Rio Grande do Sul giro de notícias : catástrofe do Distanciamento Controlado, flexibilizações, irresponsabilidade com a vida, vacinação, professores da UFPel e evento Mulheres Transformadoras

Giro de Noticias Rio Grande do Sul - Sortimentos.com
Giro de Noticias Rio Grande do Sul - Sortimentos.com

Rio Grande do Sul giro de notícias

Catástrofe do Distanciamento Controlado, flexibilizações, irresponsabilidade com a vida, vacinação, professores da UFPel e evento Mulheres Transformadoras

Sortimentos Giro de Notícias Rio Grande do Sul 

Produzido pela redação de Sortimentos.com com informações do Matinal Jornalismo, assessorias de imprensa e intervenções de Fábio Juchen

Previsão do tempo: Quarta-feira (03.03) será mais um dia abafado no RS. Máxima de 33°C em Porto Alegre.

Pandemia vai ganhando ares de catástrofe no Rio Grande do Sul

As cenas vistas na Itália em março de 2020 e em Manaus parecem estar prestes a serem reprisadas em Porto Alegre. Em um quadro cuja gravidade é sem precedentes, a Capital gaúcha entra num novo momento da pandemia, quando contêiner para alojar corpos de vítimas da Covid-19 será instalado no Hospital Moinhos de Vento, a maior Instituição Privada de saúde da cidade. Aliás, é alternativa que poderá ter repetição em todo o Estado.

“Eles não atiraram, mas deram a arma”

Vale lembrar que mesmo com o caos na saúde, prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, investiu no Kit Covid e pediu para população morrer para salvar a economia e o governador do Estado do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, que entrou na Justiça para volta às aulas e flexibilizou os critérios das esfarrapadas bandeiras do Distancia Controlado. Dois irresponsáveis que por omissão do Legislativo e Ministério Público, estão levando pessoas à morte.

A economia prevalece sobre a vida. Não importa as informações sobre riscos para a vida, não importa se as UTIs estão lotadas, Não importa a saúde. Não importa a vida. O negócio tem pressa, tem desejos e necessidades acima do ser. Mas, sem pessoas não há negócio. Sem vida, não há consumo, não há impostos, não há geração de riqueza e nem mão de obra. Portanto, sem vida, nada há! O Sistema de Garantia de Direitos precisa deixar de ser omisso e encontrar meios para responsabilizar e punir todos aqueles que promovem aglomerações, flexibilizações e quebra dos protocolos. Justiça, começando por Governadores, prefeitos e secretários

Apelo: fique em casa. Se precisar sair, use corretamente a máscara, mantenha-se longe de aglomerações, faça higienização constante e procure seguir todos os protocolos indicados pela OMS.

Após avisos e alertas, chega as consequências do negacionismo e irresponsabilidade

Na terça (02.03), o Rio Grande do Sul bateu o recorde no registro de mortos por Covid-19 em um dia – foram 185 vítimas adicionadas à uma lista que já passa de 12,5 mil. Também ontem, pela primeira vez, o Estado operou com capacidade acima dos 100% do setor de tratamento intensivo – espaço que mais uma vez será ampliado, com a autorização de abertura de 149 novos leitos pelo Ministério da Saúde, ontem à noite. Nas últimas três semanas, ao menos oito pessoas morreram no RS aguardando transferência para a UTI.

A rotina de hospitais lotados deve se tornar ainda mais comum ao longo dos próximos dias. A Secretaria Estadual de Saúde determinou que hospitais de todo o RS ampliem leitos clínicos, suspendam cirurgias eletivas e operem com capacidade acima de 100% para tentar dar conta da demanda causada pelo coronavírus. A meta é chegar a cerca de 11 mil leitos –em março/21 são 6,4 mil.

São medidas que, somadas às restrições impostas, mas nem sempre cumpridas da bandeira preta, visam contornar a catástrofe. No entanto, um novo inimigo já está no ar. Um alerta epidemiológico em conjunto entre as secretarias estadual e municipal de Porto Alegre o Hospital de Clínicas dá conta da transmissão comunitária na Capital da variante P.1 do coronavírus, que é mais transmissível. Até terça-feira (02.03), foram identificados 21 casos de pessoas residentes na Capital gaúcha com a nova variante.

Governo tenta antecipar a vacinação de professores no RS

Com as aulas presenciais suspensas no Rio Grande do Sul por conta de uma decisão judicial, o governo do Estado e o poder Legislativo decidiram tentar antecipar a vacinação de professores e funcionários da rede estadual de educação. Apesar da categoria ser considerada um grupo prioritário, o governo federal não deu um prazo para disponibilizar doses suficientes para atender este público.

A imunização no Estado RS poderá seguir adiante com a chegada de mais 174,8 mil frascos da Coronavac, o que amplia para 1,1 milhão o número de vacinas enviadas para o território gaúcho. E se os professores ainda não têm previsão para serem vacinados, mais idosos terão a chance de receber a vacina. Outras duas faixas etárias entraram no radar do sistema de saúde, que atenderá pessoas com 80 anos nesta quarta e quinta-feira, enquanto os que têm 79 anos serão imunizados na sexta e no sábado. Os pontos de vacinação foram ampliados, em Porto Alegre.

