Notícias enchente no Rio Grande do Sul : boletim manhã de 27 de maio

Notícias enchente no Rio Grande do Sul : boletim manhã de 27 de maio

Notícias enchente no Rio Grande do Sul : boletim manhã de 27 de maio

Sortimento Notícias enchente em Porto Alegre – Sortimento Notícias da enchente no Rio Grande do Sul


A capital gaúcha amanheceu na segunda-feira (27/05) apreensiva mais uma vez. Após o trauma da inundação e a tempestade de quinta-feira, que alagou novamente várias regiões da cidade e irritou os porto-alegrenses, um novo alerta aponta para chuva e ventos fortes. Também traz a edição da Sabatina Parêntese e a situação nos abrigos, onde os voluntários estão sobrecarregados e as pessoas ainda não têm previsão de voltar para casa.


Publicação com conteúdo da newsletter da Matinal : Assine o Matinal e tenha acesso a matérias e reportagens exclusivas.


Em novo alerta, Melo suspende aulas e descarte de resíduos

A Defesa Civil de Porto Alegre emitiu no domingo um alerta de chuvas e ventos intensos para hoje e amanhã. De acordo com o boletim, dados do Inmet preveem precipitação entre 50 e 100 milímetros por dia na capital, com rajadas que podem alcançar 100 km/h. A previsão também aponta riscos de inundações e deslizamentos em encostas. O órgão alerta sobre quedas de galhos de árvores e cortes de energia elétrica.

Na esteira da Defesa Civil, o prefeito Sebastião Melo suspendeu as aulas na segunda e terça-feira e pediu para que as pessoas fiquem em casa. A pronta resposta e a adoção de medidas foi bem diferente em relação à forte chuva que caiu na capital na última quinta-feira. Na ocasião anterior, a Defesa Civil e prefeitura se manifestaram tarde demais. Moradores foram orientados apenas a “monitorar” o alagamento e avaliar a possibilidade de saírem de casa – recomendação que chegou após horas de rápida elevação da água.

Outra mudança foi o pedido para a população suspender o descarte de resíduos nas ruas devido à previsão de chuva intensa. Até sábado, a orientação era para descartarem os resíduos nas calçadas para serem recolhidos. Agora, a orientação é manter os descartes em casa. Segundo o DMLU, até então foram retiradas 10,5 mil toneladas de resíduos das ruas, incluindo restos de móveis estragados, lodo acumulado e outros detritos.

Intensidade deve ser menor – A MetSul, que havia emitido o aviso sobre as chuvas intensas da última quinta, informou que desta vez o que atinge o RS é um ciclone extratropical, cujo impacto tende a ser menor. Contudo, o solo frágil pode intensificar os danos. A MetSul diz que, após essa chuva, a massa de ar seco que sucede o ciclone deve fazer com que a chuva dê uma longa trégua.


Márcia Barbosa na Sabatina Parêntese: “A reconstrução precisa ser resiliente”

Márcia Barbosa, renomada professora de Física da UFRGS e ex-Secretária de Política e Programas Estratégicos do MCTI, foi a primeira entrevistada na “Sabatina Parêntese – Conversas abertas sobre o futuro”, evento promovido pela Matinal no último sábado, 25 de maio. Dezenas de pessoas lotaram a Livraria Paralelo 30, que fica na rua Vieira de Castro, próximo à Redenção. Durante o encontro, Márcia destacou a importância de reconstruir áreas afetadas por desastres climáticos com base na ciência, defendendo a criação de serviços climáticos integrados e a inclusão da educação climática no currículo escolar. Ela enfatizou a necessidade de soluções de baixo para cima, envolvendo comunidades vulneráveis e diversos setores da sociedade na formulação de políticas públicas eficazes e sustentáveis.

