Rio Grande do Sul Giro de Notícias : vacinação, Distanciamento ‘Des’Controlado de Eduardo Leite e aulas presenciais

Sortimentos.com Giro de Noticias Rio Grande do Sul

Sortimentos.com Rio Grande do Sul Giro de Notícias (21.05) : vacinação, Distanciamento ‘Des’Controlado de Eduardo Leite e aulas presenciais

Governo do Estado do RS abandonou as esfarrapadas bandeiras do fracassado Distanciamento ‘Des’Controlado e terá primeiro fim de semana do novo sistema com mais da metade do RS em “Alerta” ou “Aviso”

Vacina, sim!

Pessoas com alguma deficiência permanente e que tenham a partir de 59 anos se somam ao grupo de comorbidades na vacinação contra a Covid-19. As primeiras doses são aplicadas em três pontos. Já o público atendido para quem precisa tomar a segunda dose de CoronaVac foi ampliado, incluindo quem iniciou o ciclo vacinal até 21 de março (qualquer idade) e os que tenham 60 anos ou mais. A aplicação ocorre em 12 unidades de saúde. A segunda dose AstraZeneca está disponível em 33 unidades de saúde.

SES pede atualização de dados de imunização com CoronaVac

A causa do desacerto entre Secretaria Estadual da Saúde e municípios sobre a quantidade necessária para aplicação da segunda dose de CoronaVac pode ter ocorrido em razão de uma falha nos registros ou da migração da população entre a primeira e a segunda doses. Ao menos 12 prefeituras alegaram que receberam menos imunizantes do que o necessário para concluir o ciclo vacinal em seus habitantes. A SES chegou a comunicar que os lotes recentes enviados pelo Ministério da Saúde seriam suficientes para imunizar quem estava com a vacinação atrasada. Agora, a própria secretária da Saúde, Arita Bergmann, afirmou que o governo federal pode ser procurado para que envie mais remessas da CoronaVac. A pasta também solicitou aos municípios que atualizem os dados de imunização. A SES, porém, já alertou que há defasagem na inserção das informações. Enquanto isso, a busca pelo imunizante tem provocado filas e feito pessoas madrugarem em postos de vacinação.

Município do Norte é o que tem vacinação mais avançada no RS

A sonhada marca de 100% da população vacinada contra o coronavírus está perto de ser alcançada no Rio Grande do Sul. Mais precisamente na cidade de Engenho Velho, localizada no Norte do Estado. O município lidera as aplicações da primeira dose, em que já tem índice de 60% e da segunda, com 40,5%. Com área de 71 km², a localidade tem uma população de apenas 1.088 pessoas. Desde o começo da pandemia, Engenho Velho contabilizou 93 casos de Covid-19 e duas mortes. Segundo o prefeito Diego Bergamaschi (PT), a maior parte das aplicações foi para os povos indígenas, que ocupam 51% da área destinada à reserva.

Primeiro fim de semana do novo sistema tem mais da metade do RS em “Alerta” ou “Aviso”

Em meio a uma alta de casos de Covid-19, o número de regiões em “Alerta” em razão da pandemia no Rio Grande do Sul subiu para oito. O Governo do Estado emitiu na quinta-feira (20.05) alerta para Palmeira das Missões, Uruguaiana e Santa Rosa – esta última informou que não havia sido notificada até a noite. Pelo novo sistema de gestão do Piratini, elas têm prazo para apresentarem medidas de enfrentamento à escalada. As três áreas enfrentam uma iminente falta de vagas em UTI.

O Grupo de Trabalho de Saúde do Governo havia recomendado um quarto “Alerta”, para a região de Erechim, mas o Gabinete de Crise definiu pela emissão de “Aviso” – que também foram emitidos para as áreas de Bagé e Caxias do Sul. Na terça (18.05) o Piratini já tinha colocado em “Alerta” as regiões de Cachoeira do Sul, Cruz Alta, Ijuí, Passo Fundo e Santo Ângelo, que precisaram adaptar seus protocolos. Ao todo, o RS é dividido em 21 regiões Covid.

