Sortimento Notícias Rio Grande do Sul : escolas cívico-militares, avenida Tronco, CEEE Equatorial e o quadro da dengue
. Destaques do Sortimento Notícias Rio Grande do Sul de 10 de abril de 2024 |. Uma das bandeiras do ex-presidente Jair Bolsonaro, as escolas cívico-militares estão prestes a ganhar novo fôlego no RS. Com a aprovação na Assembleia Legislativa, o governo do estado fica autorizado a criar um programa semelhante ao elaborado na gestão de Bolsonaro – e revogado por Lula, liberação da ampliação da avenida Tronco, uma obra da Copa de 2014, inaugurada só agora, a nova crítica da prefeitura à CEEE Equatorial e o quadro da dengue em Porto Alegre.
Publicação com conteúdo da newsletter da Matinal : Assine o Matinal e tenha acesso a matérias e reportagens exclusivas.
Assembleia aprova projeto que autoriza escolas cívico-militares no RS
A Assembleia Legislativa aprovou, por 30 votos a 14, projeto do deputado Delegado Zucco (Republicanos) que autoriza o governo do estado a instituir o Programa de Escolas Cívico-Militares. A matéria não tem caráter impositivo e, conforme o autor, cria uma legislação ao modelo presente em 86 instituições no Rio Grande do Sul, que estavam sem amparo legal desde a revogação de programa semelhante em nível nacional.
Diante das galerias divididas entre apoiadores e críticos da proposta, a votação foi marcada por embates. A deputada Sofia Cavedon (PT) enfatizou que não há base legal para o modelo de escolas cívico-militares. A parlamentar também destacou que o Tribunal de Justiça suspendeu a implementação de novas escolas no âmbito do programa a partir de uma ação do Cpers, em novembro de 2022.
A tendência é que a oposição ingresse na Justiça caso o governador Eduardo Leite (PSDB) sancione o projeto. Em 2023, Leite optou por manter as escolas cívico-militares existentes no estado.
Bandeira do ex-presidente Jair Bolsonaro, o programa de ampliação das escolas cívico-militares – que existe desde os anos 1990 – foi revogado em julho do ano passado, na gestão de Lula. Naquele momento, escolas federais neste formato já eram 202 no país. Com a nova diretriz da União, a implementação de novas escolas neste modelo ficou a cargo dos estados.
Nova avenida Tronco pode encurtar tempo no trânsito em até 20%
Enfim, vai ter Copa! Com atraso de 10 anos, a duplicação da avenida Tronco foi finalmente entregue à população de Porto Alegre. Com seis quilômetros, a via que liga as regiões sul e leste da capital custou 83,2 milhões de reais, recursos obtidos pelo município por meio de financiamento.
Iniciada em 2012, a obra demandou o reassentamento de cerca de 1,5 mil famílias que viviam na área, o que levou a um investimento de 300 milhões de reais. As negociações estão entre as razões apontadas pela prefeitura para a demora na conclusão dos trabalhos. Parte dos moradores aceitou o valor oferecido pelos imóveis, outros receberam um bônus-moradia, e ainda há aqueles que aguardam a construção de condomínios.
A nova avenida conta agora com ciclovias e corredores de ônibus, onde vão passar 48 linhas. Segundo a EPTC, os motoristas que se deslocarem por todo o trajeto da avenida Tronco, saindo da Perimetral em direção à zona sul, podem economizar até 20% do tempo no trânsito.
Plano da Equatorial para gestão de postes é considerado genérico pela prefeitura
Em audiência de conciliação, a prefeitura de Porto Alegre informou que considerou insuficiente o plano de ação apresentado pela CEEE Equatorial para sanar o problema da fiação nos postes da rede elétrica (leia o documento). Para o procurador-geral adjunto de Domínio Público, Urbanismo e Meio Ambiente, Nelson Marisco, a proposta é genérica e não informa o número de equipes e periodicidade das ações. O plano da CEEE Equatorial, porém, já foi homologado pela Agergs.
