Notícias enchente no Rio Grande do Sul : boletim destaca Gravataí, Porto Alegre, Sistema Penitenciário, energia e Aeroporto Salgado Filho

Notícias enchente no Rio Grande do Sul : boletim das 22h destaca Gravataí, Porto Alegre, Sistema Penitenciário, energia e Aeroporto Salgado Filho

Notícias enchente no Rio Grande do Sul : boletim das 22h destaca Gravataí, Porto Alegre, Sistema Penitenciário, energia e Aeroporto Salgado Filho

Sortimento Notícias enchente em Porto Alegre – Sortimento Notícias da enchente no Rio Grande do Sul

Dados divulgados no boletim mais recente da Defesa Civil do Estado:

Municípios afetados: 317
55 óbitos confirmados
Pessoas em abrigos: 13.324
Desalojados: 69.242
Afetados: 510.585
Feridos: 107
Desaparecidos: 74

O nível do Guaíba vou aumentar e atingiu 5 metros e 22 cm às 21h, maior marca até o momento

São mais de 10 mil pessoas resgatadas até a tarde de sábado. Abastecimento de água em interrompido em 800 mil imóveis no Rio Grande do Sul

Presidente Lula volta ao Rio Grande do Sul no domingo para acompanhar a situação das enchentes no estado

Autoridades estimam que duas mil pessoas estejam isoladas na BR-290 no trecho de Eldorado do Sul

Porto Alegre registra 55 pontos com bloqueio total. Em estradas gaúchas são mais de 160 pontos de bloqueio total entre vias Federais e estaduais.


Energia

Mais de 403 mil unidades seguem sem luz em todo o Rio Grande do Sul, conforme o boletim mais recente publicado pela CEEE Equatorial. São 127 mil unidades afetadas os municípios mais atingidos são Guaíba, Porto Alegre, São Jerônimo e Alvorada. Já na área de concessão da RGS são mais de 276 mil pontos sem energia, principalmente o município da região do município das regiões dos Vales do Taquari dos Sinos, Região Metropolitana, Planalto e Central


Gravataí

São seis bairros de Gravataí que estão em alerta em razão da elevação do rio que banha a cidade. Bairros, Vila Rica, Novo Mundo, Parque dos Anjos, Mato Alto e Passo das Canoas estão sendo monitorados pela Defesa Civil do município.

A situação nos bairros Vila Rica em Novo Mundo preocupa em razão do avanço das águas pelas ruas. Os os moradores estão deixando suas casas e sendo abrigados em diferentes pontos como a Escola Municipal Olinda Valente e também no CTG Aldeia dos Anjos.

Segundo a última atualização da Defesa Civil o rio Gravataí está em elevação gradual e mede 6 metros e 3 cm. O nível normal, é de 2 metros e 60 cm.

Não haverá aula nas escolas do município Gravataí na segunda e na terça.

A noite é de mobilização no CTG Aldeia dos Anjos onde dezenas de voluntários recebem os desalojados e preparam marmitas para os necessitados. Diversos locais da cidade também estão como mobilização de voluntários. O CTG Carreteiro da Saudade se prepara para receber 260 pessoas de Canoas

Às 21h30 de sábado (4), chove fraco e constantemente na cidade


Aeroporto Salgado Filho

O Aeroporto Salgado Filho em Porto Alegre seguirá fechado por tempo indeterminado. A administradora do aeroporto informou na noite de sábado que segue em contato com a Defesa Civil, autoridades e companhias aéreas para acompanhar e avaliar a situação. A operação está suspensa desde a noite de sexta-feira. No sábado foi fechado o saguão do aeroporto onde eles estavam cerca de 120 passageiros conforme a empresa. As pessoas foram encaminhados para hotéis e abrigos na cidade.

Passageiros afetados pelo fechamento devem entrar em contato com a companhia aérea


Mobilidade

Alerta aos motoristas : evitem circular por ruas de Porto Alegre e principalmente nas rodovias da região metropolitana, Serra e Central.

