Giro de Notícias Rio Grande do Sul : 9 de novembro de 2023
. Sortimento Notícias Rio Grande do Sul . Notícias Rio Grande do Sul através da newsletter do Matinal Jornalismo : Assine o Matinal e tenha acesso a matérias e reportagens exclusivas.
Giro de Notícias
- A Polícia vai investigar o sumiço de nove mosaicos da Mona Lisa das ruas de Porto Alegre: três da base do Anfiteatro Pôr do Sol, outros três na mureta em frente à estação de bicicletas na Avenida Padre Cacique e um na estrutura ao lado do Monumento aos Açorianos.
- Vestibular 2024: mais de 22 mil candidatos estarão concorrendo a 4.023 vagas em 97 cursos de graduação da UFRGS. A lista de densidade por curso você confere aqui.
- Desde o início do ano, 256 pessoas foram detidas pela Guarda Municipal. Grande parte do número de prisões está relacionado a ocorrências de furto e roubo de fios elétricos.
- De autoria do vereador Mauro Pinheiro (PL), a lei que propõe a carga horária mínima de três horas-aula semanais de educação física na rede municipal foi sancionada pela prefeitura. A disciplina também será facultativa em casos específicos.
- O projeto Territórios Inovadores, no Morro da Cruz, vai receber doação de 15 computadores feita pelo Sicredi, com o apoio do Tecnopuc.
- A implantação do Plano de Prevenção e Proteção contra Incêndio do Palácio Piratini, oficializada no último mês, já está em andamento.
Obra está parada há sete anos em escola municipal
Em julho de 2016, quando começou a construção da quadra esportiva da Escola Municipal Professor Gilberto Jorge Gonçalves da Silva, Sebastião Melo (MDB) ocupava um gabinete na prefeitura, na condição de vice do prefeito José Fortunati. Passou a administração Fortunati, transcorreram os quatro anos de Nelson Marchezan, Melo voltou a ser governo, desta vez como prefeito. O que não mudou foi a situação da obra no colégio do Campo Novo, na zona sul de Porto Alegre, paralisada há sete anos. Na realidade, a construtora só trabalhou durante quatro meses.
Em novembro de 2016, retirou-se por falta de pagamento, deixando o canteiro cercado por tapumes. Depois de um tempo, cansados de esperar por providências, professores e funcionários retomaram o espaço, cobriram a área com o cascalho e a areia que seriam usados na obra e improvisaram um espaço para os 250 alunos de educação infantil e ensino fundamental realizarem atividades físicas, cercados por paredes inacabadas do que seriam salas de apoio. O uso, no entanto, só pode ocorrer nos dias secos, porque com tempo chuvoso formam-se poças.
A Smed diz lamentar a situação e promete incluir a quadra numa lista de obras a serem realizadas.
Ponte entre Imbé e Tramandaí terá embate entre custo financeiro e custo ambiental
A empresa responsável pelos estudos sobre a nova ponte entre Imbé e Tramandaí vai apresentar duas propostas de traçado, uma delas 100 milhões de reais mais barata, mas passando por um habitat de botos ameaçados de extinção. As alternativas serão detalhadas no mês que vem pela Garden, consultoria encarregada de fazer os levantamentos de impacto ambiental.
A opção mais cara (142 milhões de reais) passaria por dentro da Lagoa do Armazém e teria 1,6 quilômetro. A outra proposta é uma ponte de 180 metros, com custo de 40 milhões de reais, no local da antiga Ponte das Sardinhas. A segunda demanda menos investimento, mas o custo ambiental é alto.
Pesquisadores apontam que uma travessia no local ameaçaria os botos, que naquele ponto mantêm uma raríssima interação com os pescadores, ajudando-os na captura de tainhas. Esse tipo de cooperação só existe em três pontos do mundo. Os estudos serão submetidos ao crivo da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Fepam).
