Aeroporto Salgado Filho em Porto Alegre reabre em outubro/24

Aeroporto Salgado Filho em Porto Alegre - Sortimento Divulgação Turística - sortimento.com.br

Aeroporto Salgado Filho em Porto Alegre reabre em outubro/24

.| Sortimento Rio Grande do Sul notícias destaca a reabertura do Aeroporto Salgado Filho em Porto Alegre

O Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre (RS), retomará os voos comerciais a partir do dia 21 de outubro. A venda de passagens está autorizada desde sexta-feira, 9 de agosto. E, de acordo com o governo federal, serão 128 voos diários (pousos e decolagens), o que equivale a mais de 3 mil voos por mês. As aeronaves irão operar das 8h às 22h.

Segundo o governo, as pistas de táxi e pátio de aeronaves também estão incluídos no processo de retomada do aeroporto. 

A recuperação do aeroporto inclui a pista de pouso e decolagem, que possui 1,3 mil metros de extensão, e 20 mil metros quadrados do pátio, onde as aeronaves ficam estacionadas. 

Outras ações previstas são a preparação do pavimento para receber recapeamento ou reconstrução em pavimento flexível. A medida ocorre para que, em dezembro, a recuperação  seja concluída completamente e o aeroporto possa voltar a operar normalmente..

O terminal aéreo havia sido fechado no dia 3 de maio em função das enchentes no Rio Grande do Sul.

Pixel Brasil 61


Azul anuncia retorno dos voos em 21 de outubro do Salgado Filho

A Azul, maior companhia aérea em número de voos e destinos atendidos, retomará suas operações no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre. A partir de 21 de outubro, a companhia terá o maior movimento diário no aeroporto da capital gaúcha, com pico de 60 movimentos diários (pousos e decolagens), além de reforçar sua posição de empresa com a maior malha no Estado do Rio Grande do Sul.

A companhia aérea passa a conectar novamente Porto Alegre com as cidades de Campinas (SP), Curitiba (PR), Belo Horizonte (Confins-MG), Congonhas e Guarulhos (SP), Galeão (RJ), além de ligações regionais para os municípios de Santa Maria, Santo Ângelo, Pelotas e Uruguaiana, no Rio Grande do Sul. As operações serão realizadas, em sua maioria, em jatos A320, com capacidade para transportar até 174 Clientes.

Com o retorno parcial das operações no Aeroporto Salgado Filho, a Azul suspende sua operação regular na base aérea de Canoas, para onde voava desde 1º de junho, como forma de suprir o transporte aéreo na região após a catástrofe climática que afetou 341 municípios gaúchos.

Clientes com passagens emitidas para voar de ou para Canoas a partir de 21 de outubro serão reacomodados para Porto Alegre, no Salgado Filho, em voos da própria companhia.

“Porto Alegre tem uma ligação muito importante com a Azul, já que foi a cidade que recebeu o primeiro voo de nossa companhia. Quando foi preciso, nós nos solidarizamos, nos mobilizamos e seguiremos trabalhando na reconstrução do Estado. Estamos aptos a voltar a conectar Porto Alegre com o interior do Rio Grande do Sul e com as principais cidades do Brasil e do Exterior, seja em viagens de lazer ou de negócios”, destaca André Mercadante, diretor de Alianças, Planejamento e Revenue Management da Azul.

O executivo celebra ainda o fato de a Azul liderar os pousos e decolagens neste momento de retomada. “A partir da tarde de hoje (9), quando iniciarmos as vendas de nossa malha em Porto Alegre, estaremos ofertando mais de 57mil assentos semanais, o que representa 78% da operação que a empresa possuía antes dos alagamentos e enchentes na região”, destaca.

Ajuda humanitária ao Rio Grande do Sul 

Ao longo da operação emergencial em Canoas, a Azul transportou mais de 35 mil Clientes entre a base aérea e os aeroportos de Viracopos, em Campinas, e de Guarulhos. Além de ajustar a malha aérea, a Azul também desempenhou um papel crucial na ajuda humanitária ao Rio Grande do Sul nesse período.

Desde o início das operações de auxílio, a companhia encabeçou movimento de arrecadação que chegou a receber e transportar quase 3.000 toneladas de doações, enviadas por meio de sua malha aérea, de rodovias e até mesmo pelo mar, com apoio de parceiros e da Marinha do Brasil, para garantir que os donativos chegassem rapidamente aos necessitados.

Os voos estarão disponíveis a partir da tarde desta sexta-feira (9) no site da Azul, na central de vendas ou nas agências de viagens parceiras.


Publicação ‘Aeroporto Salgado Filho em Porto Alegre’ no Sortimento Notícias conta com apoio do site Divulgação Turística