Rio Grande do Sul giro de notícias : renda básica, redução de jornada de salário, vacinação de idosos, Mesa Diretora e Convention Bureau
Previsão do tempo: O sol predomina em boa parte do Estado na segunda (08.02). A Capital gaúcha terá céu com poucas nuvens, e a máxima chega a 31ºC.
Piratini estuda proposta de implementar renda básica no RS
Com o fim do auxílio emergencial federal – a última parcela foi paga em dezembro –, o Estado voltou a discutir a implementação de uma renda básica emergencial no RS. Na sexta (05.02), o governador Eduardo Leite (PSDB) recebeu o deputado Valdeci Oliveira (PT), autor do projeto que prevê uma complementação para beneficiários do Programa Bolsa Família. Em audiência com o parlamentar, Leite determinou que as secretarias da Fazenda e da Assistência Social analisem a viabilidade da implementação do programa.
A proposta de Valdeci tem três alternativas: um aumento em 100 reais por pessoa durante oito meses, de 200 reais por mais quatro meses, ou de 200 para mães chefes de família e outros 100 reais para outros beneficiários por mais quatro meses. O dinheiro iria para os 400 mil cadastrados no Bolsa Família no Estado, que hoje recebem 135,59 reais por mês. Os cerca de 320 milhões viriam do Fundo de Proteção e Amparo social (Ampara/RS), que atualmente tem disponíveis 379,8 milhões em caixa.
O governador disse que existe o desejo de realizar a iniciativa, e que, caso siga adiante, deve aproveitar a tramitação do projeto. No ano passado, Leite havia dito que, se não houvesse prorrogação do programa federal, trabalharia na criação de um plano estadual. O Piratini acompanha o desdobramento das discussões em Brasília, onde o Planalto prepara uma proposta para liberar três parcelas de 200 reais para trabalhadores informais e não atendidos pelo Bolsa Família.
Novos cortes de jornada e salário, agora em Porto Alegre
Cerca de 60 mil trabalhadores de Porto Alegre deverão voltar a conviver com a suspensão de contratos ou redução de jornada de salário. De acordo com o Jornal do Comércio, convenções coletivas prevendo as medidas serão oficializadas nesta segunda-feira entre o Sindicato dos Empregados do Comércio de Porto Alegre (Sindec-POA) e mais três organizações patronais – Sindigêneros, dos supermercados, Sindiatacadistas, do atacado –, e Sindilojas-POA, do comércio.
Para os dispositivos serem aplicados, será preciso que cada empresa firme um acordo coletivo com o sindicato dos trabalhadores. Responsável pela negociação dos sindicatos patronais e consultor trabalhista da Fecomércio-RS, Flávio Obino Filho afirmou que a medida visa preservar empregos.
Vacinação de idosos acima de 85 anos inicia nesta semana
Com mais de 230 mil imunizações contra a Covid-19 já administradas no Rio Grande do Sul, começa nesta semana a vacinação em idosos de 85 anos ou mais. Pessoas desta faixa etária poderão se vacinar fora de sua cidade de domicílio, conforme a secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann. Das 193,2 mil novas doses que chegaram ontem, a maior parte será encaminhada ao Litoral Norte, em razão dos idosos que estão na praia, tanto em função do verão quanto da pandemia. Assim que distribuídas, fica a cargo das prefeituras organizarem a campanha. Em Porto Alegre, a vacinação para os idosos a partir de 85 anos, ao contrário do que comunicado anteriormente, não inicia amanhã, mas a Prefeitura assegurou que começará “nesta semana”.
Câmara Municipal de Poro Alegre terá nova eleição após acordão da patotinha
Por determinação judicial, a Câmara de Porto Alegre elegerá uma nova Mesa Diretora na segunda-feira. Após nomear a patotinha para a Mesa, a mesma que aprovou revisão do IPTU, aumentou a tarifa dos ônibus acima da inflação, aumentou a idade da frota dos ônibus, aprovou fim da segunda passagem gratuita e respaldou as perseguições aos direitos dos servidores públicos municipais. A votação, justa e em prol da cidade é cumprimento à decisão do desembargador Francesco Conti, que anulou o acordão da patotinha de composição da direção da Casa, que excluiu a oposição tanto da mesa e quanto da presidência de comissões.
