Giro de Notícias Rio Grande do Sul : volta às aulas e eleições em Porto Alegre, energia solar, FederArroz e FecoAgro elege diretoria

Giro de Noticias Rio Grande do Sul - Sortimentos.com
Giro de Noticias Rio Grande do Sul
Giro de Noticias Rio Grande do Sul

Sortimento Giro de Notícias Rio Grande do Sul

Volta às aulas e eleições em Porto Alegre, energia solar, FederArroz e FecoAgro elege diretoria

Em meio a uma possibilidade de greve dos professores municipais, Prefeitura de Porto Alegre e Governo do Estado concordaram com o retorno das aulas presenciais no início de outubro. Na política, a Justiça anulou o processo de impeachment contra o prefeito Marchezan – que foi o principal alvo no debate na Rádio Gaúcha.

Previsão do tempo:
Prepare-se para uma sequência de dias quentes. A temperatura vai subir em especial no Norte do Estado. Porto Alegre deve ter até 25°C em um dia de sol e nuvens.

Acordo autoriza volta às aulas na semana que vem

Em um encontro no Ministério Público, Prefeitura de Porto Alegre e Governo do Estado chegaram a um acordo que autorizou a retomada de aulas presenciais a partir da semana que vem, iniciando pela educação infantil e o terceiro ano do ensino médio. Recomeçaram as atividades em escolas da rede municipal onde funcionam o serviço de alimentação e readaptação de alunos. Algumas Instituições receberam poucos estudantes e outras não reabriram em respeito à decisão das comunidades escolares, que consideram que suas escolas não têm condições de seguir os protocolos sanitários. Além disso, há queixas de estabelecimentos que não receberam alimentos nem orientações da Prefeitura para o retorno. A retomada, aliás, contrariava a decisão estadual, que só libera atividades presenciais em cidades que receberam duas bandeiras laranjas na sequência. O descumprimento e a falta de garantia para um retorno seguro são justificativas dos municipários para o estado de greve no ensino aprovado pelo sindicato na sexta-feira. O Colégio Militar voltou com as atividades na segunda-feira com adesão de 66% dos alunos. Até sexta-feira, a programação é de acolhida dos estudantes e planejamento do retorno das aulas, segundo comunicado da instituição.

Porto Alegre passa de mil óbitos por Covid-19

Seis meses depois de registrar sua primeira vítima fatal, Porto Alegre ultrapassou ontem mil mortes por Covid-19, encerrando a segunda-feira com 1.011 óbitos relacionados à doença. Foram 140 dias para a marca das primeiras 500 mortes e outros 144 para dobrar o número na capital gaúcha, que registra a sexta menor taxa de mortalidade entre capitais no país. Apesar da marca, o número de UTI ocupadas por infectados pelo coronavírus em Porto Alegre segue em uma tendência de queda, apesar de ter encerrado o dia ontem com 285 internados – mais do que na véspera, mas ainda assim em um patamar semelhante a segunda quinzena de julho. No total, contando os pacientes com Covid-19 e os com outras doenças, a ocupação de leitos de UTI está em 87% na Capital. No Rio Grande do Sul, os óbitos relacionados ao coronavírus chegaram ontem a 4.648. Ontem de acordo com a Universidade Johns Hoppkins, o mundo chegou à marca de 1 milhão de vítimas por Covid-19.

Impeachment anulado

A batalha jurídica em torno do processo de impeachment do prefeito Nelson Marchezan Júnior (PSDB) parece estar caminhando para um capítulo definitivo. O juiz Cristiano Vilhalba Flores, da 3ª Vara da Fazenda Pública do Foro Central de Porto Alegre, declarou nula a sessão da Câmara que recebeu o pedido de impedimento do prefeito. No entendimento do magistrado, a sessão do dia 28 de agosto teve “infração às garantias da ampla defesa e do contraditório”. Entre os pontos analisados pelo juiz, está o fato de que os vereadores deveriam “ter enfrentado os processos legislativos que tramitavam com pedido de urgência, por iniciativa do Poder Executivo, há mais de 45 dias” antes de votar o impeachment de Marchezan. A Câmara deverá apelar da decisão para tentar revertê-la na segunda instância na próxima semana. Conforme GZH, a procuradoria do Legislativo irá argumentar que questões administrativas, como o processo de impeachment, não cumprem o mesmo rito dos projetos de lei em regime de urgência, devendo ser priorizadas.

Candidatos miram em Marchezan no debate

Alvo na Câmara, alvo também nas eleições. Foi Nelson Marchezan Júnior o mais atacado no inusitado debate da Rádio Gaúcha – em que os 13 candidatos estavam dentro de carros no estacionamento da RBS. As críticas ao atual prefeito vieram da esquerda, da direita e mesmo de seu vice – e atual adversário político.

