Sortimentos.com Giro de Notícias Rio Grande do Sul :
- Estado do Rio Grande do Sul irá apurar “com rigor” as condições em que se deu a prisão
- Conab inicia mais uma etapa do censo de armazenagem
- Uruguaiana terá plano municipal de turismo
Estado do Rio Grande do Sul irá apurar “com rigor” as condições em que se deu a prisão de manifestante na motociata
O governador gaúcho Eduardo Leite (PSDB-RS) informou no sábado (10.07), que o Estado do Rio Grande do Sul irá apurar “com rigor” as condições em que se deu a prisão na capital gaúcha pela Brigada Militar de uma manifestante contrária ao presidente Jair Bolsonaro. “O Estado irá apurar com rigor as condições em que se deu o recolhimento de manifestante hoje em Porto Alegre”, escreveu Eduardo Leite em seu perfil na rede social.
Imagens postadas nas redes sociais mostra a da prisão da manifestante pela Brigada Militar. Segundo as pessoas, ela estava “batendo panela”. Os policiais ignoraram os pedidos de soltura e as criticas no momento da ação.
Segundo nota da Secretaria de Segurança Pública (SSP-RS), a manifestante estava agredindo motociclistas com chutes. Ela já foi liberada pela polícia. “Apesar das repetidas tentativas das PMs de afastar a mulher, ela desobedeceu a ordem, desacatou as PMs que a abordaram, tentou chutar um dos motociclistas e manteve as ameaças de agressão”, justificou a SSP-RS.
Políticos da oposição questionaram a atitude e sugeriram abuso de autoridade. Foi o caso do Senador Humberto Costa (PT-PE), que chamou de “absurdo” a prisão dela em postagens nas redes sociais.
Conab inicia mais uma etapa do censo de armazenagem
Começa na segunda-feira (12.07) mais uma etapa do censo de unidades armazenadoras no Rio Grande do Sul. O trabalho é realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e estende-se até o dia 30 de julho, com a previsão de recadastramento de mais de 500 armazéns na região noroeste rio-grandense.
Durante o censo, é realizado tanto o cadastramento de novos armazéns, quanto a revalidação de informações dos já cadastrados. Inicialmente, serão visitados 91 municípios no noroeste gaúcho, que representa a região de maior capacidade estática e de produção agrícola no estado, avançando posteriormente para as demais regiões.
O objetivo da Companhia com a realização do censo é identificar, cadastrar e atualizar as informações referentes às unidades armazenadoras do estado, registrando suas características técnico-operacionais e capacidades estáticas.
Com uma expectativa de produção de 38,1 milhões de toneladas de grãos na safra 2020/2021, de acordo com o 10º Levantamento da Conab, e aumento de mais de 40% em relação ao colhido na anterior, o Rio Grande do Sul apresenta-se como importante estado produtor, o que determina também a relevância da constante atualização na capacidade de armazenagem regional.
Uruguaiana terá plano municipal de turismo
Uruguaiana iniciou mais uma etapa para desenvolver o turismo na região e colocar o município na rota dos destinos mais procurados do Estado RS. Trata-se da construção e revisão do Plano Municipal de Turismo, um documento que relata as atividades importantes para o crescimento do setor na região. A iniciativa é resultado do empenho coletivo de diversos segmentos como hotelaria, gastronomia, entidades públicas e privadas e integra o eixo de Turismo do Programa Cidade Empreendedora, desenvolvido pelo Sebrae RS em parceria com o poder público municipal.
“Este documento reúne os princípios orientadores para o planejamento da atividade no município, apresentando estratégias e ações voltadas ao incremento e estruturação do turismo no destino”, destaca a Secretária Municipal de Turismo de Uruguaiana, Vanessa Welter. Ao longo do mês de junho, a consultora Ivane Fávero realizou quatro oficinas para reunir dados para a elaboração do material. Os encontros aconteceram de forma on-line e contaram com a participação de empresários da hotelaria e de empreendimentos turísticos, membros do Conselho Municipal de Turismo, entidades representativas e administração pública. Até setembro, serão realizadas cinco consultorias para dar suporte e acompanhamento ao Conselho Municipal.
“Essa etapa é fundamental porque Uruguaiana precisa desse plano para continuar no mapa de turismo do Rio Grande do Sul. Isso está sendo construído a partir dos potenciais, dos pontos fortes e fracos e aquilo que pode ser melhorado, levando em consideração os benefícios da região”, revela a gestora de projetos do Sebrae RS, Mônica Guimarães.