Também citadas no processo, as telefônicas Claro, Oi, Vivo e Tim deverão se manifestar sobre o documento na próxima audiência, em maio. Até lá, o processo judicial – movido pelo município para que as empresas sejam condenadas a inspecionar e manter as redes de forma mais adequada – fica suspenso. A ação tramita desde março.
Morte por choque elétrico – Em outra situação envolvendo gestão de postes e a CEEE Equatorial, a Polícia Civil confirmou que a empresa recebeu três telefonemas solicitando reparo no fio de alta tensão que se rompeu em Bagé semana passada e que provocou a morte de um homem e dois cavalos. A família da vítima prepara uma ação judicial.
Capital gaúcha ultrapassa os 1,5 mil casos de dengue em 2024
Porto Alegre já acumula 1.526 casos de dengue neste ano, de acordo com boletim da Secretaria Municipal da Saúde. No mesmo período do ano passado, eram 956 registros da doença no município. Conforme a pasta, a queda recente no número de novos diagnósticos – que ainda seguem em patamar alto – é explicada pelos atrasos em testes laboratoriais. Até a última semana, dos 46 bairros analisados, 45 estavam em situação crítica quanto à presença da fêmea do Aedes aegypti, que transmite a doença.
Os bairros São João, Higienópolis e São Geraldo concentram o maior acumulado de casos, porém há registros da doença em todos os 88 bairros da cidade. Em todo o estado, já são 64 mortes e 51,3 mil casos. O quadro no país também é de alta.
Avião Alegre
Quem andou pelo centro e pela orla na noite de segunda pode ter se deparado com algo inusitado. Um Boeing 737/200 circulou em meio aos carros em vias importantes, como as avenidas Presidente Castelo Branco, Mauá, Edvaldo Pereira Lima e Padre Cacique. Após ter deixado o Aeroporto Salgado Filho, o avião “estacionou” ao lado do estádio Beira-Rio. Com cerca de 30 toneladas e 30 de comprimento, a estrutura foi carregada pela cidade por um caminhão – empreitada planejada há mais de 4 meses – e fará parte de um projeto de entretenimento, o Avião Alegre. Segundo o Correio do Povo, a atração deve ser lançada na segunda quinzena de abril/24.
Pista de skate da Praça México
A pista de skate da Praça México, no bairro Jardim Leopoldina, foi revitalizada. A reabertura ocorreu na terça-feira (09/04/24), já dentro da programação do STU National, o circuito nacional de skate, que terá etapa na capital no próximo fim de semana, na orla do Guaíba
Giro de Notícias
Servidores públicos da Saúde de Porto Alegre passarão a atuar em regime de sobreaviso. A partir da lei aprovada no início da semana, os profissionais podem ser acionados para comparecer ao trabalho em fins de semana e feriados.
A pesquisa da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana vai atuar nos dois sentidos da avenida Sertório, hoje e amanhã. Os pesquisadores coletam dados sobre origem e destino da viagem, entre outros aspectos sobre o trânsito.
Enquanto isso, os pedestres enfrentam más condições como buracos e desníveis ao caminhar pela Andradas, no Centro Histórico. A Secretaria de Obras e Infraestrutura afirma que a revitalização do local será executada em 30 dias.
Em razão das grandes filas, o IGP deverá ampliar o horário do Departamento de Identificação de Porto Alegre, na Azenha, para interessados em retirar a carteira de identidade.
A escola Desidério Torquato Finamor, na zona leste, está há uma semana sem água. A situação já paralisou aulas, além de afetar a limpeza e a produção da merenda. Segundo o Dmae, o problema pode estar na rede interna da escola.
O projeto de lei que flexibiliza o Código Estadual de Meio Ambiente, para permitir a instalação de barragens em Áreas de Preservação Permanente no estado foi sancionado pelo governador Eduardo Leite.
