Rio Grande do Sul giro de notícias : revitalização do Cais Mauá, FGF quer público no Gauchão 2021 e bancada federal do RS reduz gastos mas Deputado Bibo Nunes usa verba para churrasco

Giro de Noticias Rio Grande do Sul - Sortimentos.com
Giro de Noticias Rio Grande do Sul

Rio Grande do Sul giro de notícias : revitalização do Cais Mauá, FGF quer público no Gauchão 2021 e bancada federal do RS reduz gastos mas Deputado Bibo Nunes usa verba para churrasco

Previsão do tempo – A chuva chegou e a previsão indica que ela deve ficar indo e vindo ao longo de quinta-feira (04.02). Em Porto Alegre, a máxima será de 26°C.

Piratini retoma tratativas para tentar revitalizar o Cais Mauá

O governo do Rio Grande do Sul abriu na quarta-feira (03.02) mais um episódio da longa série sobre a revitalização do Cais Mauá, em Porto Alegre. Eduardo Leite (PSDB) firmou um acordo com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para dar início a um projeto de reestruturação do local, que, caso saia do papel, poderá resultar no repasse da área à empresa ou consórcio que vencer a futura licitação para a exploração do ponto já no ano que vem.

Por meio de estudos técnicos, o banco vai definir a melhor forma de destino para a área, se por concessão, Parceria Público-Privada (PPP) ou alienação, modalidade que não havia nas tentativas anteriores – a última delas encerrada quase dois anos atrás. “Observamos ali é que aquele modelo de negócio em que haveria concessão por determinado período de tempo com exigência de tamanho investimento não conseguiria se viabilizar economicamente, e portanto precisávamos partir para um modelo em que alguns trechos pudessem ser alienados”, observou Leite. Áreas tombadas não serão alienadas, contudo.

Pelo contrato assinado ontem, o projeto de revitalização deverá ser entregue até outubro. O Piratini, então, prevê lançar o edital em dezembro. O secretário estadual de Planejamento e Gestão, Claudio Gastal, acredita que o início de toda a operação no futuro Cais Mauá reestruturado leve ao menos três anos. A área do cais, entre a Usina do Gasômetro e a rodoviária de Porto Alegre, corresponde a um terreno de 181,3 mil metros. Segundo laudo do Departamento de Patrimônio do Estado realizado no ano passado, o conjunto está avaliado em 600 milhões de reais.

4º Distrito – Área contígua à ponta do Cais e que vai até a Arena do Grêmio, o 4º Distrito de Porto Alegre é palco para novas tentativas de reestruturação. O planejamento estará a cargo do vice-prefeito, Ricardo Gomes (DEM). Após uma primeira reunião com secretarias envolvidas neste complexo trabalho, há a ideia de fatiar a área e concentrar as ações em partes, iniciando, se a decisão prosperar, pela área onde está a Fábrica do Futuro. “Nos primeiros cem dias de governo, devemos ter uma proposta fechada”, afirmou Gomes. Entretanto, não se falou sobre o que seria feito com os atuais moradores da área.

Pandemia ajuda a reduzir gastos de bancada federal do RS

Um levantamento de GZH mostrou que, durante a pandemia, os deputados federais do Rio Grande do Sul gastaram menos em 2020. As despesas da Cota para Exercício da Atividade Parlamentar, ou “Cotão” foram reduzidas em 35% se comparadas com 2019, chegando a 7,3 milhões de reais.

A participação de sessões de forma remota proporcionou uma economia nos deslocamentos. O custo usado na compra de passagens, por exemplo, apresentou queda de 86%, indo de 3,3 milhões de reais para 455 mil reais. Relacionadas às viagens, os quesitos hospedagem e alimentação também tiveram despesa menor.

Deputado Bibo Nunes paga conta na Churrascaria Barranco com dinheiro público através da Cota para Exercício da Atividade Parlamentar

Mesmo que dos 13 itens de consumo analisados pela reportagem, 11 tenham registrado menos gastos, nem tudo são flores. Os parlamentares gastaram mais em consultorias e em propaganda. O deputado Bibo Nunes (PSL), apoiador do presidente Jair Bolsonaro – homem de Deus, da família e patriota, foi na contramão e teve um aumento de quase 10% dos gastos em 2021. Ele usou a cota para, por exemplo, pagar uma conta na Churrascaria Barranco. Foram 137 reais investidos numa picanha com salada e refrigerante, além de um creme de cassis de sobremesa.

