Rio Grande do Sul Giro de Notícias : vacinação, leitos de UTI, volta às aulas, manchas escuras na orla de Tramandaí e Surf seguro

Sortimento News – Sortimento Giro de Notícias
Sortimento News – Sortimento Giro de Notícias

Rio Grande do Sul Giro de Notícias (06.05) : vacinação, leitos de UTI, volta às aulas, manchas escuras na orla de Tramandaí e Surf seguro

  • – –

Informe produzido pela redação de Sortimentos.com com informações do Matinal Jornalismo, Brasil 61 e assessorias de imprensa. Opinião e intervenções por Fábio Juchen

  • – –

Futebol Gaúcho 2021

:: Gauchão 2021 : jogos, resultados e classificação do Campeonato Gaúcho de futebol
:: Grêmio na Copa Sul Americana 2021 : jogos e resultados
:: Inter na Copa Libertadores 2021 : jogos e resultados

Vacina, sim!

A vacinação da Capital avança para a população de 50 anos com comorbidades. É preciso levar cópia do atestado médico com o original ou receita com medicamentos de uso contínuo. Já a aplicação da segunda dose da Coronavac está suspensa até a chegada de uma nova remessa.

Após dia caótico, Prefeitura suspende aplicação da segunda dose da Coronavac

A prefeitura de Porto Alegre suspendeu a aplicação da segunda dose da Coronavac. Inicialmente, a vacinação iria prosseguir nesta quinta-feira, mas a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que todas as 11 mil doses disponíveis foram aplicadas ontem. O dia foi marcado por frustração entre as pessoas que buscavam finalizar o esquema vacinal. Filas de carros e de pessoas foram registradas nos quatro pontos reservados para a segunda dose da Coronavac. Para acessar o drive-thru da PUCRS, veículos ficaram enfileirados até as proximidades da divisa com Viamão. Nas unidades Santa Marta e IAPI, as pessoas tiveram de enfrentar a chuva à espera da vacina, que não chegou para todos. A retomada das aplicações agora depende da chegada de uma nova remessa do Ministério da Saúde.

Em novo modelo de combate à pandemia, Piratini vai intervir apenas em “último caso”

Em vídeo divulgado ontem, o governador Eduardo Leite (PSDB) confirmou informações antecipadas por veículos na terça sobre o modelo que irá substituir o distanciamento controlado. Sob o novo sistema, caberá ao Estado determinar protocolos mínimos, emitir alertas e interferir na implementação de restrições apenas em “último caso”. Ainda que a expectativa seja de dar mais poder aos municípios, o prefeito Sebastião Melo (MDB) avalia a proposta com ceticismo e desconfia que as prefeituras ainda terão pouca autonomia. O emedebista acredita que Leite “vai elevar a régua dos protocolos mínimos”. Já o presidente da Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul, Maneco Hassen, entende que o governador vai transferir a responsabilidade integral aos municípios e abrir mão de liderar o processo. A proposta também foi recebida com preocupação pelo Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul, que defende a construção de um novo modelo de forma colaborativa.

Rio Grande do Sul tem mais 38 leitos de UTI Covid-19 autorizados

O Ministério da Saúde autorizou, na terça-feira (04.05), mais 38 leitos de UTI adulto ao estado do Rio Grande do Sul para atendimento exclusivo aos pacientes graves com Covid-19, em caráter excepcional e temporário. Os municípios de Alegrete, Canela, Esteio, Palmeira das Missões, Santa Rosa e São Leopoldo foram beneficiados, conforme portarias publicadas no Diário Oficial da União (DOU). O valor do repasse mensal será de R$ 1,8 milhão, correspondente à abril. Além desses, o Ministério da Saúde já autorizou 1.657 leitos de UTI Covid-19 para o Rio Grande do Sul em 2021 – um investimento de mais de R$ 120,9 milhões.