Comércio faz mais demandas por alívio durante a bandeira preta no RS

Preocupados com as possíveis perdas durante a vigência da bandeira preta no Rio Grande do Sul, comerciantes buscaram junto ao Governo do Estado medidas que possam aliviar a categoria. A Associação Gaúcha para o Desenvolvimento do Varejo pede que as lojas abram para receber pagamentos. Outra reivindicação é de que os supermercados não vendam itens não essenciais, como os de bazar, por exemplo. Segundo os lojistas do setor, seria uma concorrência injusta com os estabelecimentos dedicados a esses itens, que estão fechados.

Na Assembleia Legislativa, também já há movimento para ajudar o comércio. A bancada do Novo sugeriu ao Piratini que as empresas fechadas na regiões em bandeira preta tenham condições de adiar o pagamento do ICMS. A medida já foi adotada em 2020 e beneficiou contribuintes vinculados ao Simples Nacional. As saídas buscadas por donos de empresas servem para evitar o encerramento de negócios.

Donos de salões de beleza perderam muito desde o começo da pandemia, que tem entre seus mandamentos o distanciamento social. O setor estima que de cinco estabelecimentos, um fechou as portas. Outro problema para as estéticas são os clientes que não voltaram mais por conta do medo de contaminação com a Covid-19.

Evento Mulheres Transformadoras debate o protagonismo feminino na sociedade atual

Evento Mulheres Transformadoras do Instituto da Transformação Digital (ITD) será realizado no dia 11 de março, a partir das 14h, para apresentar a visão de mundo e as inquietações das mulheres. O evento será dividido em três painéis, debatendo assuntos como educação, empreendedorismo, diversidade, inclusão social, negócios e mercado de trabalho. No final, ocorrerá um debate com todas as painelistas e interação com o público.

Uma das mediadoras do evento, Mônica Riffel, especialista em Negócios para Maturidade no ITD, destaca o objetivo e a importância do encontro. “O Mulheres Transformadoras trará visibilidade para diversos segmentos e projetos que transformam a nossa sociedade. Serão três painéis, onde as temáticas abordarão iniciativas empreendedoras que merecem destaque. Queremos dar um start para que o público feminino promova ações de transformação em suas cidades”, afirmou.

Evento Mulheres Transformadoras : mais informações, programação e inscrição.

Professores da UFPel são alvo da CGU após críticas a Bolsonaro

A Corregedoria-Geral da União abriu processos administrativos contra os professores Eraldo dos Santos Pinheiro e Pedro Hallal, da UFPel. O argumento que embasou o termo de ajustamento de conduta foi ter proferido “manifestação desrespeitosa e de desapreço direcionada ao presidente da República”, enquanto no exercício de seus cargos públicos.

As supostas ofensas foram ditas na nomeação da nova reitoria da universidade, em 7 de janeiro passado. Ex-reitor da UFPel, Hallal já foi criticado publicamente pelo presidente Jair Bolsonaro no Twitter.

Flash News Rio Grande do Sul

Morreram 39% mais pessoas em fevereiro 2021 na comparação com o mesmo mês do ano passado em Porto Alegre.

O agravamento da pandemia fez o consumo de oxigênio no RS disparar. Governo garante que há estoque do insumo.

A EPTC reforçou as linhas de ônibus após reclamações de usuários. Coletivos só podem transportar passageiros sentados. Prefeitura e empresário promovendo aglomeração. Afinal, o lucro dos concessionários precisa ser garantido. Como diz o prefeito “dê sua vida para salvar a economia”. Para completar, os custos da saúde e tratamento da Covid-19, ficam com o Estado que gasta dinheiro dos imposto pagos pela população. Tudo com omissão do Legislativo e Ministério Público.

O preço do gás de cozinha tem variação de quase 11 reais em Porto Alegre. O botijão mais barato custa 74 reais no bairro Rubem Berta, mas o mesmo produto pode ser adquirido por 84,90 no Cavalhada.

Um grupo de caminhoneiros realizou ontem um ato contra o aumento do preço do diesel no Rio Grande do Sul. A manifestação foi registrada na BR 392, entre as cidades de Rio Grande e Pelotas.

O vereador Alexandre Bobadra (PSL) teve contas de campanha rejeitadas por suposto gasto irregular e foi sentenciado em primeira instância pela Justiça Eleitoral a devolver quase 82 mil reais. Deveria perder o mandato!

Para tentar atrair mais interessados à licitação, a Prefeitura de Porto Alegre desistiu de instalar uma roda gigante no trecho 2 da Orla do Guaíba.

Exportações rurais além de commodities cresceram no Rio Grande do Sul. Um dos produtos que mostra esta diversificação é o mel, já que em 2020 o Estado exportou 1,91 milhão de quilos do item.