Mais negros nas eleições

O número de candidatos autodeclarados negros cresceu no Rio Grande do Sul, com relação às eleições municipais de 2016. Em novembro, 1.949 candidatos que se definiram como pretos irão disputar cargos no Estado, enquanto quatro anos atrás foram 1.351. Da mesma forma, o contingente de indígenas quase dobrou, passando de 69 para 128 no mesmo período. O crescimento, porém, reduziu pouco a desigualdade ante ao total de brancos na disputa. Neste ano, 28,7 mil candidatos que se descreveram como brancos irão concorrer, o que totaliza 87,1% do total – percentual que foi de 90,3% em 2016. Em Porto Alegre, há apenas dois vereadores negros entre os 36 que compõem a atual legislatura, o equivalente a 6% do plenário, um índice bem abaixo de representar a proporção de negros da população da Capital, que é de cerca de 20%.

Rio Grande do Sul tem a segunda maior potência instalada de energia solar na geração distribuída

Segundo recente mapeamento da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), o Rio Grande do Sul tem a segunda maior potência instalada de energia solar na geração distribuída entre os estados brasileiros.

De acordo com a entidade, o território gaúcho possui 446,9 megawatts (MW) em operação nas residências, comércios, indústrias, propriedades rurais e prédios públicos, o que correspondem a 13,1% do total instalado da tecnologia fotovoltaica na modalidade no País.

O estado gaúcho possui atualmente 38.998 sistemas em operação, que abastecem cerca de 47.429 consumidores, espalhados por 494 cidades. Ou seja, 99,6% dos 496 municípios gaúchos já possuem pelo menos um sistema solar fotovoltaico em funcionamento.

FecoAgro/RS elege diretoria para o período 2020/2023

Em assembleia realizada na terça-feira, 22 de setembro, na sede da CCGL em Cruz Alta (RS), a Federação das Cooperativas Agropecuárias do Estado do Rio Grande do Sul (FecoAgro/RS) elegeu sua diretoria para o período 2020/2023. Por aclamação, o atual presidente, Paulo Pires, foi reconduzido ao cargo, tendo como vice Darci Hartmann, de Cruz Alta.

Natural de São Luiz Gonzaga (RS), o engenheiro agrônomo Paulo Pires, 59 anos, foi presidente da Coopatrigo, no mesmo município. Pires vai para seu terceiro mandato frente à entidade representativa das cooperativas agropecuárias gaúchas.

Inicia plantio da área destinada à Abertura Oficial da Colheita do Arroz

A semeadura da área destinada ao ato oficial da 31ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas teve início nesta semana. O evento ocorrerá pela terceira vez consecutiva na Estação Experimental Terras Baixas, da Embrapa Clima Temperado, em Capão do Leão (RS), nos dias 9, 10 e 11 de fevereiro de 2021. O tema será  “Os novos rumos do sistema de produção”.

Conforme o coordenador do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) Zona Sul, André Matos, responsável técnico pela área das lavouras no evento, o plantio começou pelas áreas da Basf e da FMC. “No espaço da FMC foram utilizadas as cultivares 424 RI do Irga e BRS Pampeira da Embrapa”, destacou. A 424 RI lidera o ranking das dez cultivares mais utilizadas no Rio Grande do Sul na safra 2019/2020, com 49,6% da área semeada. Já a BRS Pampeira apresenta boa adaptabilidade, atingindo produtividades acima de 12 toneladas por hectare observadas em lavouras comerciais no Estado.

A Abertura Oficial da Colheita do Arroz 2021 conta com uma área total de 9 hectares, sendo que 5,8 hectares são de áreas de lavouras demonstrativas de arroz, soja, milho e pastagens.

Flash News Rio Grande do Sul

:: Dos 1,1 mil testes rápidos para Covid-19 realizados com quem está trabalhando na Expointer, 49 haviam dado positivo até domingo.

:: A Associação dos Transportadores de Passageiros de Porto Alegre estima em 67 milhões de reais o prejuízo das empresas de ônibus por causa da pandemia. Sistema de transporte público estaria operando com apenas 40% da capacidade.

:: A Carris foi autorizada a contratar um empréstimo de 21 milhões de reais. O dinheiro seria usado para renovação da frota. Mas, o dinheiro para a renovação da frota faz parte do cálculo tarifário e pago por usuários desde a última licitação

:: Conselheiros da UFRGS convocaram reunião extraordinária para debater as medidas de reestruturação da Universidade anunciadas pelo novo reitor, Carlos Bulhões.

:: Governo do RS rejeitou mais de 5 mil pedidos de matrículas em EJAs, Neejas e cursos técnicos. A razão, segundo a Secretaria Estadual de Educação, é não abrir novas turmas por conta da pandemia de coronavírus.

:: Cinco editais para a área da cultura, que somam quase 40 milhões de reais, foram apresentados pelo Governo do Estado. A publicação está prevista para o dia 1º de outubro.

:: Hospital Humaniza, do grupo CCG Saúde, deve começar a funcionar em dezembro na Capital gaúcha. Estima-se que o empreendimento gere 850 empregos diretos.

Sortimento Giro de Notícias Rio Grande do Sul 

Produzido pela redação de Sortimentos com informações do Matinal Jornalismo, assessorias de imprensa e com intervenções de Fábio Juchen.

Assine o Matinal e tenha acesso a matérias e reportagens exclusivas e a programação e notícias culturais por Roger Lerina.