Sortimento Notícias Rio Grande do Sul : superlotação nos hospitais, avanço da dengue, estátua de Jango e eleições 2024

Sortimento Notícias Rio Grande do Sul : superlotação nos hospitais, avanço da dengue, estátua de Jango e eleições 2024

.| Destaque do Sortimento Notícias de 3 de abril de 2024 |. Em meio ao alerta por conta dos crescentes casos de dengue, surge a preocupação com a superlotação de hospitais em Porto Alegre. Entidades médicas e prefeitura cobram o governo do estado por melhorias na rede da região metropolitana para aliviar a pressão na capital. A situação da saúde em Porto Alegre, contudo, já era motivo de alerta desde janeiro, quando o Conselho Municipal da Saúde criticava a redução de aportes da gestão Melo.


Publicação com conteúdo da newsletter da Matinal : Assine o Matinal e tenha acesso a matérias e reportagens exclusivas.


Crise nos hospitais da região metropolitana gera superlotação em Porto Alegre

“Porto Alegre não aguenta mais”, desabafou o titular da Secretaria Municipal da Saúde, Fernando Ritter, em entrevista à Rádio Gaúcha ontem. Ele comentava sobre a pressão no atendimento hospitalar da cidade, que está operando com mais que o dobro da capacidade, 203%, em pleno mês de abril, ainda distante do inverno, quando a demanda costuma aumentar.

Hospitais como o Clínicas já restringem atendimento. Segundo o secretário, a capital chegou a essa situação porque tem de acolher pacientes do interior, que respondem por 52% das internações. Nesta semana, pessoas que procuraram hospitais em Alvorada, Cachoeirinha e Tramandaí enfrentaram problemas ou sequer conseguiram atendimento por diferentes motivos, que passam de greve a trocas de gestão. Ao Correio do Povo, Ritter cobrou maior ação do governo do estado para desafogar a sobrecarga em Porto Alegre.

Entidades ligadas ao setor médico, como Cremers e Simers, se manifestaram alertando sobre a possibilidade de desassistência à população. No seus posicionamentos, ambas reforçaram cobranças ao Piratini.

CMS alertou sobre situação em janeiro – O quadro de superlotação agrava uma situação que já preocupava o Conselho Municipal de Saúde (CMS) pela redução de aportes na saúde por parte do município, conforme mostrou a Matinal em janeiro. Na reportagem, o grupo alertava para um “altíssimo risco” na assistência hospitalar. Por ora, uma primeira reunião sobre o assunto aconteceu na segunda e uma nova rodada de conversas foi agendada para quinta-feira (04/04/2024)


Primeiro trimestre escancara avanço da dengue em Porto Alegre

O primeiro trimestre de 2024 encerrou com mais que o dobro de casos confirmados de dengue em Porto Alegre na comparação com o mesmo período do ano passado, conforme boletim epidemiológico da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). Até 30 de março, eram 1.263 diagnósticos da doença, ante 611 em 2023. Na capital, os bairros com maior incidência são São João, Higienópolis e Pedra Redonda. Mas os casos estão espalhados em toda a cidade, conforme mapa da SMS. Análises apresentadas pela pasta indicam um arrefecimento da dengue nas últimas duas semanas, mas apontam que a infestação segue crítica na capital. Em nível estadual, o RS passou os 40 mil casos, superando a marca do ano passado, que terminou com 38,3 mil casos. Até o momento, a dengue já matou 50 pessoas no estado.


Prefeitura quer ouvir GAM3 sobre instalação de estátua de Jango

Ainda não há definição sobre o local onde será instalada a estátua do ex-presidente João Goulart, deposto pelo golpe militar de 1964. Após uma reunião com entidades que patrocinaram o monumento, a prefeitura agendou um novo encontro, desta vez com a GAM3, que detém a concessão da área desejada pelo grupo, próximo à Usina do Gasômetro.

Apesar de não haver determinação contratual de consulta do município à concessionária, a prefeitura – que sugeriu um local próximo ao Ministério Público para a homenagem –, diz querer “construir com base no diálogo”. A GAM3 havia sido convidada para a reunião de ontem, mas informou não ter tido tempo hábil de remarcar compromissos para estar presente.


Movimentações pré-eleições provocam mudanças no primeiro escalão de Melo

Metade das 20 secretarias municipais de Porto Alegre, dentre elas Cultura, Serviços Urbanos e Desenvolvimento Social, deverão ter troca de comando anunciada até o sábado (06/04/24). O mesmo ocorre com quatro das nove autarquias e empresas públicas. A razão das alterações é o cumprimento do prazo para a participação nas eleições – interessados na disputa de outubro devem deixar o poder público até seis meses antes do primeiro turno.

