Giro de Notícias Rio Grande do Sul : 13 de novembro de 2023

Giro de Notícias Rio Grande do Sul : 13 de novembro de 2023

Giro de Notícias Rio Grande do Sul : 13 de novembro de 2023


Sortimento Notícias Rio Grande do Sul . Notícias Rio Grande do Sul através da newsletter do Matinal Jornalismo : Assine o Matinal e tenha acesso a matérias e reportagens exclusivas.


Giro de Notícias

  • A prefeitura reverteu na justiça a decisão que determinava o compartilhamento das informações sobre a auditoria da Smed. O executivo embasou o pedido no resguardo do sigilo de dados.
  • O município nomeou 337 novos professores e 34 monitores para rede municipal de ensino de Porto Alegre.
  • Quatro crianças de 5 a 9 anos que se perderam na região do Morro da Cruz, na capital, foram encontradas pelos bombeiros.
  • Reportagem de GZH aborda o projeto de concessão do Delta do Jacuí, criticado por ambientalistas. Segundo o Piratini, a proposta implementaria um parque pensado há mais de 40 anos.
  • Moradores de Cidreira se reuniram para um abraço simbólico contra a demolição do Bar Azul, um dos pontos tradicionais do município.
  • Após duas fortes estiagens no verão, a Lagoa do Peixe, no sul do RS, retomou seu nível normal com as chuvas recentes. Entretanto, a vida marinha na região só deve voltar à normalidade em dois anos.
  • Estão abertas mais de 300 vagas em 18 concursos públicos no estado. As oportunidades estão disponíveis para diferentes áreas de atuação e todos os níveis de escolaridade.
  • O aplicativo de mobilidade urbana Garupa tornou-se o primeiro a contratar motoristas via CLT. A modalidade está sendo implementada gradualmente em Porto Alegre, Santa Maria e Balneário Camboriú (SC). Além de direitos básicos e um salário base de 3 mil reais, os trabalhadores terão plano de saúde e o combustível pago pela empresa, que hoje conta com 64 mil motoristas. A Garupa manterá como autônomos os trabalhadores que não desejarem migrar para a nova modalidade.

Previsão do tempo: Nem cogite deixar o guarda-chuva de lado. A chuva persiste neste início de semana, com chance de temporais e rajadas fortes de vento. A temperatura oscila pouco, de 20°C a 24°C.


Matinal é uma uma rede de iniciativas ancoradas em uma plataforma jornalística plural e gratuita. E a independência editorial é garantida porque a maior parte do faturamento vem do apoio financeiro de pessoas que acreditam nesse trabalho. Faça parte desse grupo de apoiadoras e apoiadores também!
Quero apoiar a Matinal


Chuva supera média histórica de novembro em um dia

A chuva que atingiu a capital durante o fim de semana superou a média histórica do mês inteiro em apenas 24 horas. Até o meio-dia de ontem, a marca chegou aos 110 mm, já ultrapassando o habitual de novembro em Porto Alegre – que é de 105,5 mm, de acordo com a MetSul. No fim da noite, o índice superava os 150mm na zona sul e passava os 184mm no Jardim Botânico, segundo o Inmet. Em decorrência do temporal, pelo menos nove famílias tiveram de deixar suas casas no domingo. A Defesa Civil ainda atendeu ocorrências de destelhamento e transbordamento de arroios nos bairros Restinga, Partenon e Ponta Grossa, além de cinco chamados de quedas de árvores. A situação nas áreas próximas ao Lago Guaíba estão sendo monitoradas. No Litoral Norte do estado, ao menos três municípios registraram estragos. Em Santo Antônio da Patrulha, Arroio do Sal e Terra de Areia, houve destelhamentos de casas, postes e árvores caídas e rodovias bloqueadas. O início da semana ainda será marcado pela instabilidade.


