Giro de Notícias Rio Grande do Sul : Indústria do RS cresce, eleições municipais, volta às aula polêmica e surtos de Covid-19

Giro de Noticias Rio Grande do Sul - Sortimentos.com
Giro de Noticias Rio Grande do Sul
Giro de Noticias Rio Grande do Sul

Giro de Notícias Rio Grande do Sul :

Indústria do RS cresce, eleições municipais, volta às aula polêmica e surtos de Covid-19

Previsão do tempo: A sexta vai ser de sol e nuvens em Porto Alegre. A máxima será de 24°C.

Indústria do RS cresce pelo quarto mês consecutivo, mas acumula queda em 2020

A recuperação da indústria gaúcha ganhou mais um empurrão em agosto. A produção no Estado cresceu 5,2% em relação a julho segundo dados apresentados ontem pelo IBGE. No país, o indicador avançou 3,3%. Para André Nunes de Nunes, economista-chefe da Federação das Indústrias do Estado (Fiergs), a retomada era esperada já que a origem da crise não foi econômica, mas veio a reboque de uma crise sanitária.

Contudo, o fôlego ainda não foi suficiente para superar os danos provocados pela pandemia até aqui: no acumulado do ano, o tombo é de 12,4% no setor. Além disso, em comparação ao mesmo mês do ano passado, agosto de 2020 está 1,6% abaixo.

Nove dos 14 setores analisados pelo IBGE no RS apresentaram alta. Entre as maiores altas estão os produtos metalmecânicos e o fumo. Na outra ponta, segmentos de couro, artigos para viagem e calçados registraram a maior queda, seguidos por veículos automotores, reboques e carrocerias (1,52%). Vale lembrar que a crise chegou a parar a fábrica de carros da General Motors, em Gravataí. Mas a venda de carros já dá sinais de recuperação.

O comércio gaúcho também apresentou dados positivos em agosto, com vendas 3,3% acima do registrado em julho. No Brasil, o índice de 3,4% foi o melhor para o período desde 2020, ficando 6,1% acima do registrado em agosto de 2019.

Volta às aulas : precipitada e polêmica

Segue polêmica a retomada das aulas presenciais em Porto Alegre. Além da natural insegurança apontada por quase todos os setores envolvidos, o não cumprimento de algumas determinações do Estado também geram críticas – como a não criação de um Centro de Operações de Emergência em Saúde para a Educação (COE-E). O centro seria responsável pelo monitoramento dos protocolos sanitários, incumbência que foi transferida, pela Prefeitura de Porto Alegre, para os diretores das escolas – que alegam não terem condições para tanto. Mesmo quem já estava com a retomada acertada está enfrentando resistência. O Colégio Militar de Porto Alegre, atendendo a uma ação de entidades de classe, a Justiça suspendeu o retorno às atividades de professores e funcionários civis. As entidades alegam que a retomada viola direitos à saúde e à vida.

Surtos de Covid-19 no RS e mais de 5 mil mortes

O Rio Grande do Sul chegou a 500 surtos de Covid-19 em instituições fechadas, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde. Desse total, 135 estão sendo investigados, enquanto 365 foram encerrados. Segundo o levantamento, mais da metade deles ocorreu em instituições de longa permanência, os asilos, nas regiões de Porto Alegre, Caxias do Sul e Passo Fundo. Estima-se que quase 127 mil pessoas foram expostas ao vírus a partir desses surtos. Depois dos asilos, empresas que desempenham atividades industriais, comerciais, econômicas e administrativas, exceto frigoríficos e laticínios, são a segunda categoria com mais surtos notificados. Desde o início da pandemia no RS, há sete meses, houve quase 210 mil diagnósticos de Covid-19 e 5.068 mortes relacionadas ao coronavírus no Estado.

Eleições Municipais

Eleitores têm oportunidade de conhecer um pouco melhor sobre os candidatos que concorrem a cargos eletivos daqui a pouco mais de um mês. Tem início nesta sexta o horário eleitoral no rádio e na TV. Diariamente, em dois blocos de dez minutos, os candidatos tentarão apresentar argumentos em busca do voto. Após o efeito das redes sociais nas últimas disputas, estrategistas políticos creem que, em 2020, a TV terá mais relevância, visto que as pessoas têm passado mais tempo em casa.

A pesquisa Methodus para a Prefeitura de Porto Alegre divulga : Manuela D’Ávila lidera, com 22,2% das intenções de voto. Sebastião Melo e José Fortunati vêm na sequência, com 12,9% e 12,6% respectivamente. Pela margem de erro do levantamento, de 3,5 pontos para mais e para menos. Nelson Marchezan, que está envolvido em processo de impeachment e que criou vários confrontos e conflitos, além de precarizar o serviço de transporte coletivo por ônibus na Capital gaúcha, está com 6,5%. Já Fernanda Melchiona e Marcio Chagas fizeram campanha em bairro da cidade. Ba-fa-fá! Troca de acusações em redes sociais levou a vereadora Mônica Leal (PP) à registrar queixa na Delegacia da Mulher contra o colega Ramiro Rosário (PSDB).

Mercado público

Flash News

:: STF negou o recurso da Prefeitura para liberar a concessão do Mercado Público de Porto Alegre. O processo está paralisado desde o fim de agosto, por decisão do TJ.

:: Governo do Estado solicitou o corte de luz da escola Rio Grande do Sul, ocupada por estudantes e parte da comunidade escolar desde setembro. Eles protestam contra a decisão de fechar o local.

:: Liberação da trincheira na Cristóvão Colombo mudou o itinerário dos ônibus que atendem a Zona Norte de Porto Alegre. O desvio da linhas 617/Iguatemi, 617.1/Iguatemi I e 617.2/Iguatemi II deixa de existir.

:: Pardais de 12 rodovias estaduais voltam a funcionar. Serão monitoradas 93 faixas de tráfego.

:: Depois de sete meses parado, o Aeromóvel voltou a circular, fazendo o trajeto entre o terminal do Aeroporto Salgado Filho e a estação da Trensurb.

Sortimento Giro de Notícias Rio Grande do Sul 

Produzido pela redação de Sortimentos com informações do Matinal Jornalismo, assessorias de imprensa e com intervenções de Fábio Juchen.

Assine o Matinal e tenha acesso a matérias e reportagens exclusivas e a programação e notícias culturais por Roger Lerina.