Rio Grande do Sul giro de notícias : patotinha na Mesa Diretora, comerciantes otimistas, Mercado Público, Mulheres Transformadoras, aumenta uso de UTIs e volta às aulas obrigatória

Giro de Noticias Rio Grande do Sul - Sortimentos.com
Giro de Noticias Rio Grande do Sul

Sortimentos.com Rio Grande do Sul giro de notícias

Patotinha na Mesa Diretora da Câmara de Vereadores, pesquisa aponta comerciantes otimistas, 2° andar do Mercado Público de Porto Alegre, Mulheres Transformadoras, aumenta uso de UTIs e RS estuda cobrar presença obrigatória de alunos.

Previsão do tempo: Fevereiro será um mês de temporais no Estado, e as temperaturas só amenizam na segunda quinzena. Em Porto Alegre, a máxima será de 31ºC em uma quarta com sol e possibilidade de chuva à tarde.

Patotinha na Mesa Diretora e comissões permanentes da Câmara de Vereadores de Porto Alegre

Tribunal de Justiça indefere liminar que previa cargos à oposição na Mesa Diretora e comissões permanentes da Câmara de Vereadores de Porto Alegre

O presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereador Márcio Bins Ely (PDT), recebeu na segunda-feira (1/02), a notificação do Tribunal de Justiça do Estado sobre o indeferimento de decisão liminar impetrada pela bancada de oposição (PT, PSOL e PCdoB) referente a mandado de segurança visando à proporcionalidade para ocupação de cargos na Mesa Diretora e também nas comissões permanentes da Casa.

No documento, assinado pela Juíza de Direito Rada Maria Metzger Kepes Zaman, da 1ª Vara da Fazenda Pública do Foro Central da Comarca de Porto Alegre, ela destaca que “não vislumbra que tenha havido desrespeito à representação proporcional dos partidos na eleição da Mesa”. Ao todo são 18 partidos na legislatura e apenas seis vagas na Mesa, não sendo possível incluir todas as bancadas.

Sobre a eleição de Presidentes e Vice-Presidentes para as comissões, a Juíza destaca que “são 10 integrantes do bloco partidário e 6 Comissões”. Desse modo, uma vaga em cada comissão, o que foi observado na eleição. “Também não vislumbro urgência em tal pleito, pois os impetrantes sequer estavam presentes no momento da escolha dos Presidentes e Vice-Presidentes das comissões, tendo se ausentado após a votação da segunda comissão, conforme registrado nas Notas Taquigráficas da Sessão”.

Na retomada da Assembleia, Leite prioriza projetos para equilíbrio fiscal

O governador Eduardo Leite (PSDB) vai à Assembleia Legislativa para a sessão de retomada das atividades. Irá tratar do tema que tomou boa parte da pauta nos primeiros dois anos de mandato: o equilíbrio fiscal. O primeiro alvo é a previdência dos militares, que encontra resistência crescente entre os deputados. Leite defenderá a aprovação célere dessa e de outras pautas sobre o assunto. O Governo do Estado tentou passar a proposta no começo do ano passado, quando aprovou o pacote de reforma administrativa. A previdência dos militares foi a única que não vingou.

Em janeiro, assim que voltou das férias, Leite já havia cogitado fazer uma convocação extraordinária na Assembleia, mas ouviu dos parlamentares que não havia clima para um chamamento repentino, e que o ideal era esperar o início dos trabalhos. O projeto de lei do Governo prevê que, assim como as demais categorias do funcionalismo, haja um escalonamento das alíquotas de contribuição de acordo com a faixa salarial, com um teto de 22%.

É o governador tucano, Eduardo Leite, mostrando o DNA do PSDB que é gerenciar e aumentar arrecadação com aumento de imposto e contribuições. Criar soluções criativas par aumentar a receita não é o forte do partido. Já práticas abusivas de taxar o cidadão são hit dos gestores públicos do PSDB. É o Estado escravizando o servidor público. Metade do salário é ‘confiscado’ na fonte por impostos.

