorpos capaz de te proteger”, explica Joana Gonçalves, infectologista do Hospital Regional da Asa Norte, de Brasília-DF. 

Na semana, a média móvel de casos e mortes por Covid-19 registrou o menor índice desde o início do ano. De 25 de junho a 25 de julho, a média móvel de casos de infecção teve queda de 40%. Já quanto ao número de óbitos, a redução foi ainda maior, de 42%. Nos últimos quatro meses, houve uma queda 46% na média móvel de casos e de 65% na de óbitos pela Covid-19. 

Recentemente, o Ministério da Saúde lançou campanha de conscientização da população para a necessidade da segunda dose da vacina contra Covid-19. Na oportunidade, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, enfatizou a importância da D2 para a proteção das pessoas. 

“Todos os imunizantes, com exceção de um deles, que é de dose única, necessitam de duas doses e, independente da vacina que tomou, todas elas são importantes. Devemos procurar a segunda dose da vacina”, alertou o ministro.

Sortimentos.com Giro de Notícias Brasil : publicação com informações selecionadas da CNN BrasilBrasil 61 e assessorias de imprensa por Fábio Juchen / editor dos sites da Sortimentos Comunicação e Participações.

Sortimento Giro de Notícias por Fábio Juchen
Sortimentos Giro de Notícias Brasil por Fábio Juchen

VACINAÇÃO
A cidade de São Paulo começa a vacinar na quinta-feira (05.08) as pessoas com 26 anos.
Em Salvador, chegou a vez do público de 29 anos receber a primeira dose da vacina contra a Covid-19.

Lote de 4 mil litros de Insumo Farmacêutico Ativo (IFA), que irão viabilizar a produção de 8 milhões de doses da Coronavac, chegou na quinta-feira (05.08) em São Paulo, vindo da China.

Alerta : Fiocruz aponta crescimento de casos de síndrome respiratória aguda grave

CPI DA COVID-19
A CPI da Pandemia ouve na quinta-feira (05.08) o empresário e ex-assessor do Ministério da Saúde Airton Antônio Soligo, conhecido como Airton Cascavel. Já o depoimento do representante da Precisa Medicamentos, Francisco Maximiano, será novamente adiado.

Convocado para a CPI, o advogado Joabe Antônio de Oliveira, atualmente coordenador do hospital Federal de Bonsucesso, assinou R$ 27,9 milhões em contratos com dispensa de licitação quando era coordenador da Superintendência do Ministério da Saúde no Rio.

JAIR BOLSONARO E STF
O presidente Jair Bolsonaro disse que pode reagir fora das ‘4 linhas’ da Constituição ao inquérito que tramita no STF. O Supremo Tribunal Federal incluiu o presidente Jair Bolsonaro como investigado em inquérito sobre ataques contra eleições. A investigação deve apurar a suposta existência de uma ‘organização criminosa’ que articula ataques contra membros do STF, do Congresso e contra a democracia. A inclusão de Bolsonaro ocorre, argumenta o ministro Alexandre de Moraes, porque o presidente usa de artifícios semelhantes aos grupos investigados para propagar notícias fraudulentas e ataques pessoais. Também serão ouvidas como testemunhas outras pessoas que estavam presentes na transmissão mais recente feita por Bolsonaro, na qual ele diz ter “suspeitas” sobre a lisura das eleições brasileiras.

VOTO IMPRESSO
“Acabamos com as fraudes que marcaram a vida brasileira no tempo do voto em papel”. O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso, voltou a defender a urna eletrônica. Em webinário promovido pela Escola Judiciária Eleitoral do Rio de Janeiro (EJE-RJ), ele afirmou que o sistema eleitoral atual acabou com as fraudes promovidas pelo voto impresso, bandeira defendida pelo presidente Jair Bolsonaro.

Um dos temas mais caros ao presidente Jair Bolsonaro deve receber uma importante resposta nesta quinta: a comissão especial criada para debater a PEC 135/19, também conhecida como PEC do Voto Impresso, pode cravar se o projeto seguirá para a votação no plenário ou será rejeitado pela maioria dos parlamentares e caminhará, então, para o arquivamento. O cerne do projeto prevê a impressão do voto após registro na urna eletrônica, de forma que o eleitor possa conferir o(s) candidato(s) escolhido(s). Depois, a cédula de papel seria depositada em uma urna à parte, sem ser necessário o contato com o eleitor, e ficaria à disposição para a contagem final dos votos e uma possível auditoria, se assim fosse solicitado.