Prefeitura de Porto Alegre quer abrir vagas de pré-escolas em prédios desocupados do estado

Em reunião na sexta-feira, representantes da Secretaria Municipal de Educação (Smed) anunciaram que a prefeitura negocia 800 vagas para a pré-escola em imóveis que pertencem ao governo do estado e estão desocupados. As novas matrículas devem ser disponibilizadas já em 2024, para crianças de 4 e 5 anos, idade de frequência escolar obrigatória.

O montante, no entanto, está longe de contemplar todas as crianças dessa faixa etária. Um levantamento inédito da Matinal, com base no Censo 2022 do IBGE, mostrou que 6 mil crianças de 4 e 5 anos estão fora da escola. Considerando ainda o grupo de 0 a 3 anos, a prefeitura precisa criar 12,3 mil vagas para atender à meta do Plano Nacional de Educação (PNE).

Mas o número trabalhado pelo executivo é bem menor: cerca de 5 mil crianças de 0 a 5 anos estão na fila de espera hoje. Essa é a demanda manifesta, ou seja, que representa aquelas famílias que buscaram vaga em 2023 e não foram atendidas. No início do ano letivo, o total era de 6,3 mil.

Apesar da negociação com o estado e do plano de um novo edital para ampliar a rede de escolas conveniadas, a prefeitura não vai zerar o déficit em 2024.


Conselheiros solicitam autoconvocação para votar saída do reitor da UFRGS

Grupo de 35 integrantes do Conselho Universitário da UFRGS (Consun) protocolou um pedido para votar o processo sobre a destituição do reitor Carlos Bulhões e da vice-reitora Patrícia Pranke em 24 de novembro. Pelo regimento, a sessão precisa ser agendada pelo próprio Bulhões, que também preside o Consun, a instância deliberativa máxima na universidade, que conta com 77 conselheiros. Mas, como já se esperava, Bulhões não convocou a reunião no último mês, apesar de o parecer sobre o caso já estar pronto para ser analisado. O documento que justifica sua saída tem mais de 120 páginas e foi aprovado por unanimidade pelo colegiado especial que se debruçou sobre o caso, aberto no primeiro semestre. Leia a reportagem no site da Matinal.


Preço dos aluguéis sobe em Porto Alegre

Nos últimos 12 meses, o preço médio dos aluguéis em Porto Alegre subiu 14,28%, segundo dados do Índice de Aluguel. Dos 42 bairros analisados, 38 tiveram alta no período. O lugar mais caro na capital é o Três Figueiras, onde o preço por metro quadrado era de 58,9 reais em outubro. Quem quiser morar por lá vai desembolsar, por mês, aproximadamente 2.591,60 reais por um apartamento de um dormitório, e 3.887,40 reais por um de dois. Praia de Belas (45,5 reais o metro quadrado) e Mon’t Serrat (44,7 reais) aparecem na sequência na lista dos bairros mais caros.

Partenon e o Jardim Botânico foram os que registraram maior valorização do ano passado para cá. Nesses dois bairros, os alugueis subiram 51,7% e 51,1%, respectivamente. Bela Vista é o bairro onde houve maior desvalorização: -12,6% no acumulado. Na cidade, o valor médio do metro quadrado para aluguel é de 31,52 reais.


Festival de Natação em Águas Abertas

Tapes (RS) sedia de 24 a 26 de novembro de 2023, o 2º Festival de Natação em Águas Abertas. Destinado a amadores e atletas de natação, o evento busca dar continuidade à tradição da cidade gaúcha através do fomento ao esporte na região da Costa Doce, conhecida como o “Berço Mundial de Águas Abertas”.

Localizada em uma enseada da Lagoa dos Patos, a cidade tem favorecida sua raia de natação. Tapes foi a primeira cidade do Brasil a sediar uma etapa de Mundial de Natação em Águas Abertas em 1995. O município foi laboratório para o esporte se desenvolver até tornar-se modalidade dos Jogos Olímpicos a partir de 2008. Ana Marcela Cunha, brasileira campeã olímpica na maratona aquática em Tóquio (2021), nadou em Tapes em 2010, quando tinha 18 anos.

