
Giro de Notícias Rio Grande do Sul : eleições municipais e volta às aulas em Porto Alegre e bandeira laranja predomina no programa Distanciamento (Des)Controlado de Eduardo Leite
Previsão do tempo: Depois de um domingo instável, a segunda será de tempo firme no Estado. Em Porto Alegre, sol e chances de pancadas de chuva. A máxima será de 23°C.
Mapas eleitorais revelam que bairros ricos comandam viradas no poder em Porto Alegre
Por meio de dados e análises, os repórteres Naira Hofmeister e Pedro Papini mostram o histórico dos partidos e os bairros responsáveis pela mudança dos grupos políticos da Capital gaúcha. Aconteceu duas vezes em eleições à prefeitura de Porto Alegre: em 2016 e em 2004, a cidade rechaçou a gestão que vinha reelegendo, e mudou o projeto político à frente do Paço Municipal. Primeiro foi José Fogaça, então no PPS, que acabou com os 16 anos do PT no comando do Executivo da Capital. Depois, o atual prefeito Nelson Marchezan Júnior (PSDB) encerrou o ciclo de três mandatos consecutivos encabeçados pela dupla Fogaça/Fortunati – que embora não fossem colegas de sigla, representavam a continuidade da gestão iniciada após o rompimento da hegemonia da esquerda.
Em comum, além de encerrarem períodos longevos de continuidade administrativa, as duas viradas começaram nos bairros centrais e mais ricos da cidade. No ano em que celebramos a 10ª eleição da nova era democrática, e 35 anos desde que voltamos às urnas, Matinal mergulha nos dados do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS) e apresenta em mapas e gráficos um panorama da preferência do eleitor e do perfil dos políticos que protagonizaram esse tempo.
O que dados e mapas das eleições em Porto Alegre mostram também é a tendência do eleitor em dar continuidade a projetos políticos ao longo de sucessivas gestões.
Eleição 2020 tem quase 900 candidatos em Porto Alegre
Começou a campanha eleitoral da disputa mais acirrada da história democrática de Porto Alegre. Até a noite de domingo (27.09), dia seguinte ao fim do prazo para registro de candidaturas, 876 pessoas estavam inscritas para concorrer ao pleito de novembro – 850 na disputa para uma das 36 vagas da Câmara Municipal, além dos 13 postulantes à Prefeitura e seus respectivos vices. A quantidade de candidatos cresceu 41% na comparação com 2016. Conforme os dados apresentados ao Tribunal Superior Eleitoral, que ainda irá julgar e deferir, ou não, as candidaturas, há um perfil já bem definido dos candidatos. Dois de cada três são homens; três em cada quatro, brancos. Praticamente metade declarou-se solteiro e com ensino superior completo. A faixa etária predominante é de 45 a 49 anos – o candidato mais novo tem 19 anos e os mais velhos, de 80 a 84 anos. Os candidatos representam 28 partidos diferentes. Para concorrer, os candidatos também listaram seus bens. Entre os postulantes ao Paço Municipal, essa declaração vai de 50 mil reais a 1.435 milhão de reais. Como mostra esta reportagem do Matinal, o perfil dos candidatos é bastante parecido o dos parlamentares da atual legislatura da Câmara de Vereadores.
Professores de Porto Alegre contra o retorno às aulas
Os professores municipais de Porto Alegre estão em estado de greve contra a decisão da Prefeitura de retomar as atividades presenciais nas escolas a partir de segunda-feira (28.09). A precipitada volta às aulas desconsidera os protocolos do Go0verno do Estado que orienta o retorno das atividades nas regiões que estão sem bandeira vermelho ou preto por mais de duas semanas consecutivas. Mais uma vez as Bandeiras do Distanciamento (Des)Controlado da gestão de Eduardo Leite, no Estado no Rio grande do Sul, são afrontadas, ressaltando a passividade e desrespeito com a administração do líder político. A decisão da entidade na sexta-feira (25.09) pode se transformar em uma paralisação na assembleia do Simpa marcada para a quarta-feira (30.09). A categoria cobra a definição de medidas sanitárias para a segurança de educadores e estudantes e irá ao Ministério Público por uma testagem em massa para professores, alunos e funcionários das escolas. Ao menos 49 escolas haviam informado ao sindicato que não retomariam as atividades nesta segunda. No fim de semana, a Secretaria Municipal de Educação informou que fez os repasses para que os almoços na educação infantil fossem retomados a partir de segunda-feira (28.09). Em meio ao impasse entre Piratini e a Prefeitura de Porto Alegre quando à volta às aulas, o Colégio Militar publicou um vídeo com a mensagem: “Estamos voltando”. O conteúdo orienta sobre atividades a partir de segunda-feira. O Colégio segue as orientações de Jair Bolsonaro, fazendo pressão para o retorno das atividades. O mais estranho, é que o colégio irá dar férias aos alunos no início de outubro. Muito barulho, para atender caprichos que não estão identificados com a saúde da comunidade escolar e familiares. Recentemente, foi um fiasco a mobilização de alguns pais de alunos do Colégio Militar de Porto Alegre ao promover uma ação de “abraço ao colégio” que pretendia mostras respaldo ao retorno das aulas. Apesar do apoio do Colégio, o número de pais presentes foi tão pequeno que mal conseguiu “abraçar” as colunas da entrada.
Rio Grande do Sul vai avançando contra a Covid-19
Pela primeira vez desde o início do plano de Distanciamento (Des)Controlado, todas as regiões do Rio Grande do Sul estão sob a mesma cor, a bandeira laranja, que indica risco médio de contaminação ao coronavírus. Isso se deveu ao avanço de índices positivos aferidos pelo Governo do Estado. A situação fez com que nenhuma região ou cidade apresentasse recurso contra a decisão. Na apresentação do mapa prévio, o governador Eduardo Leite (PSDB) buscou reforçar o alerta: “Importante lembrar a todos que a Covid-19 não passou”. Até esse domingo, 4.627 pessoas morreram no RS em razão da doença, que teve mais de 185,5 mil casos. Mas uma boa notícia é que o número de internações segue caindo, tanto em nível estadual como em Porto Alegre, que ontem completou sete dias seguidos de queda na ocupação nos leitos de UTI. O patamar de ontem era semelhante ao da segunda quinzena de julho, um momento de forte expansão dos casos.
Rio Grande do Sul
: Hospital de Clínicas abriu inscrições para interessados em participar de estudos de uma das candidatas a vacina contra a Covid-19.
: Depois de ver a ação virar “disputa ideológica”, a Guarda Municipal retirou a máscara de proteção que havia sido colocada no Laçador. A costureira que confeccionou a peça lamentou: “A ignorância venceu”.
: O uso de máscara é uma realidade para 89% dos porto-alegrenses, de acordo com pesquisa do Correio do Povo e do Clube de Opinião.
: Brigada Militar e a Vigilância Sanitária interromperam mais uma festa, que reunia 60 pessoas aglomeradas, em Gramado.
: Em Porto Alegre, três bares foram autuados no fim de semana por desrespeitarem o decreto quanto ao número de pessoas e o horário de funcionamento.
: O aeroporto Salgado Filho está liberado novamente para operar voos internacionais, a TAP voltou a comercializar passagens entre Porto Alegre e Lisboa.
Sortimento Giro de Notícias Rio Grande do Sul
Produzido pela redação de Sortimentos com informações do Matinal Jornalismo, assessorias de imprensa e com intervenções de Fábio Juchen.
Assine o Matinal e tenha acesso a matérias e reportagens exclusivas e a programação e notícias culturais por Roger Lerina.