O prefeito Sebastião Melo (MDB) já anunciou duas reposições nas secretarias: a procuradora Simoni Somensi assume lugar na Habitação e Regularização Fundiária, antes ocupado por André Machado; nos Serviços Urbanos, o engenheiro Assis Arrojo ocupará o cargo de Marcos Felipi Garcia. Dentre os partidos, membros do MDB são os que mais deixarão secretarias na busca por vagas na Câmara Municipal.


Giro de Notícias

Na última semana da janela partidária, o presidente da Câmara Mauro Pinheiro trocou o PL pelo PP. Já Tanise Sabino deixou o PRD e foi para o MDB. Simone Leite decidiu ficar no PP. A empresária havia sido convidada por Zucco para ir para o PL – que, por sua vez, pretende indicar uma mulher para a chapa de Melo.

No início da semana, a prefeitura abriu 400 novas vagas para a educação infantil em Porto Alegre. Em março, a Matinal mostrou que as medidas no horizonte do município estão longe de solucionar o problema.

Novos conselheiros do Plano Diretor tomaram posse ontem. Saiba mais sobre a nova composição do colegiado em reportagem da Matinal.

Após duas tentativas frustradas e com o preço reduzindo a cada certame, o terreno do Teresópolis Tênis Clube foi leiloado, por 7,3 milhões – que não seria suficiente para sanar todas as dívidas do antigo clube.

Servidores federais de educação de mais de 230 unidades de ensino devem aderir à greve nacional. Estima-se que a mobilização pode afetar pelo menos 18 unidades federativas, por tempo indeterminado.

Depois da decisão do STJ na terça-feira, Jairo Jorge (PSD) poderá reassumir a prefeitura de Canoas. O prefeito foi afastado do cargo no fim do ano passado, em processo da Operação Copa Livre.

A crise da Argentina tem afetado as importações e exportações do RS. Além de ser a segunda principal origem de importações, o país está entre os principais destinos de produtos do estado.


Matinal é uma rede de iniciativas ancoradas em plataforma jornalística plural e gratuita. A independência editorial é garantida porque a maior parte do faturamento vem do apoio financeiro de pessoas que acreditam nesse trabalho. Faça parte desse grupo de apoiadoras e apoiadores também!
Quero apoiar a Matinal


Lembrete para as eleições 2024 : Antes de definir o voto em Sebastião Melo e nos seus aliados no Executivo e na Câmara de Vereadores de Porto Alegre, reflita : transporte, ecologia e educação não são prioridades dos governistas do Executivo e Legislativo municipal de Porto Alegre.


Lembre : caso de desvio na Secretaria de Educação, a aplicação no SUS de metade do proposto pela Secretaria Municipal da Saúde, as falhas e omissões no Portal da Transparência e o desrespeito lei por elevar salário de CCs que estão lotados em uma secretaria mas trabalham em outras. Você concorda, aprova ?


Preocupado com a reeleição, prefeito Sebastião Melo (MDB), desiste do plano de entregar a gestão do Parque Farroupilha e do Calçadão do Lami à iniciativa privada neste mandato. O gestor público com apoio da maioria de vereadores da Capital gaúcha, desejam privatizar parques, praças e diversos espaços públicos.


Também vale ressaltar a fracassada privatização da Carris que foi ‘entregue’ por 70 milhões a menos que a avaliação dos bens e com concessões de linhas por 20 anos em valor simbólico de R$ 1,00.


Relembre: em entrevista à Matinal, a secretária de Parcerias da prefeitura de Porto Alegre, Ana Pellini, admitiu que a transação da CARRIS – companhia pública de transporte foi um mau negócio para a prefeitura.


A gestão do prefeito Sebastião Melo (MDB) em acordo com os vereadores da base governista eliminaram a tarifa do transporte coletivo por ônibus em Porto Alegre que proporcionava 50% de desconto no valor da passagem aos estudantes. Sim, viabilizar o estudante ir à Escola e Universidade não é importante para os atuais governistas de Porto Alegre. Já, garantir o lucro dos empresários numa concessão pública, é fundamental.


Menos educação : Em 2021, sob a gestão de Audino, a Smed não havia aplicado o mínimo obrigatório em educação. A ex-secretária da Educação de Sebastião Melo, Sônia da Rosa, foi presa na operação Capa Dura da Polícia Civil do RS, que apurou problemas na compra de produtos. O TCE sugere responsabilização do prefeito Sebastião Melo (MDB).


Outra dica para quem deseja qualificar seu voto nas próximas eleições é ler o bacana especial Donos da Cidade do SUL 21, que traz excelente reportagem sobre a dobradinha que construtoras e prefeitura fizeram, nos últimos dois mandatos, para contornar restrições previstas no Plano Diretor e liberar grandes projetos imobiliários em Porto Alegre, com contrapartidas não realizadas e irrelevantes, numa clássica entrega de espaço público para determinados grupos que são financiadores de campanha.


Pense antes em quem votar, para quem os políticos vão governar e legislar. Se será para você e para a população ou para seleto e pequeno grupo de privilegiados.