Coronavac pode desafogar sistema de saúde
Na avaliação de especialistas, a Coronavac, com seus 50,38% de eficácia geral, tem potencial para ajudar a controlar a pandemia no Brasil, justamente por reduzir a pressão no sistema de saúde com a queda nos casos graves: “Isso é o que tem impactado nossa rede de saúde, com as pessoas precisando se hospitalizar, para além do absurdo de 200 mil mortes no Brasil. Se tivermos impacto importante em doença moderada e grave, já é um resultado bom”, avaliou o presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações, Juarez Cunha.
“Neste momento, no qual queremos combater rapidamente a pandemia, essa vacina é maravilhosa”, frisou o professor de Infectologia da UFRGS e médico do Clínicas, Luciano Goldani. No post no Facebook, a reitora Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) Lúcia Pellanda também comemorou a notícia e alertou o erro da informação que circula de que o risco de pegar a doença é de 50%. O coordenador dos testes em Porto Alegre e membro da Sociedade Riograndense de Infectologia Fabiano Ramos projetou, dependendo da capacidade de vacinação, que os efeitos da imunização nos hospitais podem começar a ser sentidos em dois meses após as doses começarem a ser aplicadas. Enquanto a vacina não chega, o RS voltou a reportar mais de 100 óbitos em 24 horas. O coronavírus está relacionado a 9.619 mortes no Estado desde março passado.
PSOL entra com ação judicial contra o Melo por “kit Covid”
Vereadores e deputadas do PSOL entraram com uma ação judicial contra o prefeito Sebastião Melo (MDB) por causa da aquisição do “kit Covid”, um conjunto de remédios que incluem hidroxicloroquina, ivermectina e outros sem comprovação de eficácia contra a Covid-19. Para o vereador Roberto Robaina, a aquisição em larga escala dessa medicação é uma forma de afirmação de ideias negacionistas, como as que negam a existência do coronavírus e a eficácia das vacinas.
O objetivo dos parlamentares é alertar a população contra a desinformação, afirmou em entrevista à Rádio Guaíba. Já o secretário da Saúde, Mauro Sparta, voltou a explicar que os medicamentos apenas estarão disponíveis com o aval do médico, o que, segundo Robaina, é “o mínimo” a se fazer, já que, em suas palavras, distribuir remédio sem aval médico seria uma “ação criminosa”. O vereador também criticou o posicionamento do Ministério da Saúde em relação ao uso destes remédios. Vale destacar que a pasta desistiu de recomendar um vermífugo que chegou a ser celebrado como capaz de “salvar vidas” contra a Covid. O governo investiu 5 milhões de reais na pesquisa.
Oposição vai à Justiça por comissões na Câmara
O bloco de oposição na Câmara de Vereadores de Porto Alegre, que conta com 10 parlamentares de PSOL, PT e PCdoB, entrará com uma ação judicial para pedir que o critério da proporcionalidade seja levado em conta na composição dos cargos da mesa diretora e na presidência das seis comissões permanentes da Casa, que atualmente estão nas mãos apenas de governistas. Conforme Roberto Robaina, o objetivo é tentar assumir a presidência de duas comissões: Economia, Finanças, Orçamento e do Mercosul (Cefor) e da de Educação, Cultura, Esporte e Juventude (Cece).
A ação será protocolada em 20 de janeiro, quando termina o recesso do Tribunal de Justiça.
Leite exalta redução da dívida do caixa único
O governador Eduardo Leite (PSDB) destacou nas redes sociais que a dívida do caixa único foi reduzida em quase 1,8 bilhão de reais em 2020. O fato, segundo ele, contribuiu para a regularização da folha salarial dos servidores, à exceção do 13º salário de 2020, e dos pagamentos de fornecedores, os quais não ganham reajuste salarial há anos, representando mensalmente perda no poder de compra, pois o governo tucano sequer diminui impostos. Pior, quer aumenta-los.
“Nas últimas duas décadas, essa dívida permanentemente cresceu nos diferentes períodos de governo, mas conseguimos reverter o cenário. Foi um trabalho de todos os servidores da Fazenda, liderado pelo secretário Marco Aurélio Cardoso, para reduzir esse que é um dos maiores passivos do Estado, nos permitindo reverter uma tendência de décadas de acúmulo de dívidas do Tesouro”, exaltou Leite. Criado em 1991, o caixa único reúne, atualmente, 418 contas correntes, incluindo as de Poderes e órgãos autônomos.
Projeto propõe trocar trecho racista do hino do RS
A discussão a respeito do hino do Rio Grande do Sul ganhou mais um elemento. O deputado estadual Luiz Fernando Mainardi (PT) afirmou ontem que irá protocolar no começo de fevereiro um projeto para alterar o trecho racista. A nova versão modificaria o verso “povo que não tem virtude acaba por ser escravo” para “povo que não tem virtude acaba por escravizar”. O debate em torno da canção recomeçou no dia da posse dos vereadores na Câmara da Capital. A bancada negra decidiu não se levantar para cantar o hino, o que causou incômodo em alguns colegas na ocasião.