Depois do colapso de março, o RS teve cinco semanas em tendência de queda de novos casos. No entanto, os últimos registros têm indicado um recuo pequeno, próximo à estabilidade, só que em um patamar superior ao da primeira onda de coronavírus no Estado, no inverno passado. Internações relacionadas ao coronavírus em leitos clínicos estão crescendo. Já a ocupação de leitos de UTI vem subindo gradualmente e, nessa quinta, voltou a alcançar a casa dos 80%, ainda que tenha caído levemente à noite.

Essa possível reversão de tendência dos rumos da pandemia ocorre em um momento de movimentação crescente no Estado, o que amplia os riscos de contágio e vai contra a recomendação de especialistas: “Ainda é um risco aumentar a mobilidade, pela quantidade de pessoas que ficam gravemente doentes”, afirmou cientista de dados e coordenador da Rede Análise Covid-19 Isaac Schrarstzhaupt, a GZH. “A doença é uma roleta russa.”

Simpa tem novo pedido de suspensão de aulas presenciais negado pela Justiça

O Simpa teve pedido pela suspensão das aulas presenciais indeferido pela Justiça, através da 7ª Vara da Fazenda Pública de Porto Alegre. Esta foi a terceira vitória da Procuradoria-Geral do Município no tema, já que em outra decisão o Judiciário aumentou a multa diária por conta da greve de professores, considerada ilegal. Ainda sem perspectiva de vacinação, os servidores da educação temem o contágio pelo coronavírus, principalmente depois dos números divulgados pelo Cpers Sindicato, que apontaram que as escolas da rede estadual já somam 105 casos de Covid-19 desde a retomada das atividades presenciais. Há ainda 43 colégios de 32 cidades que relataram infecções de funcionários, segundo uma pesquisa da entidade.

Volta às Aulas sem vacinação de professores e funcionários é genocídio. As aulas presenciais são importantes para o desenvolvimento dos estudantes bem como para as empresas que podem receber seus funcionários ‘mais tranquilos’ e envolvidos com o trabalho. Mas, o mais importante e urgente é a preservação da vida na comunidade escolar.

Rio Grande do Sul Flash News

Prefeitura de Porto Alegre autorizou a realização de serviço de teleconsulta sem custos para pessoas com sintomas de Covid-19. Os atendimentos serão feitos através da plataforma Conexão Santa Casa.

Novo núcleo de imunizações no Centro de Saúde IAPI foi entregue em Porto Alegre. A rede de frio da sala de conservação do local foi construída com ajuda do Ministério da Saúde e auxiliará no abastecimento de unidade de saúde e hospitais.

Capital gaúcha iniciou estudos alternativos para o projeto do novo Centro de Eventos. A prefeitura cogita a possibilidade de incentivar empresas privadas a realizar o empreendimento por conta da dificuldade de receber recursos do Ministério do Turismo.

Estudo avaliará acesso alternativo ao Cais Mauá sob trilhos do Trensurb visando facilitar a entrada de carros e pedestres.

Projeto de lei da LDO 2022 começou a tramitar na Assembleia Legislativa. A comissão de finanças da Casa escolheu o deputado Mateus Wesp (PSDB) para ser o relator da proposta.

Dezesseis policiais farão um período de testes com uso de câmeras corporais, que irão gravar a ação policial. Doze equipamentos estão com soldados da BM e outros quatro ficarão com agentes da Civil.

  • – –

Informe produzido pela redação de Sortimentos.com com informações do Matinal Jornalismo, Brasil 61 e assessorias de imprensa. Opinião e intervenções por Fábio Juchen

  • – –

Futebol Gaúcho 2021

:: Gauchão 2021 : jogos, resultados e classificação do Campeonato Gaúcho de futebol
:: Grêmio na Copa Sul Americana 2021 : jogos e resultados
:: Inter na Copa Libertadores 2021 : jogos e resultados

Sortimentos.com : Rio Grande do Sul entretenimento, eventos e feiras

Ocorreu um erro. A causa provável é o feed estar offline. Tente mais tarde.