CPI DO TSE
Depois que o pai, Jair Bolsonaro (Sem partido), divulgou um inquérito sigiloso da Polícia Federal que, segundo ele, “comprova que o sistema eleitoral brasileiro foi invadido e, portanto, é violável”, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) anunciou na manhã de quinta-feira (05.08) que está coletando assinaturas para criação da “CPI do TSE“.

SELIC
O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) aumentou a taxa básica de juros, a Selic, em 1 ponto percentual. Assim, a taxa de referência do país passa de 4,25% ao ano para 5,25% a.a. Esse foi o quarto aumento consecutivo desde o início do movimento de alta dos juros, em março. Em comunicado, a autoridade monetária indica que um ciclo de elevação da taxa de juros para patamar acima do neutro é agora indicado, dado o cenário, já antevendo outro ajuste de 1 p.p. em sua próxima reunião, em setembro. Trata-se do maior aperto monetário dos últimos 18 anos. A última vez que o BC aumentou os juros em 1 p.p. foi em 19 de março de 2003, quando passou de 25,5% para 26,5% ao ano.

ENDIVIDAMENTO
A elevação da taxa básica de juros (Selic), pela quarta vez consecutiva este ano, pode agravar o endividamento dos brasileiros, segundo economistas.

INVESTIMENTOS
Com a Selic a 5,25%, o tempo médio para dobrar o valor investido em uma aplicação básica que acompanhe a taxa é de 13 anos e dez meses, de acordo com cálculos feitos pelo economista Luiz Felippo.

Três projetos da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) foram escolhidos, entre 440 grupos de pesquisa do mundo inteiro, para serem financiados pelo Grand Challenges Icoda Covid-19 Data Science.

O ranking das criptomoedas que tiveram os melhores desempenhos têm mudado. No primeiro semestre, a criptomoeda com a maior valorização foi a Polygon, com alta de 6.394,44%, seguida pela Dogecoin.

EXERCÍCIO FÍSICO
Uma pesquisa com 29 países realizada mostra que o Brasil tem a adesão mais baixa à prática de atividades físicas, três horas por semana, em média, metade da média global que é de seis horas por semana.

OLIMPÍADA
O skate voltou a colocar o Brasil no pódio da Olimpíada de 2021. Na disputa masculina do park, o país faturou a medalha de prata com Pedro Barros. A conquista de Barros fez delegação brasileira alcançar em Tóquio as mesmas 19 medalhas na Olimpíada do Rio, em 2016.

Depois de Beatriz Ferreira (até 60kg) vencer sua luta pelas semifinais do boxe nos Jogos Olímpicos, Hebert Conceição fez o mesmo ao superar Gleb Bakshi, que compete pelo Comitê Olímpico Russo, pelo peso médio (até 75kg)

A seleção brasileira masculina de vôlei reencontrou o Comitê Olímpico Russo na semifinal olímpica e foi superada de virada por 3 sets a 1.

O compartilhamento de vídeos das Olimpíadas de Tóquio nas redes sociais não é permitido, mesmo para atletas, disse o Comitê Olímpico Internacional (COI), em um esforço para proteger os direitos das emissoras.

FUTEBOL
O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) deu ao Flamengo o direito de receber público nos jogos em que for mandante a partir da próxima semana. Por falta de tempo, o duelo de domingo contra o Inter, no Maranacã, será com portões fechados.

“O Palmeiras discorda integralmente da decisão que permitiu que apenas alguns clubes joguem com a presença de seus torcedores. A decisão atenta contra a integridade da competição, sua credibilidade e isonomia. A propósito, é de conhecimento público que os clubes da Série A, conjuntamente, em reunião do conselho técnico, decidiram que a retomada do público nos estádios somente aconteceria após definição de seu colegiado e essa decisão deve ser respeitada”, destaca nota do Palmeiras nas redes sociais.

Sortimentos.com Giro de Notícias Brasil : publicação com informações selecionadas da CNN BrasilBrasil 61 e assessorias de imprensa por Fábio Juchen / editor dos sites da Sortimentos Comunicação e Participações.

Sortimento Giro de Notícias por Fábio Juchen
Sortimentos Giro de Notícias Brasil por Fábio Juchen