Dia dos Namorados 2022 : pesquisa aponta cenário otimista com 92 milhões de consumidores e injeção de cerca de R$ 18,06 bilhões na economia

Especial Dia dos Namorados em Sortimentos.com

Sortimento Espaço Empresarial

Dia dos Namorados 2022 : pesquisa aponta cenário otimista com 92 milhões de consumidores e injeção de cerca de R$ 18,06 bilhões na economia

Pesquisa Dia dos Namorados 2022 realizada em maio pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e pelo SPC Brasil, indica que 92 milhões de consumidores pretendem comprar presentes no Dia dos Namorados. A expectativa é que sejam injetados cerca de R$ 18,06 bilhões na economia, valor próximo ao de 2021. Projeção otimista para um cenário econômico com milhões sofrendo com a fome, desemprego, inflação e precarização dos salários.

“Mais da metade dos entrevistados pretende comprar presente na data. Os números são muito parecidos com o do ano passado, e tendo em vista o contexto de dificuldade econômica, acreditamos que é um motivo para a comemoração dos lojistas, que devem se preparar para uma grande movimentação, especialmente na semana anterior à data.”, diz Daniel Sakamoto, Mestre em Políticas Públicas e Governo e Gerente Executivo na CNDL

Um em quatro brasileiros vai comprar presentes mesmo com contas em atraso

Vale tudo, até se comprometer financeiramente. Será? É o que alguns perigosamente pensam. Para impressionar o parceiro, muitos consumidores não veem limites e até ignoram os compromissos já assumidos. A pesquisa da CNDL mostra que 26% dos entrevistados que pretendem comprar presentes irão às compras mesmo com contas em atraso. Entre estes, 66% estão com o CPF negativado em serviços de proteção ao crédito. Além disso, 8% deixarão de pagar alguma conta para comprar o presente da pessoa amada.

Os dados revelam ainda que 35% reconhecem gastar mais do que podem na compra de presentes para o parceiro. As justificativas para ultrapassar os limites do orçamento passam por achar que ele(a) merece (35%), querer agradar o parceiro(a) não se importando se vão gastar mais do que deveriam (27%) e gostar de agradá-lo, independentemente de terem que fazer dívidas para isso (16%).

Quem vai receber esses presentes?

Quando a pesquisa investiga quem será a pessoa presenteada, o esposo ou a esposa aparecem em primeiro lugar (61%), enquanto 31% pretendem presentear os namorados. Entre os que não vão comprar presentes, 55% não têm namorado(a), noivo(a) ou cônjuge, 10% vão priorizar o pagamento de dívidas e 10% não gostam ou não têm o costume de comemorar essa data.

Segundo o estudo, 56% dos consumidores garantem que devem comprar um único presente, enquanto 31% pretendem adquirir dois itens, sendo a média de 1,5 presente.

Presentes Dia dos Namorados 2022

  • Roupas (37%)
  • Perfumes, cosméticos e maquiagem (34%)
  • Calçados (23%)
  • Um jantar (19%)
  • Bombons e chocolates (19%).

Ticket do presente do Dia dos Namorados 2022

A pesquisa mostra que, com relação aos gastos pretendidos, 34% pretendem gastar mais este ano do que no ano passado, sendo os principais motivos:

  • Comprar um presente melhor (64%)
  • Aumento nos preços dos produtos (40%)
  • Melhora de salário (30%)
  • Enquanto isso, 31% pretendem gastar o mesmo valor e 18% devem gastar menos, sendo as principais razões:
  • Querem economizar (53%)
  • Situação financeira difícil (50%)
  • Inflação e instabilidade econômica (25%)

Em média, o consumidor brasileiro deve desembolsar R$ 196 com os presentes do Dia dos Namorados, sendo que esse valor aumenta para R$ 234 entre as pessoas das classes A e B. Além disso, 26% pretendem pagar no cartão crédito parcelado, 18% no cartão de crédito à vista e 18% no cartão de débito.

Onde será comprado o presente do Dia dos Namorados 2022 ?

Assim como em anos anteriores, os consumidores se dividirão entre buscar ofertas nas lojas físicas e on-line. Segundo o documento, 30% pretendem comprar a maioria dos presentes na internet, 26% em shoppings centers e 9% em shoppings populares. Na hora de escolher o local de compra, 48% afirmam que são influenciados pelo preço, 43% pela qualidade dos produtos, 37% pelas promoções e descontos e 28% pela diversidade de produtos.

De acordo com o levantamento, 75% dos consumidores pretendem fazer pesquisa de preço, sendo que 83% costumam pesquisar na internet, principalmente em sites/aplicativos (71%). Já 67% vão fazer pesquisa por canais físicos, com destaque para as lojas de shopping (46%) e lojas de rua (29%).

Onde os casais pretendem passar o Dia dos Namorados 2022 ?

Um encontro mais caseiro, uma viagem, um restaurante especial. Vale tudo na hora de comemorar com quem se ama. E de acordo com a pesquisa, 36% dos brasileiros passarão a data na própria casa, com queda de 19 pontos percentuais frente a 2021, ano em que o isolamento da pandemia ainda vigorava. Já 29% preferem jantar fora (com aumento de 11 pontos percentuais comparado a 2021) e 10% em um hotel/motel.