“Enquanto isso, empresários simpatizantes e amórficos observam o governo retirar mais dinheiro do mercado. Um dia quero entender que passa na cabeça dos líderes empresariais” . Fábio Juchen ( editor de sortimentos.com )

Mais projetos para o equilíbrio fiscal – Outros dois projetos prioritários do Governo são a adequação da norma estadual que autoriza a adesão ao regime de recuperação fiscal da União e as chancelas para a concessão de rodovias à iniciativa privada. Já a reforma tributária, que tem na bagagem duas tentativas frustradas, segue com as negociações em sigilo. A PEC que congela gastos públicos tem apoio da Casa, mas é unânime que o caso só deve ser resolvido na Justiça.

RS estuda cobrar presença obrigatória de alunos

O Gabinete de Crise do Piratini irá avaliar a possibilidade de tornar obrigatória a presença de alunos nas instituições de ensino gaúchas, que iniciarão o ano letivo no sistema híbrido. Foi uma sugestão do Sindicato do Ensino Privado (Sinepe). Neste sistema, as turmas seriam divididas pela metade e cada grupo se revezaria em sala de aula a cada semana ou no intervalo definido pela escola. Seguindo os protocolos atuais, a lotação seria de no máximo 50% por sala.

A principal diferença para o ano passado é que a presença seria exigida para todos, exceto estudantes e professores que fazem parte dos grupos de risco para a Covid-19. Em 2020, os pais podiam optar pelo sistema totalmente remoto de ensino.

O retorno das aulas no RS inicia já a partir deste mês. Em 22 de fevereiro terão início as aulas na rede pública municipal, e o mesmo dia é sugerido pelo Sinepe para as privadas. Na rede estadual, as aulas voltam gradativamente a partir de 8 de março.

Covid-19 volta a pressionar UTIs de Porto Alegre

A quantidade de pacientes com Covid-19 internados em leitos de UTI em Porto Alegre voltou a crescer, e num ritmo mais forte, chegando a alcançar 278 ontem à tarde – e baixando, à noite, para 274. Apesar de uma redução ao longo de janeiro, a ocupação de unidades de tratamento intensivo na Capital se mantém acima de 80%, sendo que quatro de 17 hospitais operam com pelo menos 90% de sua capacidade na UTI.

Na luta contra o coronavírus, Porto Alegre passou na terça-feira (02.02) da marca de 45,7 mil doses de vacina aplicadas. O número representa 45,51% do público-alvo, composto por 100.559 pessoas nesta primeira fase da campanha, isso pouco mais de duas semanas do início da vacinação. A Capital, assim como outras 10 regiões gaúchas, está na bandeira vermelha na atual fase do plano de distanciamento controlado do Piratini. Ainda assim, o secretario municipal da Saúde, Mauro Sparta, enfatiza que o “pior já passou”.

Permissionários farão proposta para reabertura do segundo andar do Mercado Público

A direção da Associação do Comércio do Mercado Central (Ascomepc) irá entregar ao prefeito Sebastião Melo (MDB) a proposta para reabertura imediata do segundo andar do Mercado Público de Porto Alegre, fechado desde o incêndio de 2013. Até o sinistro, o local tinha bares e restaurantes, operações que os permissionários desejam retomar, como uma das apostas para aumentar o movimento no local – mesmo em plena pandemia.

Segundo nota da associação, entre as obras necessárias para a reabertura, estão revitalização da parte elétrica, aquisição de elevadores, medida para maior acessibilidade, tratamento de esgoto e pintura. No Paço, o assunto é discutido com o secretário municipal de Planejamento e Assuntos Estratégicos, Cezar Schirmer, e a de Parcerias, Ana Pellini. Há o entendimento que a reabertura do segundo andar é estratégica para a revitalização do Centro, um dos mantras da atual gestão.

Mais de 81% dos comerciantes da Serra gaúcha têm perspectiva de crescimento em 2021

A “Pesquisa Resultados do Comércio em 2020″, aplicada de 21 de janeiro a 02 de fevereiro com a participação de 114 comerciantes, realizada pelo Departamento de Pesquisa do Sindilojas de Caxias do Sul, mostra que 81,4% dos empresários associados acreditam em crescimento nos seis primeiros meses de 2021. A mostra foi recortada do universo de mais de 1.200 associados, sendo mais de 500 da categoria comércio varejista “não essencial” dos municípios de Caxias do Sul, São Marcos, Flores da Cunha, Antônio Prado e Nova Pádua).