Estudo aponta que casos de Covid não estão sendo notificados na capital
O Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS) identificou um aumento expressivo da presença do coronavírus no esgoto de Porto Alegre a partir de setembro. O número de infecções entre a população, no entanto, manteve-se relativamente estável. A discrepância sugere que há um incremento significativo no número de casos de covid, mas eles não estão sendo notificados.
Em parceria com universidade, o CEVS monitora constantemente a presença do vírus no esgoto. Até agora a queda ou o aumento da carga viral no material coletado correspondia a uma curva proporcional na quantidade de casos da doença registrados. Pela primeira vez, essa proporcionalidade sumiu. Em 30 de março, por exemplo, a carga viral era de 234.619 cópias genômicas por litro de esgoto e o número de casos, 127. Em 26 de setembro, foi registrada a maior carga viral do ano, 826.533 cópias genômicas, mais do que o triplo de março. Mas os casos notificados da doença foram apenas oito, 15 vezes menos.
Infectologistas identificam negligência da população contra o vírus. A cobertura vacinal despencou no Rio Grande do Sul, e sobram imunizantes nos postos de saúde. Confira quem pode se vacinar e onde.
Na terça-feira (7/11/23) a Matinal anunciou a mudança para empresa sem fins lucrativos a partir de janeiro e o lançamento do Crowdfunding Matinal 2024, que vai financiar esse movimento. Em menos de 48 horas, 68 pessoas apoiaram e 17 mil reais foi arrecadado. O valor monetário é 5% da meta de 290 mil reais, montante previsto para financiar a operação da Matinal no primeiro semestre de 2024.
Como instituição sem fins lucrativos, todo o faturamento (composto por assinaturas, campanhas de financiamento, grants, parcerias de mídia e cursos) será reinvestido na própria Matinal, a fim de garantir a manutenção do jornalismo. Apoie o jornalismo local, independente e sem fins lucrativos em Porto Alegre! Participe também da campanha de quem se importa com Porto Alegre!
Rio Grande do Sul registra mais de 3 milhões de casos de Covid-19
Até o momento, no Rio Grande do Sul foram registrados 3.068.773 casos de Covid-19 e 42.521 mortes pelo vírus. O estado aplicou 28.267.609 doses da vacina monovalente e 1.656.140 vacinas da bivalente contra a doença. Os dados são do Ministério da Saúde.
Porto Alegre lidera em número de doses aplicadas de vacinas contra a covid-19, com 3.987.001 da monovalente e 339.159 da bivalente. O infectologista Julival Ribeiro ressalta a importância de a população buscar os centros de saúde para se vacinar contra a covid-19 e outras doenças infecciosas.
“Nós estamos observando ao longo desses meses a importância das pessoas tomarem a vacina para a covid-19, visto que ao longo desses meses, a vacina preveniu várias doenças e sobretudo, casos graves, hospitalizações e mortes”, avalia.
Ação ambiental na Restinga arrecada 2,2 toneladas de resíduos plásticos para reciclagem
Durante três dias, a segunda edição do projeto Plastitroque realiada na Unidade Social ACM Vila Restinga Olímpica, situada em Porto Alegre, arrecadou 2,2 toneladas de resíduos sólidos. O volume de plástico é três vezes maior do que o arrecadado na primeira edição. As entregas foram convertidas em 480 kits de alimentação e 120 kits de material escolar distribuídos aos participantes. Os resíduos arrecadados serão destinados à Cooperativa de Reciclagem da Restinga (Coopertinga), parceira da iniciativa e que integra o Programa Ser+.
Criado para estimular o descarte adequado e a reciclagem, o projeto Plastitroque é desenvolvido em comunidades locais onde a Braskem atua. Ao se mobilizarem para a iniciativa, os participantes arrecadam itens como garrafas plásticas, sacolas, tampinhas, embalagens de produtos de limpeza, higiene e alimentos que são pesados e convertidos nas moedas simbólicas “plasticoins” que são trocados por kits de alimentos e material escolar.
