
Sortimentos.com Rio Grande do Sul giro de notícias
Homofobia não existe, imunidade de rebanho, diminuição dos postos de trabalho, escravidão e Confiança do Empresariado Industrial
Previsão do tempo: Sim, a chuva vai continuar. Hoje e ao longo do fim de semana.
Para Governo de Edurado Leite (PSDB) crime de homofobia não existe
Homofobia é crime no Brasil. Mas são escassos os registros no Rio Grande do Sul. A Secretaria de Segurança Pública alegou não ter estatísticas exatas, pois os registros aparecem junto a outros crimes, como racismo.
Na semana passada, a polícia em Gravataí indiciou um homem e uma mulher por crime de homofobia contra um casal homossexual. Apesar do avanço simbólico que representa, o indiciamento mostra o tamanho do desafio que a polícia gaúcha tem para combater o preconceito contra a população LGBTQI+. Desde que o crime foi reconhecido pelo STF, um ano e meio atrás, este é, provavelmente, apenas o segundo caso de indiciamento por homofobia no Estado.
Provavelmente. Porque é impossível saber com precisão quantos casos semelhantes existem, já que a Secretaria de Segurança Pública do RS não tem estatísticas claras sobre quantos crimes de homofobia ou transfobia estão sendo investigados. Nos dados solicitados pelo Matinal, esse tipo de crime aparece junto ao de racismo e outras ofensas de menor punição.
O apagamento de vítimas de LGBTfobia também dá as caras na hora de fazer a denúncia: homofobia e transfobia não figuram entre as opções para quem registra boletim de ocorrência online, uma recomendação em tempos de pandemia.
RS pode ter imunidade de rebanho em 2021 se houver vacinação constante
A secretária da Saúde do Rio Grande do Sul, Arita Bergmann, acredita que o Estado pode atingir a imunidade coletiva contra o coronavírus até o fim deste ano. Em entrevista coletiva, ela condicionou a situação à regularidade nas remessas de vacinas por parte do Ministério da Saúde – foram somente cerca de 511,2 mil doses recebidas em três envios até agora. Ainda assim, ela afirmou: “O ano será desafiador”.
Na mesma coletiva, o governador Eduardo Leite (PSDB) – que posicionou-se contra a aquisição de vacinas por empresas – destacou os índices da pandemia em janeiro mais positivos do que em dezembro, ainda que se mantenham em um patamar alto – ontem, 75% dos leitos de UTI do Estado estavam ocupados. Na ocasião, Leite ainda informou sobre a proibição às festas coletivas para Iemanjá e o Carnaval, no intuito de evitar aglomerações.
Para seguir acompanhando o avanço da Covid-19 no RS, o Piratini confirmou mais duas etapas da pesquisa Epicovid-19, da UFPel, a partir de fevereiro. O estudo investiga o número de infectados pelo coronavírus.
RS perde mais de 20 mil postos de trabalho em 2020
Na contramão do Brasil, que registrou saldo positivo na criação de empregos, o Rio Grande do Sul, afetado pela pandemia do coronavírus e pela estiagem, perdeu 20.220 postos de trabalho de carteira assinada no acumulado de 2020. É o segundo pior desempenho do País, perdendo apenas para o Rio de Janeiro. Os números fazem parte do Caged, o cadastro de empregos formais do Ministério da Economia.
A estiagem agravou ainda mais a situação do Estado que já vinha com prejuízo no primeiro semestre por conta da fase inicial da Covid-19. O RS chegou a mostrar uma reação e, de julho a novembro, teve cinco avanços em sequência. No entanto, em dezembro, mais postos foram perdidos: 131 ao todo. De acordo com o Caged, dos cinco grandes segmentos pesquisados, três permaneceram positivos no acumulado do RS. A indústria gerou 4.336 vagas, o maior saldo positivo no ano. Depois, aparecem construção (973) e agropecuária (637).
Sete pessoas são resgatadas em condições análogas à escravidão no RS
Força-tarefa do Ministério Público do Trabalho, Polícia Federal e Defensoria Pública da União resgatou nas últimas semanas, em 23 estados, mais de 100 pessoas de situações de trabalho análogas à escravidão. Sete vítimas foram encontradas no Rio Grande do Sul, sendo que duas delas têm deficiência.
Em solo gaúcho, as ações foram realizadas em Fontoura Xavier e Venâncio Aires. Três pessoas – um homem de 30 anos, uma mulher de 52 e um jovem, de 19 – foram localizadas em Fontoura Xavier. Os dois últimos fazem parte de uma mesma família e são mãe e filho, ambos com deficiência. Eles estavam no local havia três anos, onde trabalhavam com o plantio e colheita de fumo. Já no município de Venâncio Aires, quatro homens, com idades entre 30 e 50 anos, eram mantidos em condições irregulares de trabalho. Eles atuavam na produção de carvão entre três meses e um ano.
A ação conjunta no País ainda vai seguir até as primeiras semanas de fevereiro e vai destinar cerca de 500 mil reais em verbas rescisórias aos trabalhadores resgatados. Cada um terá direito a três parcelas do seguro-desemprego.
Confiança Industrial gaúcha registra 62,3 pontos em janeiro 2021
Mesmo com a queda de 3,8 pontos na comparação com dezembro de 2020, o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI-RS) de janeiro, divulgado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS) chegou a 62,3 pontos. O percentual varia de zero a cem e quanto mais acima de 50 maior e mais disseminado é o otimismo entre as empresas.