A vereadora Comandante Nádia (DEM) chegou a afirmar em um artigo que o hino não possui conotação racista. Partilhando do mesmo pensamento, a vereadora Mônica Leal (PP) protocolou um projeto que pretende incluir entre os deveres dos integrantes da Casa “postar-se de pé e em posição de respeito durante a execução do hino Nacional e do Hino do Estado do Rio Grande do Sul”. Para o vereador Matheus Gomes (PSOL), um dos integrantes da bancada negra, jamais houve a intenção de criar atrito com os colegas ao não cantar o hino. Gomes disse que não entoar a canção e permanecer sentado foram ações naturais durante a execução da música.
Centro Estadual de Treinamento Esportivo (Cete) será reaberto
Depois de dez meses fechado por conta da pandemia do novo coronavírus, o Centro Estadual de Treinamento Esportivo (Cete) será reaberto na próxima segunda-feira. Localizado no bairro Menino Deus, o espaço esporte funcionará em caráter experimental, conforme a Secretaria Estadual do Esporte e Lazer.
Serão dois horários de funcionamento: das 08h às 12h e das 14h às 18h de segunda a sexta, apenas para caminhadas e corridas ao ar livre e terão novas regras. A prática de esportes coletivos, uso de quadras externas, ginásios, vestiários, estacionamento e aglomerações continuam proibidos.
Será permitida a permanência de até uma hora por indivíduo, e haverá o limite de 100 pessoas nas pistas. Profissionais deverão monitorar as pistas de caminhada para oferecer orientações sobre os protocolos de distanciamento.
Dentre as medidas de prevenção estão o uso obrigatório de máscaras e o distanciamento social. Na entrada, funcionários do Cete medirão a temperatura dos usuários e disponibilizarão álcool gel. Quem marcar acima de 37,4°C, será orientado com base nos protocolos das autoridades sanitárias a procurar auxílio médico. Os bebedouros continuarão desativados conforme orientação dos protocolos de segurança.
A estimativa é que 400 pessoas voltem a frequentar os espaços diariamente, o que corresponde a 15% do público que utilizava o centro esportivo.
Flash news Rio Grande do Sul
As obras de ampliação da pista do Aeroporto Salgado Filho atingiram 96,5% de conclusão. A previsão de entrega é para dezembro, mas a realocação das famílias da Vila Nazaré, na cabeceira da pista, está atrasada. Cerca de 300 operários das obras da segunda ponte do Guaíba foram demitidos. Os trabalhos no local estão paralisados e a construtora Queiroz Galvão deve desmontar o canteiro. Reavivada, a discussão sobre a derrubada do muro da Mauá ainda carece de projetos alternativos para garantir a segurança da Capital no caso de grandes enchentes. Caso Ford colaborou para a guerra diária contra o governo Olívio Dutra, como relembraram integrantes da gestão do petista. A saída da montadora foi lembrada como um “moedor de carnes”. Revendas da Ford trataram de acalmar clientes após saída da empresa do Brasil. Concessionárias apostam na venda de veículos de alto padrão. A Câmara de Vereadores de Canoas aprovou a gratuidade de passagens de ônibus para desempregados e pessoas em situação de vulnerabilidade. A medida começa a valer no mês de março. |
Secretário de Segurança se reúne com comandante do Pelotão da Brigada Militar de Tramandaí
Na tarde de quarta-feira (13/01), o Secretário de Segurança, Direitos Humanos e Transporte Claudiomir da Silva Pedro recebeu a visita do Comandante do Pelotão da Brigada Militar de Tramandaí 1° Tenente Robson Minucci.
Um dos assuntos pautados foi a permanência da parceria entre Brigada Militar e Guarda Municipal, dando continuidade às operações realizadas, além dos novos planejamentos integrando as duas instituições.
A Guarda Municipal de Tramandaí conta com o número de emergência 153, podendo ainda ser acionada pelo telefone convencional (51) 3684-4872.
Primeira dupla de Guarda-Vidas Mulheres
O Litoral Norte do Rio Grande do Sul tem sua primeira dupla de Guarda-Vidas Mulheres e elas estão na Guarita 39 em Arroio do Sal comandadas pelo Tenente Gelson Rogerio Moura Ardenghi, Comandante do Pelotão de Guarda Vidas de Arroio do Sal.
Normalmente se é usado o método de dois Guarda Vidas homens ou intercalado (homem e mulher), mas esse ano foi diferente e foi dada a oportunidade de duas Guarda-Vidas trabalharem juntas, SD Tatiane Purper Reis e SD Lahis Schultz, contando também com o reforço do Quadriciclo operado pela SD Tairine Azambuja. Parabéns : mulheres preparadas e exercendo um ótimo trabalho na beira-mar.
Sortimento Giro de Notícias Rio Grande do Sul
Produzido pela redação de Sortimentos.com com informações do Matinal Jornalismo, assessorias de imprensa e intervenções de Fábio Juchen.