O segmento de vestuário masculino/feminino foi o mais representativo com 31,6%, seguido por calçados e acessórios (9,6%) e papelarias e livrarias (5,3%). Também participaram estabelecimentos comerciais de móveis e decorações, cama, mesa e banho, brinquedos, óticas, joias e semijoias, perfumaria e cosméticos, eletrodomésticos e eletrônicos, sendo a maioria (89,5%) localizados como comércio de rua.

Mais de cinco por cento são encontrados em shoppings centers, assim como em ambos (comércio de rua e shopping) foi registrada a presença no mesmo índice. A maioria das empresas são de pequeno porte com zero a cinco funcionários (66,7%), enquanto 9,6% contam com seis a nove funcionários.  Apenas 0,9% contam com mais de cem funcionários na equipe. Em 2020, 85,8% das empresas que participaram da pesquisa registraram o faturamento de até R$4.800.000,00, sendo representadas por Empresa de Pequeno Porte (EPP), Microempresa (ME) e Microempreendedor Individual (MEI) 

Mesmo em meio a uma pandemia, ao comparar as vendas de 2020 com as de 2019, 70,2% afirmaram que diminuíram de 0 a 40%, com média de 21 a 30%. Sobre as vendas de dezembro de 2020 se comparadas a dezembro de 2019,  54,9% afirmaram que diminuíram. Já para enfrentar o ano de 2021, os empresários apontam que vão precisar de ajuda do governo para obter capital de giro (34,5%), manutenção/prorrogação do programa de auxílio emergencial como forma de atendimento às necessidades da população e consequente fomento para o setor econômico (15%), manutenção/prorrogação das medidas emergenciais de emprego e renda editadas para 2020 (14,2%) e isenção de IPTU referente ao período (11,5%).             

Alerta : não publique foto do seu cartão de vacinação na internet

Alerta para que as pessoas que já tomaram a primeira dose da vacina contra a Covid-19 não publiquem foto do seu cartão de vacinação na internet. Além do comprovante ter o nome completo do cidadão, há ainda informações sobre a unidade onde a vacina foi aplicada, quando foi feita a vacinação, o lote utilizado, a fabricante, o vacinador e a data quando a segunda dose deverá ser tomada. Em mãos erradas, essas informações podem gerar diversos riscos, inclusive a falsificação dos cartões de vacinação.

Instituto da Transformação Digital investe no público feminino para proporcionar maior networking

O Instituto da Transformação Digital (ITD) criou uma nova modalidade de participação, totalmente voltada para possibilitar que mulheres se envolvam em várias iniciativas e projetos da entidade. A ação busca captar mulheres interessadas em transformar suas ideias, projetos e negócios em realidade, pela participação ativa em uma rede de networking do maior Ecossistema de Transformação Digital do planeta, auxiliando na construção de um país mais inovador. A modalidade Mulheres Transformadoras formará um grupo aberto, com objetivo de desenvolver iniciativas locais, regionais e nacionais de fortalecimento individual e empresarial.

As interessadas em participar do grupo podem se inscrever na reunião aberta de apresentação, marcada para 10h do dia 20/02

Rio Grande do Sul Flash News

15 pacientes de Manaus com Covid-19 desembarcaram no RS para tratamento.

Há 12 linhagens do coronavírus circulando no Rio Grande do Sul, conforme balanço da Secretaria Estadual da Saúde. Ao menos uma delas, a P.2, pode estar associada a maior transmissibilidade.

Famosa procissão com a imagem se converteu em uma longa carreata no feriado de Nossa Senhora dos Navegantes e Iemanjá em Porto Alegre.

O Exército disponibilizou efetivo para a prefeitura de Santa Cruz do Sul na força-tarefa de reparação aos estragos do forte temporal na última quinta-feira de janeiro.

As taxas para tirar ou renovar a CNH subiram 4,23% no início de fevereiro.

Multas de trânsito reduziram 22% em 2020 na Capital. O excesso de velocidade, contudo, preocupa a EPTC.

Em Porto Alegre, 46 empreendimentos foram aprovados em 6 meses no modelo de licenciamento prioritário.

Giro de Notícias Rio Grande do Sul 

Produzido pela redação de Sortimentos.com com informações do Matinal Jornalismo, assessorias de imprensa e intervenções de Fábio Juchen.

Temporada Verão 2021 

Noticias dos municípios do litoral gaúcho, catarinense, paranaense, paulista, fluminense e capixaba