Todos os componentes da pesquisa recuaram em relação a dezembro. Após sete meses de altas ininterruptas, o Índice de Condições Atuais saiu do recorde histórico de 64 pontos registrado no último mês de 2020 para 59,8 no início de 2021. Apesar disso, o índice continuou acima dos 50 pontos, permanecendo com indicação de melhora.
O presidente do Conselho Regional de Economia do Rio Grande do Sul (Corecon-RS), Mário de Lima, explicou a ligeira queda dos indicadores. “O Índice de Confiança do Empresariado Industrial ocorreu devido a uma piora no Índice de Condições da economia brasileira e no Índice de Condições Atuais das empresas. Significa dizer que para o empresariado industrial a economia brasileira e a situação das empresas do segmento industrial não melhoraram muito em relação aos últimos seis meses”, afirmou.
Segundo o economista, a confiança é fundamental para as expectativas dos agentes econômicos. Um índice positivo leva ao aumento da produção industrial e consequentemente a realização de investimentos industriais no estado, possibilitando geração de riqueza, empregos e renda. Impactando positivamente em toda economia estadual, influenciando nos demais setores e também nas finanças públicas do estado e dos municípios.
Os empresários gaúchos mantiveram a avaliação positiva das condições da economia brasileira. Nesse mês, 45,9% dos empresários (eram 55,1% em dezembro) percebem melhora nesta questão. Já para 16,8% (eram 11,2% no mês anterior) há uma piora. O mesmo ocorre com as condições das empresas: o índice caiu de 65,2 para 61,1 pontos.
Em janeiro, o otimismo com a economia brasileira atingiu 48% das empresas, recuo significativo em relação ao mês anterior, quando atingiu 58,7%. Já o pessimismo dobrou, de 6,6% das empresas para 13,8% no mesmo período. O ICEI-RS foi realizado entre os dias 4 e 15 de janeiro de 2021, com 197 empresas, sendo 36 pequenas, 67 médias e 94 grandes.
Governo tucano de Nelson Marchezan Jr e Câmara de Vereadores de Porto Alegre aumentaram a tarifa dos ônibus acima da inflação e do salário mínimo
Sortimentos.com resgata publicação de 28 de janeiro de 2020 para relembrar aos usuários que paga tarifa sem as devidas contrapartidas previstas na licitação e com aumentos acima da inflação e do reajuste do salário mínimo. Uma concessão que executivo e legislativo trabalham para garantir os direitos e desejos dos concessionários. Já para o usuário, mais tempo na parada, ônibus velhos e aglomeração. O Ministério Público poderia questionar o cumprimento dos direitos dos usuários previstos na licitação. LEIA MAIS EM Porto Alegre : tarifa de ônibus subiu mais que inflação e Salário Mínimo durante governo de Nelson Marchezan Jr
Flash News Rio Grande do Sul
Outback Steakhouse irá expandir ainda mais sua atuação em Porto Alegre, com a abertura da sua terceira unidade na capital, desta vez no Praia de Belas Shopping. A inauguração, que está prevista ainda para o primeiro semestre de 2021. LEI MAIS Outback Steakhouse confirma operação no Praia de Belas Shopping em Porto Alegre
A Secretaria Estadual da Saúde irá definir na sexta-feira (26.01) a distribuição das 53,4 mil doses da vacina Coronavac que chegaram ao Rio Grande do Sul. O montante será dividido com as Coordenadorias Regionais de Saúde.
As academias do Sesc/RS criaram opções de treinamentos voltadas a recuperados da doença em todo o Estado. Os exercícios ajudam no restabelecimento do condicionamento cardiorrespiratório e das capacidades coordenativas.
Para equalizar a situação do transporte público na Capital, o prefeito Sebastião Melo (MDB) cogita unificação de linhas, redução da tarifa e mesmo a possibilidade de linhas intermunicipais possam a atender trechos urbanos.
Porto Alegre não terá ponto facultativo no Carnaval. E tampouco haverá programação para os blocos de rua, em razão da pandemia. LEIA MAIS : Porto Alegre Carnaval 2021 : prefeitura não fará ponto facultativo e cancela programação de blocos de rua e desfile competitivo das escolas de samba
A instalação dos novos relógios digitais em Porto Alegre deverá ser encerrada antes do prazo. Até agora, foram colocados 122 dos 168 mencionados no contrato.
O prédio da Escola Estadual Rio Grande do Sul, no Centro de Porto Alegre, foi retomado pelo governo gaúcho. A instituição passou mais de 130 dias ocupada por mães e pais de alunos e ex-alunos que são contra o fechamento do local.
Uma chuva torrencial – de 108 mm em uma hora – atingiu Santa Cruz do Sul, provocando uma série de danos no município.
Marcada para segunda-feira, a greve dos caminhoneiros divide a categoria no Rio Grande do Sul. A classe concorda com as razões para a mobilização, mas diverge sobre o momento para um ato desta magnitude.
Sortimento Giro de Notícias Rio Grande do Sul
Produzido pela redação de Sortimentos.com com informações do Matinal Jornalismo, assessorias de imprensa e intervenções de Fábio Juchen.