Rio Grande do Sul giro de notícias : fracasso do Distanciamento Controlado, Assembleia aprova homeschooling, corrida para o Senado e protesto dos garis

Sortimentos.com Rio Grande do Sul Giro de Notícias

Sortimentos.com giro de notícias Rio Grande do Sul : (09.06.21)

Fracasso do Distanciamento Controlado, Assembleia aprova homeschooling, corrida para o Senado e protesto dos garis

Pesquisa da UFRGS aponta as falhas do extinto Distanciamento Controlado

Após assistir ao colapso sanitário que deixou mais de 16 mil gaúchos mortos em apenas quatro meses, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), enterrou sua principal estratégia de combate ao coronavírus no Estado, baseada no sistema de bandeiras. As esfarrapadas bandeiras do Distanciamento ‘DES’Controlado foram um fracasso.

Extinto em 27 de abril, o Modelo de Distanciamento Controlado (MDC) atraiu críticas de todos os lados, sofreu diversas flexibilizações e revisões de critérios, virou alvo de disputa judicial entre governador e prefeitos – e, no fim, falhou na missão de conter a crise do coronavírus no Estado.

É o que revela uma pesquisa desenvolvida na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e divulgada com exclusividade pelo Matinal. O estudo aponta que o modelo adotado por um ano não foi capaz de quantificar a real dimensão da epidemia no Estado, tornando-se insuficiente para deter seu avanço. São demonstradas duas falhas principais: o sistema não mediu o número efetivo de reprodução do coronavírus, a principal métrica para avaliar o avanço de uma pandemia; e deu à capacidade de atendimento do sistema de saúde um peso desproporcional no cálculo de indicadores.

Reportagem publicada no Matinal Jornalismo detalha o estudo e repercute os dados com especialistas que integram o Comitê Científico da gestão de Leite, além de resgatar o histórico de mudanças que descaracterizaram o modelo original.

Assembleia aprova homeschooling no RS

Pelo placar de 28 votos favoráveis e 21 contrários, a Assembleia Legislativa aprovou o projeto que autoriza a educação domiciliar, conhecida como “homeschooling” no Estado. De autoria do deputado Fábio Ostermann (Novo), o texto seguirá para o governador Eduardo Leite (PSDB) decidir se sanciona ou veta. O RS é o segundo estado a ter uma lei deste tipo – o primeiro foi o Distrito Federal, em fevereiro. Caso seja sancionado, o Estado terá de regular a matéria, que prevê fiscalização do Conselho Tutelar e das secretarias municipal e estadual de Educação. Pauta encampada por bolsonaristas, o projeto de homeschooling com abrangência nacional tramita na Câmara. Estimativa do MEC é que 35 mil famílias no Brasil já tenham optado pelo modelo. No Rio Grande do Sul, seriam mil.

Corrida para o Senado mobiliza ao menos dez nomes

A 16 meses das eleições, já há no Rio Grande do Sul uma articulação intensa de partidos em busca de possíveis candidatos. A disputa pelo Senado, por exemplo, conta com pelo menos 10 nomes cotados, a começar por Lasier Martins (Podemos), que tentará a reeleição. Conforme o Correio do Povo, as conversas para se construir as candidaturas ainda dependem da composição de alienças para 2022. Dentre os hoje cotados estão desde a ex-senadora Ana Amélia (PP) ao atual vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB), passando pelo próprio governador Eduardo Leite (PSDB), caso este não vença as prévias internas para se candidatar ao Planalto.

Garis protestam e coleta de lixo é interrompida em Porto Alegre

Um protesto de funcionários da empresa terceirizada B.A Meio Ambiente interrompeu ontem a coleta de lixo porta a porta em Porto Alegre. A manifestação, realizada na sede da empresa, no bairro Sarandi, foi motivada por falta de férias e de pagamento do benefício, segundo o grupo, formado em sua maioria por imigrantes de Senegal e Haiti, conforme GZH. Um dos servidores foi ouvido pela reportagem e alegou que só teve recesso uma única vez em cinco anos. Ele ainda afirmou que quando foi reclamar da situação, foi ameaçado de demissão. A B.A Meio Ambiente é a única prestadora de serviços responsável pelo recolhimento de lixo na Capital e a prefeitura admitiu que pode fazer sanções contratuais se o impasse não for solucionado. Para evitar acúmulo de resíduos, o DMLU organizou uma equipe própria que atuará provisoriamente. O Executivo solicitou mediação do Ministério Público do Trabalho para a questão. A Defensoria Pública será acionada para representar os trabalhadores.

Flash news Rio Grande do Sul

Vacinação contra a gripe em Porto Alegre entrou na última etapa com apenas pouco mais de 30% do público alvo imunizado. Desde o início da campanha, foram aplicadas 221.317 doses.

Forte pressão sobre o sistema de saúde gaúcho voltou a causar cenários de lotação em hospitais. Em Santa Maria, ao menos duas pessoas com Covid-19 morreram no aguardo de um leito de UTI, na terça (08.06).

Após uma nova falha no sistema de fornecimento de oxigênio no Hospital Lauro Reus, em Campo Bom, o caso foi entregue à Polícia Civil. Existe a suspeita de que uma sabotagem teria causado a falta no abastecimento de ar para os pacientes.

Total de mortes relacionadas ao coronavírus no Rio Grande do Sul ultrapassou os 29 mil. Até terça (08.06), cerca de 30% da população do Estado havia recebido ao menos uma dose da vacina anticovid.

Projeto de despoluição e revitalização paisagística do Arroio Dilúvio foi apresentado ao prefeito Sebastião Melo. A proposta tem custo estimado em 93 milhões de reais. As conversas seguirão.

Secretário de Mobilidade Urbana de Porto Alegre, Luiz Fernando Záchia, garantiu que o preço da passagem de ônibus não deve passar dos 5 reais. Segundo ele, a tarifa será fixada em até 4,90 reais.

Motoristas de transporte por aplicativo realizaram uma manifestação na Capital gaúcha. A categoria pediu um reajuste de 42% no preço das tarifas, alegando excesso de gastos com a manutenção dos veículos.

  • – –

Informe produzido pela redação de Sortimentos.com com informações do Matinal Jornalismo, Brasil 61 e assessorias de imprensa. Opinião e intervenções por Fábio Juchen

  • – –

Rio Grande do Sul Entretenimento Feiras e Eventos

Erro de RSS: https://sortimentos.com.br/tem/rio-grande-do-sul/feed/ is invalid XML, likely due to invalid characters. XML error: XML_ERR_NAME_REQUIRED at line 1, column 2