Rio Grande do Sul giro de notícias : Departamento de Identificação, potência instalada de energia solar distribuída e alistamento militar
Departamento de Identificação do IGP em Porto Alegre enfrenta alto índice de pessoas que faltam no horário agendado
O Departamento de Identificação do IGP em Porto Alegre enfrenta alto índice de pessoas que agendam horário para confecção da carteira de identidade, mas não comparecem. A cada dez horários marcados para o Posto de Identificação da Avenida Azenha, quatro pessoas não estão presentes no dia e horário marcados. Por isso, o IGP apela: se marcou, compareça. Se não comparecer, cancele o agendamento!
Antes da pandemia de Covid-19, quando também havia atendimento por ordem de chegada, quem estivesse à espera no local era chamado para atendimento – e o horário, preenchido. Com a necessidade de evitar aglomerações e a adoção do agendamento exclusivamente pelo site, os servidores acabam à espera da chegada do próximo cidadão.
O índice de 40% de ausências se repete no interior, mas em alguns casos mais da metade dos agendados não compareceram ao posto. O problema se agrava porque muitos não levam os documentos necessários para a confecção do documento de identidade.
O tempo de espera para se conseguir agendar um horário varia de cidade para cidade. Os horários não preenchidos fazem esse tempo aumentar, pois os faltosos acabam solicitando novos agendamentos. Tradicionalmente, a demanda pelo encaminhamento das carteiras de identidade cresce no verão, em função das viagens de férias. Além disso, há uma demanda reprimida nos Postos de Identificação do interior do Estado, já que alguns precisaram restringir os atendimentos aos casos extremamente urgentes durante a pandemia. Somando-se ao número de faltas, a espera pode passar de um mês.
Cuidados com higienização
O encaminhamento da carteira de identidade requer que o cidadão toque na estação de trabalho para captura das impressões digitais e que retire a máscara para fazer a foto. Por esta razão foi necessário aumentar o intervalo entre os atendimentos, para que seja feita a higienização completa das estações de trabalho. “Sempre é bom lembrar que ainda estamos em pandemia, por isso reforçamos para que apenas os casos emergenciais procurem os Postos”, afirma Marguet. Os casos considerados urgentes são atendimentos bancários (por exemplo, para financiamento da casa própria), retirar auxílio emergencial ou receitas em farmácias, viagens de avião agendadas com urgência, internações e cirurgias de emergência e vítimas de roubo (desde que não a pessoa não possua outros documentos válidos).
Alistamento militar
Os jovens que completam 18 anos em 2021 devem realizar o alistamento militar obrigatório. O alistamento deve ser realizado pela internet, através do site www.alistamento.eb.mil.br. Quem não possui acesso à internet, CPF ou tenha nascido em anos anteriores a 2003, deve buscar atendimento presencial na Junta de Serviço Militar . O prazo encerra dia 30 de junho de 2021.
Rio Grande do Sul está entre os cinco estados brasileiros com maior potência instalada de energia solar na geração distribuída
Segundo recente mapeamento da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), a região possui 576,5 megawatts (MW) em operação nas residências, comércios, indústrias, propriedades rurais e prédios públicos.
A potência instalada de energia solar distribuída no Rio Grande do Sul coloca o estado na terceira posição do ranking nacional da ABSOLAR. Segundo a entidade, o território gaúcho responde sozinho por 12,4% de todo o parque brasileiro de energia solar distribuída.
O estado possui 52.172 conexões operacionais, espalhadas por 495 municípios, ou aproximadamente 99,6% dos 497 municípios da região. Atualmente, são cerca de 64.215 consumidores de energia elétrica que já contam com redução na conta de luz e maior autonomia e segurança elétrica.