Oitavas de final da Copa do Brasil 2023 : São Paulo, Palmeiras, Atlético-MG, América-MG e Athletico-PR vencem e ficam em vantagem para o jogo de volta

Copa do Brasil 2024 - Tabela de jogos - sortimento.com.br

Sortimento Futebol

Oitavas de final da Copa do Brasil 2023 : São Paulo, Palmeiras, Atlético-MG, América-MG e Athletico-PR vencem e ficam em vantagem para o jogo de volta

Oitavas de final da Copa do Brasil 2023 : São Paulo, Palmeiras, Atlético-MG, América-MG e Athletico-PR vencem e ficam em vantagem para o jogo de volta

Definido os 16 clubes classificados para as oitavas de final da Copa do Brasil 2023 .

17.05. 21:30 América-MG 2 x 0 Internacional
17.05. 21:30 Athletico-PR 3 x 2 Botafogo
17.05. 21:30 Atlético-MG 2 x 0 Corinthians
17.05. 20:00 Sport 0 x 2 São Paulo
17.05. 19:30 Grêmio 1 x 1 Cruzeiro
17.05. 19:00 Palmeiras 3 x 0 Fortaleza
17.05. 19:00 Santos 0 x 0 Bahia
16.05. 21:00 Fluminense 0 x 0 Flamengo

Clubes classificados para as Oitavas de final da Copa do Brasil 2023

  • América-MG
  • Athletico-PR
  • Atlético-MG
  • Bahia
  • Botafogo
  • Corinthians
  • Cruzeiro
  • Flamengo
  • Fluminense
  • Fortaleza
  • Grêmio
  • Internacional
  • Palmeiras
  • Santos
  • São Paulo
  • Sport

São Paulo acaba com invencibilidade do Sport na Ilha do Retiro em 2023

São Paulo saiu na frente do Sport nas oitavas de final da Copa do Brasil. Na quarta-feira, o Tricolor paulista venceu o Leão por 2 a 0, na Ilha do Retiro, em Recife, com gols de Luciano e Marcos Paulo, garantindo a importante vantagem para a partida de volta, marcada para o dia 1 de junho, no Morumbi.

O Sport ficou com um jogador a menos em campo no segundo tempo com a expulsão de Fabinho, Dorival Júnior colocou em campo Gabriel Neves, Luciano e Marcos Paulo, destaque da partida com linda assistência para Luciano balançar as redes..

Com o resultado, o São Paulo acabou com a invencibilidade do Sport na Ilha do Retiro em 2023. Até então o Leão não havia perdido ou sequer empatado atuando em seu estádio, embora tenha perdido o título da Copa do Nordeste para o Ceará, nos pênaltis.

O São Paulo precisou de apenas dois minutos para assustar o Sport. Alisson fez o cruzamento no segundo pau para Michel Araújo, mas Renan se esticou todo para desviar a bola com a ponta dos dedos. Pouco depois, Rato cobrou escanteio, e Arboleda completou de cabeça, arrematando em direção ao chão, porém, o goleiro rubro-negro estava bem colocado para fazer a defesa.

O Sport só foi ameaçar o São Paulo pela primeira vez aos 13 minutos, mas quando o fez, quase abriu o placar. Em contra-ataque, Vagner Love recebeu na área e tentou completar de carrinho, mas não alcançou a bola. Na sequência da jogada, os donos da casa cruzaram na medida para Fabinho, que cabeceou dentro da pequena área, parando em Rafael, que fez bela defesa à queima-roupa.

O São Paulo tentava responder, mas faltava repertório. Sem velocidade e dribles pelos lados do campo, o time tinha dificuldade para levar perigo ao Sport. Aos 22 minutos, porém, Rodrigo Nestor arrancou pela esquerda, invadiu a área e bateu firme, mas a defesa rubro-negra conseguiu desviar o chute. Mais tarde foi a vez de Michel Araújo experimentar da entrada da área, mandando próximo à trave.

O jogo era lá e cá. Aos 30 minutos, Vagner Love protagonizou grande jogada individual, fazendo fila na entrada da área e batendo forte, forçando outra grande defesa de Rafael. Pelo lado do São Paulo, Michel Araújo também teve uma boa oportunidade após tabelar com Nestor e soltar o pé, mas parou em Renan.

O São Paulo não foi dominante no primeiro tempo, mas acabou tendo o privilégio de jogar com um homem a mais em campo durante boa parte da etapa complementar. Logo aos 15 minutos Fabinho fez falta em Michel Araújo, recebeu o segundo cartão amarelo e, consequentemente, o vermelho, sendo expulso da partida.

Em vantagem numérica, Dorival Júnior decidiu promover três mudanças na equipe: Gabriel Neves, Marcos Paulo e Luciano entraram nas vagas de Alisson, Michel Araújo e Wellington Rato. E foi justamente esse trio que fez a jogada do gol são-paulino.