A expectativa de participação pela comissão organizadora é de 200 atletas de diferentes estados do Brasil. A atração inclui ainda shows, feira de artesanato e agricultura familiar.

O festival começa no dia 24 de novembro (sexta-feira) com um congresso técnico e continua no sábado (25), às 9h, com a Travessia do Pontal de Tapes. Às 17h, começa a confraternização na Praia Central. No domingo (26), às 9h, é a vez das provas do Circuito de Águas Abertas. As inscrições estão abertas pela plataforma Sprinta até o dia 23 de novembro.


8º Sesc Circo

Evidenciando a potência da palhaçaria feminina e da palhaçaria negra, o 8º Sesc Circo, maior festival circense do Rio Grande do Sul, propõe, para além da graça e magia dos espetáculos, reflexões sobre pautas sociais. Nessas temáticas, destacam-se nomes como Odelta Simonetti, que apresentará os trabalhos “A espera” e “O Circo da Rarley”, e João Carlos Artigos, que comandará o encontro Sesc Dramaturgias com o tema “Comicidade Preta”, além do espetáculo “Cabeça de Nego”, durante a programação. Com todas as atrações gratuitas, o evento acontece em Camaquã, no Centro-Sul do Estado, entre os dias 21 e 26 de novembro.  

As atrações que acontecem na Lona, na Prainha (Complexo Poliesportivo Rui de Castro Netto – Rua Gen. Zéca Neto, SN), demandam a reserva prévia de ingressos através do site www.sesc-rs.com.br/espetaculosculturais, no Sesc Camaquã (Rua Marcírio Dias Longaray, 01) ou em qualquer Unidade Sesc/RS. Escolas ou grupos que quiserem participar podem fazer contato através do e-mail crondon@sesc-rs.com.br. Para as atrações do Largo junto à Lona não é necessário ingresso, e o local contará com food trucks e praça de recreação para a comunidade ao longo de todo o festival.

O movimento da palhaçaria feminina, que teve início há cerca de três décadas no Brasil, nasceu colocando a figura da mulher como protagonista nos espetáculos, destacando narrativas ligadas a padrões de beleza, maternidade, carreira, dentre outros, sempre de forma leve e engraçada. Na agenda do Sesc Circo, estão referências do meio, como Vanderleia Will, do grupo catarinense Pé de Vento Teatro, com o espetáculo “Dona Bilica e o Boi de mamão”, a paulista Lu Lopes, com a personagem Palhaça Rubra de “O show de variedades da mesma coisa”, e o grupo NIC Mulheres Palhaças, de Porto Alegre, com “Respira não Pira”

Já a palhaçaria negra estará em destaque com a presença de João Carlos Artigos, artista com quatro décadas de carreira que fundou o Coletivo Criadores Circenses no Rio de Janeiro e co-criou Red Latinoamerica de La Risa. Recentemente, Artigos interpretou Benjamin de Oliveira, um dos primeiros palhaços negros do Brasil, na novela “Amor Perfeito”, da TV Globo, vivendo o personagem morto em 1954 que se dedicou à arte para enfrentar o racismo. No festival, ele estrela “Cabeça de Nego”, um espetáculo profundo sobre um palhaço refletindo sobre a capacidade humana de produzir felicidade. Além disso, ministra dois encontros com artistas – que é parte da programação – onde propõe discutir processos criativos em um contexto afro centrado.


Idosos de Porto Alegre se preparam para a 18ª Convenção Sesc Maturidade Ativa

Com mais de 100 participantes em seis grupos divididos em diferentes bairros de Porto Alegre, o programa Sesc Maturidade Ativa completa 20 anos de atuação com idosos em 2023, ano em que é celebrado o sexagenário do Trabalho Social com Idosos em âmbito nacional. Para comemorar, reunirá cerca de 1 mil integrantes de várias partes do Estado em Torres, entre os dias 21 e 23 de novembro, para a 18ª Convenção Sesc Maturidade Ativa. O evento marca a trajetória da instituição no trabalho sistemático para promover um envelhecimento ativo e saudável para pessoas acima dos 50 anos.