Segundo o magistrado, houve desrespeito ao critério da proporcionalidade. Duas bancadas de oposição, PSOL e PT, têm o maior número de vereadores da Casa, quatro – mesmo número do PSDB. Pela decisão, os oposicionistas têm direito a um cargo de presidência e a outro de vice-presidência em uma das seis comissões da Casa. Escolhido no mês passado, o vereador Márcio Bins Ely (PDT) deve ser reconduzido ao comando da Câmara .
Porto Alegre Convention Bureau e Prefeitura alinham ações em conjunto para desenvolvimento do setor de eventos e do turismo
O Porto Alegre e Região Metropolitana Convention & Visitors Bureau (POACVB) segue trabalhando para auxiliar no desenvolvimento e na retomada do setor de eventos e do turismo de negócios e lazer na capital.
Para isso, a entidade realizou na quinta-feira (04.02) uma visita oficial ao prefeito em exercício da capital, Ricardo Gomes, para alinhamento de ações e parceria na captação de eventos e no desenvolvimento do turismo de negócios e lazer na cidade de Porto Alegre.
Além do prefeito em exercício da capital, participaram do encontro o Secretário Adjunto da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Vicente Perrone, a presidente executiva do POACVB, Adriane Hilbig, o vice-presidente do POACVB, Alejandro Irazabal, e o presidente do Conselho Curador do POACVB, Roberto Snel.
Já na sexta-feira (05.02), a entidade se reuniu com o diretor de Turismo, Armando Oliveira, e a coordenadora de promoção turística, Juliane Noschang, para debater sobre os assuntos do dia anterior.
A presidente do POACVB, Adriane Hilbig, destaca o novo momento vivido pelo setor na cidade. “Os decretos atuais nos dão perspectivas para um avanço na retomada do calendário de eventos e do turismo de negócios e de lazer. Em parceria com a Prefeitura, buscamos um alinhamento de ideias e ações, possibilitando assim um novo crescimento, que certamente será um passo importante para o desenvolvimento da economia de Porto Alegre”, afirmou.
Rio Grande do Sul Flash News
A Justiça Eleitoral multou o prefeito Sebastião Melo (MDB) e o vice Ricardo Gomes (DEM) em 41,9 mil reais por irregularidades nas contas da campanha. Em dezembro, eles já haviam sido penalizados em 106 mil reais pela postagem de uma pesquisa falsa.
O Governo do Estado recebeu dois pedidos de recursos para esta semana no distanciamento controlado. O mapa prévio colocou 13 regiões na bandeira laranja e as demais, na vermelha.
Em entrevista, o presidente da associação que representa cabos e soldados da Brigada Militar criticou o projeto de reforma previdenciária do governo Leite: “O governo está levando ao extremo o psicológico dos militares”. Vale lembrar, muitas vezes a BM usou força para conter as manifestações de professores e até colegas da Polícia Civil em frente do Palácio e da Assembleia e agora quer ‘colar’ pressão. Apoiaram traidores, aceitem!
O PDT ajuizou no STF uma Ação Direta de Inconstitucionalidade contra a lei que autoriza a privatização da CEEE.
O consumo de gasolina em 2020 caiu 10,6% no Estado.
Com quase um ano de pandemia, os efeitos da migração de famílias rumo às praias alterou o perfil urbano em cidades do Litoral Norte. De construções à saúde e ensino.
Falando em Litoral Norte, a ressaca do mar nos últimos dias danificou pelo menos 28 guaritas de guarda-vidas, além de quiosques da orla entre Quintão e Torres.
A Prefeitura da Capital vai construir dois centros esportivos este ano em um projeto conveniado ao Ministério da Cidadania.
Giro de Notícias Rio Grande do Sul
Produzido pela redação de Sortimentos.com com informações do Matinal Jornalismo, assessorias de imprensa e intervenções de Fábio Juchen.
Temporada Verão 2021
Noticias dos municípios do litoral gaúcho, catarinense, paranaense, paulista, fluminense e capixaba