Juíza indefere pedido de entidades e mantém aulas presenciais no RS

As aulas presenciais estão mantidas no Rio Grande do Sul. Entidades de trabalhadores ligados à educação e a Associação de Mães e Pais pela Democracia tiveram o pedido para suspender a retomada negado pela juíza Cristina Marchesan da Silva, da 1ª Vara da Fazenda Pública de Porto Alegre. O entendimento da magistrada foi de que não houve a flexibilização de protocolos na bandeira preta por parte do governo do Estado, mas alteração nos critérios referentes à bandeira vermelha. Enquanto isso, Cpers e Piratini realizaram um novo encontro de conciliação sem chegar a um acordo, e uma terceira reunião ficou marcada para o dia 14. Já na esfera municipal, a juíza Marchesan Silva deu um prazo de três dias para que a prefeitura de Porto Alegre se pronuncie sobre o pedido de suspensão das aulas feito pelo Simpa. Em suas manifestações, o sindicato tem mencionado que não há condições sanitárias para a retomada das atividades nas escolas da Capital sem que os professores estejam vacinados.

Depois de São Leopoldo, Esteio também vai vacinar professores

A exemplo do que fez a prefeitura de São Leopoldo, Esteio vai começar a vacinar professores a partir de hoje. Mas diferentemente do município vizinho, que usa doses da “xepa”, Esteio está reorganizando seu esquema vacinal. A GZH o Ministério da Saúde informou que recomenda os gestores a seguirem a ordem do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO), mas que Estados e municípios têm autonomia para “dar vazão à fila de acordo com as características de sua população”. A posição é criticada por analistas, como a epidemiologista Carla Domingues, doutora em Saúde Pública. Para ela, a autonomia dada a Estados e municípios para mudar a ordem da vacinação pulveriza um processo que deveria ser conduzido pela União.

O que são as manchas escuras que apareceram na Beira-Mar de Tramandaí?  

Nas últimas semanas a página da prefeitura Municipal de Tramandaí nas redes sociais está recebendo diversas mensagens relatando  o surgimento de manchas e pedras escuras em alguns pontos da orla da cidade. Nos relatos, alguns internautas apontaram para possíveis vestígios de petróleo despejado na faixa de areia.

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente, estes vestígios tratam-se de sedimentos de origem paludosa (de áreas encharcadas – pântanos costeiros), há muito tempo cobertos e compactados pelos sucessivos movimentos de transgressão e regressão do mar que acabou por cobrir estes ambientes com areia marinha há milhares de anos.

Estes afloramentos ocorrem frente aos eventos meteorológicos associados a passagem de frentes frias que promovem intensa erosão da faixa de praia, fazendo com que porções mais superficiais afloreçam, geralmente na porção do mesolitoral, próximo a zona de varrido das ondas, em locais onde há ocorrência deles. Ou seja, é normal a aparição deste tipo de material nesta época do ano e não se tratam de hidrocarbonetos (petróleo).

Arroio do Sal tem área para Surf seguro

A Prefeitura Municipal de Arroio do Sal, através da Secretaria de Turismo, Esporte, Juventude e da Cultura realizou o término da atualização das placas de sinalização da beira-mar, contando com 2.100m de área de Surf na orla do município.

Flash News Rio Grande do Sul

Jornalista Rosane de Oliveira, do grupo RBS, foi atacada no Twitter pelo deputado federal Nereu Crispim (PSL). Assim como o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS, o Grupo Matinal Jornalismo e Sortimentos.com manifesta o seu repúdio à atitude do parlamentar.

RS é o segundo estado que mais tem profissionais de enfermagem infectados com a Covid-19: 3.567. A Bahia lidera o índice, com 4.227 trabalhadores contaminados.

Campanha pela conscientização do uso de máscaras estampa ônibus da Capital.

Decreto regulamenta que a liquidação da Ceitec deve ocorrer nos próximos meses. Todos os funcionários serão demitidos.

Sistema de consultas do TJRS segue fora do ar uma semana após ataque hacker.