“A gente precisa reconstruir com base no que a ciência diz que tem que ser. E por que eu estou insistindo nisso? Porque se eu reconstruir igualzinho como estava antes, vai chover de novo e nós vamos ter o mesmo fenômeno”, afirmou Márcia Barbosa


Pedido de impeachment de Melo será votado hoje e deve ser arquivado

A Câmara Municipal de Porto Alegre inicia a análise da admissibilidade do pedido de impeachment contra o prefeito Sebastião Melo (MDB), apresentado pela União das Associações de Moradores. Fontes indicam que os 25 parlamentares que geralmente apoiam o prefeito, incluindo a base e independentes, não devem votar de maneira unânime desta vez.

O presidente da Câmara, Mauro Pinheiro (PP), considera o momento inoportuno devido aos projetos importantes relacionados às enchentes. O líder do governo, Idenir Cecchim (MDB), minimiza o risco, enquanto o líder da oposição, Roberto Robaina (PSOL), vê a situação como uma oportunidade para expressar insatisfação com a gestão atual. O processo só prossegue se aceito pela maioria simples dos vereadores. Leia a reportagem da Matinal.


Melo determina ao Dmae que investigue relatório sobre problemas em casas de bomba

No sábado, o prefeito Sebastião Melo determinou ao Dmae a abertura de investigação sobre documento que aponta falhas em Estações de Bombeamento de Águas Pluviais e foi assinado por engenheiros do departamento, conforme nota divulgada pela prefeitura. Na semana passada, a Matinal mostrou que o município havia sido comunicado sobre problemas em quatro casas de bomba depois da cheia em novembro de 2023. Engenheiros teriam relatado sobre a necessidade urgente de resolver o problema nessas estruturas. Os documentos foram revelados pelo deputado estadual Matheus Gomes (PSOL) e pelo jornalista Lennon Haas.

Em entrevista a GZH, o diretor-geral do Dmae afirmou que está tranquilo diante da investigação. “A intenção, acredito eu, do prefeito, é justamente mostrar para a sociedade que não houve negligência por parte do Dmae, porque é um processo que o Dmae tomou conhecimento há apenas cinco meses”, disse. Atualmente, menos da metade das 23 estações estão em funcionamento – das 11 que estão funcionando, algumas ainda operam com capacidade reduzida.


Voos de Porto Alegre começam a ser operados na Base Aérea de Canoas

Parte dos voos do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, serão temporariamente operados na Base Aérea de Canoas a partir de hoje. Embarques e desembarques ocorrerão no ParkShopping Canoas devido à inundação do aeroporto da capital. Companhias aéreas como Gol, Azul e Latam atuarão no novo terminal provisório.

Os passageiros serão transportados até a Base Aérea, cerca de 3,4 km, em um trajeto de aproximadamente 10 minutos. Enquanto isso, Fraport, que administra o Salgado Filho, pediu a renegociação dos termos do seu contrato com a Anac por conta dos prejuízos com a inundação.


Em Porto Alegre, o número de desabrigados chega a 12,5 mil pessoas acolhidas em 149 abrigos

Nos últimos dias, esses locais começaram a dar indícios de desmobilização. Esse movimento, que poderia ser considerado normal, preocupa devido às chuvas recentes que voltaram a alagar a cidade, adiando os planos daqueles que tentavam retornar para casa. Com moradias ainda inundadas, as vítimas das enchentes permanecem nos abrigos, gerenciados majoritariamente por voluntários.

A queda no número de pessoas disponíveis para ajudar preocupa as coordenações dos pontos de acolhimento, que não recebem apoio da prefeitura na gestão e lutam para manter as atividades.

Na Escola Aurélio Reis, na zona norte da cidade, voluntários precisam deixar a coordenação para retornar às suas vidas particulares, mas enfrentam dificuldades, já que a prefeitura não assume o gerenciamento do local.

Depois de abrigos, cidades temporárias – As pessoas que não tiverem condições de voltar para casa serão levadas para uma das quatro zonas de habitação temporária que serão construídas na região metropolitana de Porto Alegre. As chamadas “cidades temporárias” devem ficar prontas até o final de junho.