Quem quer chegar à capital gaúcha : único jeito é utilizar a RS-040 ou a RS-118 . Para Porto Alegre, acesso direto apenas pela 040, após chegar na Zona Leste e direcionar para os demais bairros da cidade. A tarde o outro acesso que ainda estava liberado pela Assis Brasil através da Freeway foi fechado pela EPTC.

A EPTC registrava às 23h, 77 ocorrências em aberto, sendo 58 com bloqueio total de via por acúmulo de água e 7 com acúmulo de água ocasionando bloqueio parcial, 1 por postes/fios caídos na via com bloqueio total, 2 semáforos fora de operação.

A Central de Controle e Monitoramento da Mobilidade acompanha a situação para intervir com agilidade e garantir a segurança viária da capital. A equipes de fiscalização e manutenção elétrica foram reforçadas e enviadas para as regiões com maior risco de sinistros de trânsito.

É importante que a população informe as demandas pelo app 156+POA ou números 156 e 118 do Atendimento ao Cidadão para orientar as fiscalização e para que a prefeitura possa atender as demandas.


Sistema Penitenciário

Não há previsão de retorno dos mais de mil presos que deixaram a Penitenciária Estadual do Jacuí devido aos alagamentos. 1057 detentos tiveram que ser transferidos para Penitenciária de alta segurança de Charqueadas em razão do problema. Outros presos foram encaminhados para galerias superiores da Penitenciária Estadual do Jacuí. Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo do Estado afirma que as unidades prisionais do Vale do Rio Pardo estão sem abastecimento de água e que está utilizando o conteúdo de reservatório. Já o presídio Estadual de Arroio do Meio está totalmente isolado devido à queda de pontes e a interrupção de estrada


DMAE

O DMAE solicita que a população economize água. 4 estações de tratamento estão paradas: Ilhas, Moinhos de Vento, São João e Tristeza. As captações desses locais foram inundadas, por isso não há previsão de retorno da operação. As que estão em funcionamento encontram dificuldades no tratamento, devido a alta turbidez da água, são elas: Menino Deus e Belém Novo.

O DMAE adverte que a água está muito turva, e pede que as pessoas consumam de forma consciente, pois não há previsão de reduzir a turbidez e isso pode comprometer a operação.


Governo Federal

“Estou em contato permanente com os ministros e o comando militar que estão no Rio Grande do Sul. Amanhã retorno ao estado para acompanhar e reforçar o trabalho coordenado com o governo do estado e as prefeituras nesse momento tão difícil”, escreveu o presidente Lula em rede social.

Até o momento, 9.749 pessoas já foram resgatadas na região

São 7.007 ações terrestres, 2.340 fluviais e 402 aéreas. As ações de resgate continuam ocorrendo 24h por dia, com efetivo de 29 helicópteros, quatro aeronaves, 866 viaturas e 182 embarcações.

“A situação é crítica. Mais de 200 pessoas já foram resgatadas só pela Força Aérea Brasileira em mais de 36 horas de voo”, explicou o ministro Paulo Pimenta, da Secretaria de Comunicação da Presidência da República.

A lista de atividades logísticas da operação contabiliza ainda 31 voos para transporte de materiais, 520 transportes terrestres de pessoas, 29 transportes terrestres de materiais de 69 ações de evacuação de pessoas.


Número de mortes supera enchentes de setembro de 2023 e governador Eduardo Leite diz que Estado precisará de um “Plano Marshall”

O número de mortes no Rio Grande do Sul na recente catástrofe climática já ultrapassou o total de óbitos das enchentes de setembro de 2023, que teve 55 vítimas. Durante a entrevista, transmitida ao vivo, Leite confirmou que o RS tem 7 mortes em investigação, podendo chegar a 62.

Leite enfatizou : “Rio Grande do Sul vai precisar de uma espécie de ‘Plano Marshall’ de reconstrução, aquele de reconstrução da Europa no pós-guerra”