O Flamengo perdeu para o Lanús por 1 a 0 na quinta-feira (19/02), no estádio Ciudad de Lanús, pela ida da final da Recopa Sul-Americana 2026. O duelo entre campeões da Libertadores e da Sul-Americana foi truncado, mas com o time da casa melhor em campo. Ao final, a presença dos argentinos fez a diferença e Rodrigo Castillo marcou o gol que definiu o placar.
No jogo de volta, no Maracanã, o Rubro-Negro precisa vencer por dois ou mais gols de diferença para conquistar a Recopa. A equipe tenta repetir o roteiro de 2020, quando também decidiu o título em casa e derrotou o Independiente Del Valle por 3 a 0 após empatar no Equador.
O Lanús, por sua vez, leva boa vantagem para o Rio de Janeiro. Campeão da Sul-Americana, El Granate agora joga por um empate no Maracanã para conquistar sua primeira Recopa. Na edição de 2014, contra o Atlético-MG, os argentinos acabaram derrotados em solo brasileiro — cenário que esperam mudar desta vez. A equipe folga no fim de semana e concentra totalmente as atenções na partida de volta.
Jogo
O Flamengo tentou uma postura diferente após o intervalo, adiantando a marcação e pressionando a saída de bola do Lanús. Isso deu certo para limitar os donos da casa por alguns minutos e até gerou uma chance de gol ao time brasileiro, em cabeceio de Pedro. Porém, isso não durou muito e logo o Rubro-Negro passou a ser ameaçado.
Como sempre, a saída do Lanús era pelo alto e o Flamengo não conseguia impedir as chegadas. Rodrigo Castillo repetiu a dose do primeiro tempo e balançou a rede em posição irregular e novamente o gol foi anulado. De tanto insistir, o camisa 19 granate conseguiu marcar aos 31 minutos e colocou os mandantes à frente de forma merecida. Até o fim do jogo, ainda houve chances de ampliar o placar.
O encontro de campeões na Argentina não apresentou um duelo aberto, muito pelo contrário. A tônica foi o Flamengo com mais posse e o Lanús mais agudo e perigoso nas bolas aéreas. Mesmo assim, não dá para dizer que o goleiro Agustín Rossi teve trabalho. O único susto que os rubro-negros tiveram foi no gol bem anulado de Rodrigo Castillo.
O Flamengo tentou trabalhar a bola com paciência e explorar o talento de seus meias, porém encontrou dificuldades para penetrar na bem postada defesa adversária. A principal oportunidade da etapa inicial surgiu nos pés de Everton Cebolinha, que recebeu belo passe de Arrascaeta dentro da área e finalizou de pé esquerdo, obrigando Losada a fazer boa defesa.