Aos 25 minutos, Gabriel Neves acionou Marcos Paulo de primeira. O meia-atacante, por sua vez, deu um passe genial para Luciano precisar apenas completar para o fundo das redes, colocando o São Paulo em vantagem na Ilha do Retiro e consagrando Dorival Júnior.

Daí em diante o São Paulo ainda tentou ampliar a vantagem para ficar em uma situação bastante confortável para o jogo de volta, no Morumbi, e conseguiu com Marcos Paulo, que aproveitou o cruzamento rasteiro de Calleri para completar para o fundo das redes e deixar o Tricolor com um pé nas quartas de final da Copa do Brasil.

FICHA TÉCNICA

SPORT 0 X 2 SÃO PAULO

Local: Ilha do Retiro, em Recife (PE)

Data: 17 de maio de 2022, quarta-feira

Horário: 20h (de Brasília)

Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (FIFA-GO)

Assistentes: Nailton Júnior de Oliveira (FIFA-CE) e Leone Carvalho Rocha (GO)

VAR: Rodrigo D’Alonso Ferreira (SC)

Gols: Luciano, aos 25 do 2ºT, e Marcos Paulo, aos 43 do 2ºT (São Paulo)

Cartões amarelos: Beraldo, Nestor, Rafinha (São Paulo); Jorginho, Fabinho (2), Ronaldo Henrique (Sport)

Cartão vermelho: Fabinho (Sport)

SPORT: Renan; Ewerthon, Rafael Thyere, Sabino e Felipinho; Fabinho, Ronaldo Henrique (Ítalo) e Jorginho (Pedro Martins); Luciano Juba (Fábio Matheus), Edinho (Wanderson) e Vagner Love (Gabriel Santos).

Técnico: Enderson Moreira.

SÃO PAULO: Rafael; Rafinha, Arboleda (Alan Franco), Beraldo e Patryck; Pablo Maia, Alisson (Gabriel Neves) e Rodrigo Nestor (Nathan); Michel Araújo (Marcos Paulo), Wellington Rato (Luciano) e Calleri.

Técnico: Dorival Júnior.


Grêmio e Cruzeiro empatam em jogo de golaços

Na quarta-feira (17/05), Grêmio e Cruzeiro empataram em 1 a 1, na Arena Grêmio, pelo primeiro jogo das oitavas de final da Copa do Brasil. Os maiores campeões da competição contaram com belos gols de Bruno Rodrigues e Luis Suárez. Com o empate no primeiro jogo, uma vitória simples para qualquer uma das equipes na volta garante a classificação. Caso a igualdade no placar se mantenha, a decisão vai para a disputa de pênaltis. A vaga para as quartas de final será definida na quarta-feira (31/05), às 20h (de Brasília), no Mineirão.

Desde o apito inicial, os dois times deixaram claro qual seria o ritmo do jogo, com o Grêmio dominando a posse de bola, mas o Cruzeiro aproveitando contra-ataques, deixando um jogo muito corrido. Aos oito minutos, os visitantes construíram boa jogada e abriram o placar. Neto Moura encontrou Willian pela direita, o lateral avançou e cruzou na medida para Bruno Rodrigues. O atacante matou a bola na entrada da área, ajeitou e chutou colocado, no ângulo esquerdo do goleiro Gabriel Grando, para marcar um golaço.

O gol movimentou a partida, que se tornou um ataque contra ataque, com as duas equipes trocando fogo. O Grêmio terminou o primeiro tempo com maior posse de bola, mas desperdiçou boas chances através de Luis Suárez, que chegou a carimbar o travessão em uma tentativa de bicicleta. Já o Cruzeiro foi mais objetivo em seus ataques, mas não conseguiu converter as chances no segundo gol. Aos 47 minutos, Bruno Rodrigues recebeu passe pela esquerda, tirou do goleiro e tinha o gol livre para fazer 2 a 0, mas tentou driblar o zagueiro Kannemann, que fez a interceptação.

Na segunda etapa, a equipe de Renato Gaúcho tinha dificuldades de chegar à meta adversária, mas aos 33 minutos Luis Suárez recebeu a bola na entrada da área e bateu de trivela, para marcar um lindo gol de empate. Com a igualdade no placar, o Grêmio melhorou na partida e, assim como no primeiro tempo, deixou um jogo muito disputado, com as duas equipes criando boas chances, mas parando em boas defesas dos goleiros Rafael Cabral e Gabriel Grando, que garantiram o empate.

FICHA TÉCNICA

GRÊMIO 1 X 1 CRUZEIRO

Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)

Data: 16 de maio de 2023 (quarta-feira)

Horário: 19h30 (de Brasília)

Árbitro: Raphael Claus

Assistentes: Fabrini Bevilaqua Costa e Daniel Paulo Ziolli

VAR: Wagner Reway

Cartões amarelos: Fábio, Kannemann e Reinaldo (Grêmio). Ramiro, Wesley e Henrique Dourado (Cruzeiro).