Projeto Paredes com Propósito

O artista urbano Jotape Pax lançou o projeto Paredes com Propósito para transformar estruturas marcadas pelas enchentes no estado. A iniciativa envolve a pintura de casas e escolas nas áreas mais atingidas de Porto Alegre, com o objetivo de melhorar a estética dos espaços e promover resiliência, renovação e senso de comunidade entre os moradores, conforme relatou para GZH. Pax disponibilizou um formulário para que voluntários possam se inscrever e ajudar na pintura. O projeto também contará com a doação de materiais, como tintas e pincéis. Inicialmente, a meta é pintar 2 mil casas, na capital e outras áreas do Rio Grande do Sul.


Terceiro corredor humanitário

A prefeitura libera o terceiro corredor humanitário. O novo acesso, disponível para veículos de emergência e carros de passeio, fica na avenida Assis Brasil entre a Fiergs e a Freeway, no bairro Sarandi. A via de 300m amplia a saída de veículos pela BR-290. O trânsito no terceiro caminho alternativo aberto pela prefeitura foi liberado na noite de segunda-feira

Sortimento Notícias enchente em Porto Alegre

Giro de Notícias

Em Brasília, apesar dos debates sobre a tragédia no RS, o Congresso não avançou em projetos sobre a crise climática; único texto votado flexibilizou a legislação.

Da capital federal, também vem mais desinformação: deputados da oposição, como o gaúcho Marcel Van Hattem (Novo), junto de influenciadores bolsonaristas, atacam o grupo que pesquisa NetLab UFRJ, que estuda o impacto das fake news.

Vice-presidente Geraldo Alckmin vem ao RS hoje e deve anunciar novo auxílio federal.

Exército erra em orientação para evacuar bairro Mathias Velho, em Canoas, e assusta moradores. Corporação admitiu falha e informou que militares envolvidos foram afastados e uma investigação foi aberta.

A CEEE Equatorial religou parte do circuito elétrico que alimenta a área oeste do Centro Histórico, nos arredores da Praça da Alfândega. De acordo com a empresa, 42 mil clientes ainda estão sem energia.

Com energia elétrica, alguns estabelecimentos da Andradas voltaram a funcionar.

No sábado, 14 bairros de Porto Alegre ficaram sem água depois que uma adutora de grande porte se rompeu na zona norte.

Ainda no Sarandi, durante o fim de semana, foi recomposto o dique da Fiergs pelo qual a água do rio Gravataí extravasou.

Proprietários de carros danificados pelas inundações que não têm seguro devem solicitar a baixa em um Centro de Registro de Veículos Automotores (CRVA).

Aliás, o sistema do Procergs, responsável por realizar esses e outros serviços no estado, deve voltar a operar hoje.

Após três semanas sem eventos, a Cinemateca Capitólio retoma a programação na próxima quinta. A renda obtida com a mostra Ao sentido comunitário será destinada ao projeto Futuro Audiovisual RS.

Na sexta-feira, os bombeiros e o BOPE atenderam uma ocorrência de ameaça de bomba no bairro Bom Fim, em Porto Alegre. A ação foi encerrada no fim da tarde, quando foi descoberto que a mala deixada em frente à Federação Israelita do Rio Grande do Sul estava vazia.


Matinal é uma rede de iniciativas ancoradas em plataforma jornalística plural e gratuita. A independência editorial é garantida porque a maior parte do faturamento vem do apoio financeiro de pessoas que acreditam nesse trabalho. Faça parte desse grupo de apoiadoras e apoiadores também!
Quero apoiar a Matinal


Basta ! Chega! A insuportável hipocrisia dos políticos negacionistas. Falta de investimento, ações contra o meio ambiente visando atender desejos financeiros de grupos e projetos de lei que esqueceram de cuidar e preservar a cidade visando aumentar a arrecadação

Prefeitura de Porto Alegre, gestão Sebastião Melo (MDB ) liberou construções na Orla do Guaíba e no Parque Harmonia que interferiram no meio ambiente com retirada de árvores e uso de área com objetivo de aumentar receita através de concessões.