Momento Sortimento : depoimentos à PF, encontro no Alvorada e reunião do G20

Momento Sortimento : depoimentos à PF, encontro no Alvorada e reunião do G20

Depoimentos à PF
Enquanto o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e militares se calaram durante o depoimento à Polícia Federal (PF), o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, e o ex-ministro da Justiça Anderson Torres adotaram estratégias diferentes. Ambos responderam a todos os questionamentos no inquérito que apura uma suposta tentativa de golpe de Estado. Quem também prestou depoimento foi o assessor de Bolsonaro, Tércio Arnaud Thomaz.

Segundo apurou a CNN, ele respondeu 168 perguntas sobre dez temas diferentes. Tércio é considerado um dos pilares do chamado “gabinete do ódio”. Ele era responsável por ajudar na organização das redes sociais do ex-presidente e da distribuição de conteúdos para os apoiadores de Bolsonaro. Sob reserva, fontes da cúpula da PF avaliam que Bolsonaro não teria como justificar seu envolvimento na suposta tentativa de golpe de estado antes das eleições.


Encontro no Alvorada
O presidente Lula realizou um “happy hour” com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e lideranças de partidos da base do governo. O encontro, que aconteceu no Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência da República, também contou com os ministros Alexandre Padilha (Relações Institucionais); Fernando Haddad (Fazenda); Luciana Santos (Ciência e Tecnologia); Paulo Pimenta (Comunicação Social); e Rui Costa (Casa Civil).

A agenda ocorre em meio aos recentes ruídos entre o Palácio do Planalto e a Câmara envolvendo o controle do Orçamento. O objetivo da reunião é fazer um gesto de aproximação com os deputados para conseguir aprovar pautas de interesse do governo no Congresso — de forma especial, projetos voltados à área econômica.


Flávio Dino
Flávio Dino tomou posse como ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). A cerimônia na Corte foi acompanhada por diversas autoridades e políticos de diferentes siglas, governadores e ex-colegas da Esplanada dos Ministérios. Foram mais de 800 convidados para sessão solene no plenário do Tribunal. Dino disse que tem “muita nitidez” sobre suas posições e que sempre buscou “agregar” e “respeitar as diferenças”. Foi a sua primeira fala pública como ministro do Supremo.

Marcaram presença os presidentes da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e dos tribunais superiores, além do procurador-geral da República, Paulo Gonet, e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Beto Simonetti.


Reunião do G20
O chefe de diplomacia da União Europeia, Josep Borrell, disse que há um consenso dentro do G20 no apoio à solução de dois Estados para a crise entre israelenses e palestinos, e que o bloco precisa deixar clara essa posição publicamente. “É um consenso entre todos nós, porque eu não ouvi ninguém dizer nada contra a solução de dois Estados. Então vamos tornar público. Eu pedi ao ministro brasileiro (Mauro Vieira) que, em suas conclusões orais, leve esse tema e explique que todos no G20 são favoráveis a essa solução”, afirmou Borrell em entrevista a agências de notícias no Rio de Janeiro.

O tema foi um dos assuntos centrais no primeiro dia de discussões no encontro de chanceleres do G20 que tratou especificamente das tensões mundiais e colocou na mesa a situação em Gaza e também o conflito na Ucrânia.


Fortaleza
O Clube mostrou o rosto de jogador atingido por bomba e torcida se impressiona

Ivete Sangalo
Cantora é internada com pneumonia e tranquiliza: “Me sentindo melhor”

Carros elétricos
Donos buscam opções para recarga mais fácil e barata

Fuga
Três pessoas foram presas por possível envolvimento na fuga de dois criminosos da penitenciária federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte.

Pouso na Lua
Os EUA realizaram o seu primeiro pouso na lua em mais de 50 anos. A missão acontece com o módulo Odysseus, apelidado de “Odie”, sem tripulação. A última alunissagem (chegada de uma espaçonave na superfície lunar) dos EUA ocorreu em 1972, com a missão Apollo 17. Naquela ocasião, a nave foi tripulada. O objetivo de “Odie” é avaliar o ambiente lunar antes de uma possível missão tripulada à Lua pelo programa Artemis no final de 2026. Um aparente problema com os sistemas de navegação do Odysseus forçou o módulo de pouso a depender de tecnologia experimental minutos antes do pouso. “A Intuitive Machines tomou a decisão de reatribuir os sensores primários de navegação do Odysseus”, informaram as equipes em transmissão ao vivo antes do pouso.