CDL POA traça perfil dos bairros impactados pelas enchentes em Porto Alegre

Fotos da enchente no centro de Porto Alegre

 CDL POA traça perfil dos bairros impactados pelas enchentes em Porto Alegre

Levantamento possibilita caracterizar as pessoas físicas e jurídicas mais sujeitas às consequências dos alagamentos na capital gaúcha 

.| Sortimento Negócios & Economia |. Conforme estudo lançado pela CDL Porto Alegre com o propósito de descrever social e economicamente os 46 bairros diretamente afetados pela elevação histórica do Guaíba, 52,9% são mulheres e 47,1% homens entre a população adulta (18 anos ou mais). Já considerando a faixa etária, destaque para o segmento entre 30 e 49 anos (38,6%) e os idosos (60 anos ou mais), cuja participação no total é de 31,3%. Os dados foram obtidos junto às ferramentas de inteligência de mercado da Equifax / Boa Vista, parceira de negócios da CDL POA.

Outro aspecto que chama atenção na nota técnica elaborada pela Assessoria Econômica da CDL POA, datada em 23 de maio de 2024, é a divisão pela renda mensal, presumida a partir de diversas informações, como o comportamento de compra e as fontes de rendimentos. Considerando que a população estimada nas regiões analisadas é de 654.507 moradores, quatro em cada 10 pessoas (39,4%) recebem até R$ 2.000,00 por mês.

A profissão, por meio do critério estabelecido pela Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), também foi aferida. Muito embora a base não consiga discriminar as estatísticas para pouco mais da metade do total, é possível constatar que “vendedor de comércio varejista” ocupa o terceiro lugar na lista das 20 principais ocupações dos bairros afetados, chegando a 11.981 pessoas (4,1%).
 

Os administradores estão em primeiro, 29.070 (10,0%), e os auxiliares de escritório em segundo, 16.822 (5,8%). “Os trabalhadores ligados ao varejo aparecem de forma significativa. Muitos dos estabelecimentos seguem sem abrir suas portas em virtude das consequências dos alagamentos. Por sua vez, mesmo nos casos em que a água não tenha tomado conta da loja, danificando produtos, estoques e a estrutura, diversas operações não estão funcionando a pleno em decorrência das restrições à mobilidade dos colaboradores ou até do próprio dono”, detalha Oscar Frank, economista-chefe da Entidade.
 

Na dimensão da Pessoa Jurídica (PJ), foram identificados 86.531 CNPJ’s, ou seja, 33,3% do total da cidade. Desses, 19.803 (22,9%) são Microempreendedores Individuais (MEI’s). Além disso, o critério do faturamento presumido dos últimos 12 meses aponta que os negócios com receita até R$ 499,99 mil representam a maioria absoluta (59.370), ou seja, 68,6% do total. Por fim, entre os ramos de atividade por CNAE 2.0, temos condomínios prediais (9,2%), comércio varejista de vestuário e acessórios (3,0%) e cabeleireiros, manicure e pedicure (2,8%).
 

O presidente da CDL POA, Irio Piva, explica que a Entidade tem se dedicado a realizar estudos, pois o entendimento e o mapeamento do cenário do varejo são condições cruciais para a tomada de decisão, ainda mais neste momento de reconstrução. “A informação qualificada e sua interpretação correta são imprescindíveis para a sociedade como um todo ter mais elementos para direcionar os esforços a fim de nós, como coletividade, nos erguermos novamente”, comenta o dirigente.

Metodologia  

Para elaborar a caracterização e extrair o perfil de pessoas físicas e jurídicas, foram utilizadas as ferramentas de inteligência de mercado da Equifax / Boa Vista para a região que compreende os 46 bairros apontados pela Secretaria do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade de Porto Alegre alagados pela enchente. Os dados são do dia 22 de maio.
 

Bairros considerados: Aberta dos Morros; Anchieta; Arquipélago; Azenha; Belém Novo; Boa Vista do Sul; Cavalhada; Centro Histórico; Chapéu do Sol; Cidade Baixa; Cristal; Espírito Santo; Farrapos; Floresta; Guarujá; Hípica; Humaitá; Independência; Ipanema; Jardim Floresta; Jardim Isabel; Jardim São Pedro; Lageado; Lami; Menino Deus; Moinhos de Vento; Navegantes; Partenon; Passo da Areia; Pedra Redonda; Petrópolis; Ponta Grossa; Praia de Belas; Rubem Berta; Santa Cecília; Santa Maria Goretti; Santa Rosa de Lima; Santa Tereza; Santana; São Geraldo; São João; Sarandi; Serraria; Tristeza; Vila Assunção e Vila Conceição.