FGF tem conversas com governo do RS para liberação de público nos estádios

Apesar da pandemia do coronavírus não estar exatamente regredindo no Rio Grande do Sul, a Federação Gaúcha de Futebol (FGF) está elaborando um plano para o retorno das torcidas aos estádios. O assunto inclusive já foi conversado com o governo de Eduardo Leite, principalmente depois que o vereador Mauro Pinheiro (PL) protocolou um projeto de lei pedindo a liberação de 25% do público em Porto Alegre. Em que mundo vive estas pessoas. A Covid-19 está descontrolada com mortes e contágios em alta e vacinação complicada.

O mais estranho, que há defensores da ideia. Ir ao estádio, não é saudável. Fique em casa! Hospital ou isolamento podem ser seu próximo destino, isso se você não infectar alguém que ama, se é que ama alguém!

A FGF, porém, quer expandir essa liberação. Conforme a entidade, os clubes já teriam se posicionado a favor da medida. No entanto, qualquer movimento nesta direção só seria feito com o plano do governo estadual diante da pandemia. Ainda que a FGF tente avançar no sentido da normalidade no RS com a colocação de público nos estádios, o Estado registrou ontem 48 mortes relacionadas à Covid-19. Até o momento, mais de 10,8 mil pessoas já morreram por conta da doença, que já foi diagnosticada em mais de 554 mil pessoas desde março passado.

Depoimento contribuirá para primeira condenação de um militar por crimes da ditadura brasileira

Está marcado para março, na Itália, o depoimento de um ex-militante gaúcho que reforçará a denúncia que pode levar à primeira condenação de um militar por crimes da ditadura brasileira, informa o colunista de GZH Rodrigo Lopes.

O juiz aposentado João Carlos Bona Garcia, que militou na Vanguarda Popular Revolucionária (VPR), foi convocado pela Corte de Assise para depor no processo que julga a participação de ex-agentes no desaparecimento do cidadão ítalo-argentino Lorenzo Viñas em Uruguaiana, nos anos 1980, durante a Operação Condor. Dos 13 brasileiros denunciados, apenas um está vivo: hoje com 89 anos, o coronel reformado Átila Rohrsetzer, era o chefe da Divisão de Informações (DCI), que funcionava dentro da Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Sul à época do desaparecimento de Viñas.

Publicada em janeiro do ano passado, a reportagem do Matinal que detalha a história sobre o processo que corre em Roma rendeu à jornalista Janaina Cesar a Menção Honrosa no 37º Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo 2020.

Flash News Rio Grande do Sul

Apesar da crise, o rombo nas contas do RS ficou em 597 milhões de reais no ano passado, bem abaixo dos 3,4 bilhões de 2019.

Gabriel Souza (MDB) foi empossado como presidente da Assembleia Legislativa. A escolha do novo comando da casa se deu por acordo entre as bancadas. No entanto, Luciana Genro (PSOL) votou contra, alegando que o partido não participou deste debate.

O governo do RS enviou sete projetos em regime de urgência à AL. Além do Regime de Recuperação fiscal e da previdência dos militares, a gestão de Leite colocou propostas sobre taxas de serviços do IGP, concessões rodoviárias e Lei Anticorrupção.

Outra proposta é quanto ao remanejamento de recursos para aquisição de vacinas contra a Covid-19. O texto não define detalhes, pois depende da necessidade efetiva.

O processo de revisão do Plano Diretor de Porto Alegre prevê duas conferências, a primeira delas no fim deste ano. O projeto deve estar concluído em 2023.

Os preços de venda de imóveis residenciais em Porto Alegre apresentaram aumento em janeiro. O Índice FipeZap, que monitora 50 cidades brasileiras, apontou alta de 0,62% na Capital.

A Prefeitura da Capital começou a realizar caminhadas orientadas por pontos turísticos da cidade. A iniciativa será realizada três vezes por semana em cinco locais da cidade.

Os Cinemas Guion fecharão as portas temporariamente a partir desta quinta-feira. O período de paralisação das atividades poderá durar até o fim de fevereiro, devido à falta de lançamento de filmes.

A companhia aérea Azul comunicou o encerramento dos voos de verão que ligam Porto Alegre às cidades de Canela e Torres. A deficiência na infraestrutura de alguns aeroportos foi considerada como barreira para a regularidade das operações.

Giro de Notícias Rio Grande do Sul 

Produzido pela redação de Sortimentos.com com informações do Matinal Jornalismo, assessorias de imprensa e intervenções de Fábio Juchen.

Temporada Verão 2021 

Noticias dos municípios do litoral gaúcho, catarinense, paranaense, paulista, fluminense e capixaba