GOLS: Grêmio: Luis Suárez (aos 33 minutos do 2ºT) Cruzeiro: Bruno Rodgrigues (aos oito minutos do 1ºT)

GRÊMIO: Gabriel Grando; Fábio (Nathan), Bruno Alves, Kannemann e Reinaldo; Villasanti e Pepê (Carballo); Bitello, Cristaldo (Everton Galdino) e Vina (Zinho); Suárez.

Técnico: Renato Gaúcho

CRUZEIRO: Rafael Cabral; William, Lucas Oliveira, Castán e Marlon; Wallisson (Machado), Ramiro (Matheus Jussa) e Neto Moura (Nikão); Bruno Rodrigues, Wesley (Stênio) e Gilberto (Henrique Dourado).

Técnico: Pepa


Empate no jogo entre Santos e Bahia

Na noite de quarta-feira (17/05), o Santos ficou no empate de 0 a 0 com o Bahia, na Vila Belmiro, pela partida de ida das oitavas de final da Copa do Brasil. O Peixe até chegou a balançar as redes, com Deivid Washington, mas o gol foi anulado por impedimento de Lucas Pires, que cruzou para o atacante.

Um novo empate leva a decisão aos pênaltis. O jogo da volta está marcado para o dia 31 de maio, às 19 horas (de Brasília), na Arena Fonte Nova.

O primeiro tempo começou sem grandes emoções na Vila Belmiro. Atuando em casa, o Peixe até tentou se impor nos primeiros minutos, mas encontrou muita dificuldade para furar a marcação adversária.

Do outro lado, o Tricolor apostou no contra-ataque. E foi justamente assim que os visitantes assustaram pela primeira vez. Com o relógio marcando 15 minutos, Biel recebeu dentro da área, cortou o zagueiro e bateu cruzado para a defesa de João Paulo. No rebote, a zaga afastou para longe.

Aos 22, o goleiro alvinegro voltou a trabalhar. David Duarte aproveitou o cruzamento e emendou uma bomba da entrada da área. Atento, João Paulo se esticou todo para realizar uma grande defesa. Aos 35, o camisa 34 brilhou novamente, desta vez em arremate de Cauly que tinha o endereço do ângulo.

O Santos, por sua vez, até chegou a balançar as redes na etapa inicial, com Deivid Washington, mas o gol foi anulado por impedimento de Lucas Pires, que cruzou para o centroavante.

Na volta do intervalo, o Peixe tentou ser mais agressivo, mas novamente sofreu com a falta de criatividade. Assim, a primeira chance de perigo do segundo tempo foi dos visitantes. Com 16 minutos, Biel recebeu ótimo passe na área e chutou a centímetros da trave.

A partir de então, porém, nenhuma das equipes conseguiu ser perigosa. Os paulistas pecaram muitos nos passes e nas tomadas de decisões, enquanto os baianos passaram a gastar o tempo.

Nos minutos finais, o Alvinegro Praiano até esboçou uma pressão em busca de um tento salvador, mas nada foi suficiente para tirar o zero do placar na Vila Belmiro. A melhor chance do clube foi aos 49 minutos. Inocêncio foi acionado em profundidade e cruzou na medida para Mezenga, que cabeceou para a ótima defesa de Marcos Felipe.

FICHA TÉCNICA

SANTOS 0 X 0 BAHIA

Local: Vila Belmiro

Data: 17 de maio de 2023, quarta-feira

Horário: 19 horas (de Brasília)

Árbitro: Savio Pereira Sampaio (FIFA)

Assistentes: Bruno Boschilia (FIFA) e Leila Naiara Moreira da Cruz (FIFA)

VAR: Pablo Ramon Goncalves Pinheiro (VAR-FIFA)

Cartões amarelos: Lucas Braga (Santos); Everaldo e Vitor Hugo (Bahia)

SANTOS: João Paulo; Gabriel Inocêncio, Messias, Joaquim e Lucas Pires (João Lucas); Rodrigo Fernández (Mezenga), Dodi e Lucas Lima (Ed Carlos); Ângelo (Lucas Braga), Deivid Washington e Mendoza (Lucas Barbosa).

Técnico: Odair Hellmann

BAHIA: Marcos Felipe; Kanu, David Duarte e Vitor Hugo; Jacaré, Acevedo, Rezende e Ryan (Chávez); Cauly (Yago Felipe (Arthur Sales)), Biel e Everaldo (Ademir).

Técnico: Renato Paiva


Palmeiras atropela Fortaleza

O Palmeiras resolveu o jogo no primeiro tempo, com gols de Raphael Veiga e Bruno Tabata. Richard Ríos definiu, na segunda etapa, a vantagem e a vitória sobre o Fortaleza por 3 a 0.