Rio Grande do Sul Eventos e Feiras
Com o tema “Quem lê, sabe o caminho”, a tradicional Feira do Livro de Porto Alegre vai de 27 de outubro até 15 de novembro, das 10h às 20h, na Praça da Alfândega. A programação abrange mais de 630 sessões de autógrafos, 15 oficinas de escrita e literatura e 155 palestras, com participação de autores renomados nacional e internacionalmente – além de uma vasta programação infantil. Neste ano, o evento literário contará com autores como Itamar Vieira Junior, a jornalista Ana Maria Machado, a médica Natalia Timerman, a apresentadora Bela Gil, o compositor e roteirista Nelson Motta, entre outros. As oficinas, todas gratuitas e sem inscrição prévia, acontecem na Casa de Cultura Mário Quintana, no Memorial do Rio Grande do Sul e no Espaço Força e Luz.
Salão de Gramado comemora 10 anos – A feira de móveis e decoração em Gramado, na Serra Gaúcha, vai ocorrer de 10 a 13 de junho de 2024 com nova roupagem. Além do pavilhão, acontecerá por toda cidade com eventos paralelos e intervenções de decoração e arte, transformando Gramado em um enorme palco para o Design. No dia 9 de junho de 2024, abrindo oficialmente a Semana do Salão de Gramado, arte e design, acontecerá a grande noite para revelar os vencedores da 2ª edição Prêmio Salão de Gramado de Design, no Palácio dos Festivais.
A Merkator Feiras e Eventos está com credenciamento aberto para a Zero Grau 2023 – Feira de Calçados e Acessórios, que vai acontecer de 20 a 22 de novembro, no Centro de Eventos do Serra Park, em Gramado (RS). O credenciamento antecipado pode ser feito online no endereço https://www.feirazerograu.com.br/pt/credenciamento e deve ser impresso pelo visitante para o ingresso na feira, evitando assim filas de acesso aos pavilhões.
Acontece no sábado, dia 11 de novembro de 2023, no Teatro da AMRIGS ( Av. Ipiranga, 5311 ), em Porto Alegre / RS, a Xl Edição do Festival Gaúcho de Pole Dance e Artes. O tema da edição 2023 é “Pole in The Jungle” e promete ser um encontro memorável com mais de 60 performances e elenco composto por mais de 100 artistas do Rio Grande do Sul e convidados de todo o país. Gigi Lovers, multiartista e idealizadora do evento é quem comanda a cena. O Festival Gaúcho de Pole Dance e Artes terá duas sessões : 1ª Sessão, às 15h e 2ª Sessão, às 18h30min. Ingressos pelo Sympla. Mais Informações pelo Instagram @festivalpolepoa.
Sortimento Eleições 2024 em Porto Alegre
- Para lembrar antes de votar nas eleições 2024 – I : preocupado com as reeleição, prefeito Sebastião Melo (MDB), desiste do plano de entregar a gestão do Parque Farroupilha e do Calçadão do Lami à iniciativa privada neste mandato. O gestor público com apoio da maioria de vereadores da Capital gaúcha, desejam privatizar parques, praças e diversos espaços públicos.
- Também vale ressaltar a fracassada privatização da Carris que foi ‘entregue’ por 70 milhões a menos que a avaliação dos bens e com concessões de linhas por 20 anos em valor simbólico de R$ 1,00.
- Outra dica para quem deseja qualificar seu voto nas próximas eleições é ler o bacana especial especial Donos da Cidade do SUL 21, que traz excelente reportagem sobre a dobradinha que construtoras e prefeitura fizeram, nos últimos dois mandatos, para contornar restrições previstas no Plano Diretor e liberar grandes projetos imobiliários em Porto Alegre, com contrapartidas não realizadas e irrelevantes, numa clássica entrega de espaço público para determinados grupos que são financiadores de campanha.
Prefeitura de Porto Alegre : mais uma ‘entrega’ de patrimônio público
LEIA : Privatização da Carris : Governo Sebastião Melo entrega patrimônio público para iniciativa privada