No Litoral, os idosos vivenciarão, durante os três dias de Convenção, passeios turísticos, atividades culturais, de esporte, lazer, saúde e bem-estar, além de oficinas circenses, culinárias e musicais. As ações acontecem no Hotel Sesc Torres e no Parque do Balonismo, local onde a banda Demônios da Garoa apresentará um show especial na abertura do evento. Um dos maiores ilusionistas do Brasil, Kronnus também é atração confirmada com o espetáculo “Muito Mais que Mágica”.


Feira do Livro de Porto Alegre

Com o tema “Quem lê, sabe o caminho”, a tradicional Feira do Livro de Porto Alegre vai de 27 de outubro até 15 de novembro, das 10h às 20h, na Praça da Alfândega. A programação abrange mais de 630 sessões de autógrafos, 15 oficinas de escrita e literatura e 155 palestras, com participação de autores renomados nacional e internacionalmente – além de uma vasta programação infantil. Neste ano, o evento literário contará com autores como Itamar Vieira Junior, a jornalista Ana Maria Machado, a médica Natalia Timerman, a apresentadora Bela Gil, o compositor e roteirista Nelson Motta, entre outros. As oficinas, todas gratuitas e sem inscrição prévia, acontecem na Casa de Cultura Mário Quintana, no Memorial do Rio Grande do Sul e no Espaço Força e Luz.


Salão de Gramado

Salão de Gramado comemora 10 anos – A feira de móveis e decoração em Gramado, na Serra Gaúcha, vai ocorrer de 10 a 13 de junho de 2024 com nova roupagem. Além do pavilhão, acontecerá por toda cidade com eventos paralelos e intervenções de decoração e arte, transformando Gramado em um enorme palco para o Design. No dia 9 de junho de 2024, abrindo oficialmente a Semana do Salão de Gramado, arte e design, acontecerá a grande noite para revelar os vencedores da 2ª edição Prêmio Salão de Gramado de Design, no Palácio dos Festivais.


Feira Zero Grau

A Merkator Feiras e Eventos está com credenciamento aberto para a Zero Grau 2023 – Feira de Calçados e Acessórios, que vai acontecer de 20 a 22 de novembro, no Centro de Eventos do Serra Park, em Gramado (RS). O credenciamento antecipado pode ser feito online no endereço https://www.feirazerograu.com.br/pt/credenciamento e deve ser impresso pelo visitante para o ingresso na feira, evitando assim filas de acesso aos pavilhões.


Rio Grande do Sul Eventos e Feiras


Sortimento Eleições 2024 em Porto Alegre

  • Para lembrar antes de votar nas eleições 2024 – I : preocupado com as reeleição, prefeito Sebastião Melo (MDB), desiste do plano de entregar a gestão do Parque Farroupilha e do Calçadão do Lami à iniciativa privada neste mandato. O gestor público com apoio da maioria de vereadores da Capital gaúcha, desejam privatizar parques, praças e diversos espaços públicos.
  • Também vale ressaltar a fracassada privatização da Carris que foi ‘entregue’ por 70 milhões a menos que a avaliação dos bens e com concessões de linhas por 20 anos em valor simbólico de R$ 1,00.
  • Outra dica para quem deseja qualificar seu voto nas próximas eleições é ler o bacana especial especial Donos da Cidade do SUL 21, que traz excelente reportagem sobre a dobradinha que construtoras e prefeitura fizeram, nos últimos dois mandatos, para contornar restrições previstas no Plano Diretor e liberar grandes projetos imobiliários em Porto Alegre, com contrapartidas não realizadas e irrelevantes, numa clássica entrega de espaço público para determinados grupos que são financiadores de campanha.

Prefeitura de Porto Alegre : mais uma ‘entrega’ de patrimônio público

LEIA : Privatização da Carris : Governo Sebastião Melo entrega patrimônio público para iniciativa privada