Vale lembrar que ambientalistas criticam o projeto por promover “destruição ambiental”, conforme caracterizou a Agapan. Além disso, o texto pode ser considerado inconstitucional por ser menos rígido do que a legislação federal.
O senador Luis Carlos Heinze (PP) anunciou que se afastará das atividades pelos próximos quatro meses. Segundo ele, a medida busca “reduzir o ritmo”. O suplente Irineu Orth assume o cargo.
O RS foi o estado brasileiro com maior crescimento na produção industrial, no mês de fevereiro. De acordo com o IBGE, o resultado vem de produtos derivados do petróleo e biocombustíveis.
A Matinal é uma rede de iniciativas ancoradas em plataforma jornalística plural e gratuita. A independência editorial é garantida porque a maior parte do faturamento vem do apoio financeiro de pessoas que acreditam nesse trabalho. Faça parte desse grupo de apoiadoras e apoiadores também!
Quero apoiar a Matinal
Sortimento Eleições 2024 em Porto Alegre
Lembrete para as eleições 2024 : Antes de definir o voto em Sebastião Melo e nos seus aliados no Executivo e na Câmara de Vereadores de Porto Alegre, reflita : transporte, ecologia e educação não são prioridades dos governistas do Executivo e Legislativo municipal de Porto Alegre.
Lembre : caso de desvio na Secretaria de Educação, a aplicação no SUS de metade do proposto pela Secretaria Municipal da Saúde, as falhas e omissões no Portal da Transparência e o desrespeito lei por elevar salário de CCs que estão lotados em uma secretaria mas trabalham em outras. Você concorda, aprova ?
Preocupado com a reeleição, prefeito Sebastião Melo (MDB), desiste do plano de entregar a gestão do Parque Farroupilha e do Calçadão do Lami à iniciativa privada neste mandato. O gestor público com apoio da maioria de vereadores da Capital gaúcha, desejam privatizar parques, praças e diversos espaços públicos.
Também vale ressaltar a fracassada privatização da Carris que foi ‘entregue’ por 70 milhões a menos que a avaliação dos bens e com concessões de linhas por 20 anos em valor simbólico de R$ 1,00.
Relembre: em entrevista à Matinal, a secretária de Parcerias da prefeitura de Porto Alegre, Ana Pellini, admitiu que a transação da CARRIS – companhia pública de transporte foi um mau negócio para a prefeitura.
A gestão do prefeito Sebastião Melo (MDB) em acordo com os vereadores da base governista eliminaram a tarifa do transporte coletivo por ônibus em Porto Alegre que proporcionava 50% de desconto no valor da passagem aos estudantes. Sim, viabilizar o estudante ir à Escola e Universidade não é importante para os atuais governistas de Porto Alegre. Já, garantir o lucro dos empresários numa concessão pública, é fundamental.
Menos educação : Em 2021, sob a gestão de Audino, a Smed não havia aplicado o mínimo obrigatório em educação. A ex-secretária da Educação de Sebastião Melo, Sônia da Rosa, foi presa na operação Capa Dura da Polícia Civil do RS, que apurou problemas na compra de produtos. O TCE sugere responsabilização do prefeito Sebastião Melo (MDB).
Outra dica para quem deseja qualificar seu voto nas próximas eleições é ler o bacana especial Donos da Cidade do SUL 21, que traz excelente reportagem sobre a dobradinha que construtoras e prefeitura fizeram, nos últimos dois mandatos, para contornar restrições previstas no Plano Diretor e liberar grandes projetos imobiliários em Porto Alegre, com contrapartidas não realizadas e irrelevantes, numa clássica entrega de espaço público para determinados grupos que são financiadores de campanha.
Pense antes em quem votar, para quem os políticos vão governar e legislar. Se será para você e para a população ou para seleto e pequeno grupo de privilegiados.