A partida de volta acontece no dia 31 de maio, na Arena Castelão, em Fortaleza. Com a vantagem, o Palmeiras pode perder por dois gols de diferença na capital cearense. A equipe tricolor precisa de quatro gols de vantagem para avançar diretamente. Se ganhar por três gols de diferença, a vaga será decidida nos pênaltis.

A partida começou ao estilo que Abel Ferreira tem deixado como marca no início dos jogos: com o time alviverde no ataque em busca da abertura do marcador ainda nos primeiros minutos, se impondo como dono da casa. Aos 7 minutos, uma dividida entre Rony e Caio Alexandre na grande área resultou em uma decisão polêmica da arbitragem. Wagner do Nascimento Magalhães assinalou pênalti para o Palmeiras, Veiga cobrou e inaugurou o placar, aos 11 minutos.

Outra arma que notabiliza o Palmeiras é a bola parada e novamente a equipe alviverde mostrou sua força, apesar do ótimo reflexo do goleiro João Ricardo. Aos 17, em cobrança de escanteio de Veiga, Gómez cabeceou, o arqueiro fez grande defesa, mas no rebote, Bruno Tabata ampliou.

A vantagem não fez diminuir a intensidade dos palmeirenses, que controlavam o duelo e a velocidade das jogadas, sem deixar a defesa desprevenida. O Fortaleza tentou reagir, mas não criou oportunidades ao longo da etapa inicial e errou muitos passes simples.

Na volta do intervalo, o Fortaleza buscou se impor e arriscou mais finalizações. Algumas deram trabalho para o goleiro Weverton. Mais pressionado em seu campo, o Palmeiras teve de improvisar com bolas longas para tentar chegar ao ataque.

Dudu, em jogadas individuais, também era uma válvula de escape para o lado alviverde. Em contragolpe armado pelo camisa 7, Rony encontrou Veiga sozinho na área, mas o meia parou na trave após desvio de cabeça.

Os contra-ataques passaram a ser a única maneira do Palmeiras se aproximar do gol tricolor. Abel sacou Tabata e colocou o jovem Luís Guilherme para acelerar as jogadas pelos flancos. Na primeira chance, o garoto de 17 anos deixou marcadores para trás, mas o chute mascado impediu a torcida de comemorar.

Quem também entrou e deixou sua marca foi o volante Richard Ríos. O colombiano tem dado amostras da qualidade técnica que possui, jogo após jogo. Nos minutos finais, marcou o terceiro do Palmeiras após lance trabalhado na ponta em que a bola foi parar em seus pés na área. Ríos deixou Tinga no chão e chutou, a bola ainda tocou na trave antes de balançar a rede e dar números finais ao confronto.

FICHA TÉCNICA

PALMEIRAS 3 x 0 FORTALEZA

  • PALMEIRAS: Weverton; Mayke, Luan, Gómez e Piquerez; Zé Rafael, Gabriel Menino (Fabinho) e Raphael Veiga (Richard Ríos); Bruno Tabata (Luís Guilherme), Dudu (Breno Lopes) e Rony (Rafael Navarro). Técnico: Abel Ferreira.
  • FORTALEZA: João Ricardo; Tinga, Brítez, Titi e Lucas Crispim (Dudu); Caio Alexandre, Zanocelo (Zé Welison) e Hércules (Pochettino); Yago Pikachu (Calebe), Romarinho (Moisés) e Lucero. Técnico: Juan Pablo Vojvoda.
  • GOLS: Raphael Veiga, aos 11; Bruno Tabata, aos 17 minutos do primeiro tempo; Richard Ríos, aos 43 minutos do segundo tempo.
  • ÁRBITRO: Wagner do Nascimento Magalhães (Fifa-RJ)
  • CARTÕES AMARELOS: Yago Pikachu, Tinga.
  • PÚBLICO: 32.254 torcedores
  • RENDA: R$ 2.791.492,43.
  • LOCAL: Allianz Parque.
Copa do Brasil 2023 : tabela de jogos e placar das partidas da terceira fase

Premiação

Todos os clubes classificados para as oitavas de final da Copa do Brasil receberão uma premiação de R$ 3,3 milhões. Já a vaga para as quartas renderá uma cota de R$ 4,3 milhões.

Como disputam a Copa do Brasil desde a primeira fase, e por estarem na Série A, Santos, América-MG, Bahia, Botafogo e Grêmio acumulam uma premiação de R$ 8,5 milhões. Já Palmeiras, Internacional, Fluminense, Corinthians, Flamengo, Athetico-PR, Atlético-MG, Fortaleza, São Paulo, Cruzeiro e Sport Recife, por terem entrado na terceira fase da competição, acumulam R$ 5,4 milhões.