Giro de Notícias Rio Grande do Sul : emprego, eleições municipais, impeachment de Nelson Marchezan Jr e fraude contra jogadores de futebol

Giro de Noticias Rio Grande do Sul - Sortimentos.com
Giro de Noticias Rio Grande do Sul
Giro de Noticias Rio Grande do Sul


RS mais do que triplicou saldo de vagas em agosto, Abicalçados comemora criação de 6 mil postos, renovação na prefeitura de cidades gaúchas, impeachment de Nelson Marchezan Jr e MP apura suposta fraude contra jogadores de futebol

Previsão do tempo: A quinta-feira terá chuva, sol com nuvens e calor. Em Porto Alegre, os termômetros poderão marcar até 32°C.

RS mais do que triplicou saldo de vagas em agosto

No balanço de admissões e demissões de agosto, o Estado ficou com um saldo positivo de 7.228 vagas de trabalho formais em relação a julho, quando o índice foi de 1.918. Mas o acumulado do ano ainda escancara o impacto da pandemia: o saldo é negativo, com uma diferença de 88.582 postos de trabalho perdidos. Os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) informam ainda que, dos oito primeiros meses de 2020, em quatro o RS teve mais demissões do que admissões, sendo abril o pior mês. Da mesma forma, o saldo de agosto no País foi positivo – com 249.388 mais empregos, melhor marca desde 2010 –, e o índice do acumulado de 2020, negativo – com um déficit de 849.387 novas contratações. O Caged considera apenas vínculos com carteira assinada. Conforme o IBGE, a taxa de desemprego no trimestre entre maio e julho ficou em 13,8%, a mais alta da série histórica, iniciada em 2012. São 13,1 milhões de desempregados no Brasil.

Abicalçados comemora criação de 6 mil postos em agosto

Depois de gerar 1,14 mil postos em julho, o setor calçadista criou outros 6,3 mil em agosto. Os dados foram divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e apontam para uma recuperação do setor depois de quatro meses seguidos de perda de postos em função da pandemia do novo coronavírus e as restrições no mercado doméstico e internacional. Com o resultado de agosto, o setor alcança, no total, 232,4 mil postos diretos, ainda muito distante do resultado de dezembro de 2019 (269 mil postos) e uma queda de 17% em relação ao mesmo mês do ano passado.

Os dados divulgados apontam que o Rio Grande do Sul, estado que mais emprega na atividade, gerou 358 postos em agosto e agora emprega um total de 90,9 mil pessoas. O segundo empregador do Brasil é o Ceará, que gerou 2,2 mil vagas no mês oito e agora emprega 55,23 mil pessoas. No terceiro posto entre empregadores aparece a Bahia, que gerou 859 postos e terminou agosto empregando um total de 29 mil pessoas.

Ao menos 200 cidades gaúchas renovarão seus prefeitos

Dos 497 municípios do Rio Grande do Sul, pelo menos 200 terão novos mandatários a partir do ano que vem. O levantamento foi feito pela Federação dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) com exclusividade para o Correio do Povo e levou em conta cidades onde os atuais prefeitos não disputarão a próxima eleição por alguma razão – mais de 100, pelo menos. “Sabemos o quão é difícil desenvolver um projeto em quatro anos. É pouco tempo. Assim, esse é um número bem representativo e que denota uma certa preocupação da Famurs, por refletir uma pequena desesperança de quem está no cargo”, avaliou Maneco Hanssen, presidente da Famurs. Por outro lado, pelo menos 300 atuais chefes do Executivo vão tentar um novo mandato nas próximas eleições.

Novela do impeachment de Nelson Marchezan Jr

O processo de impeachment movido pela Câmara Municipal contra o prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Jr. (PSDB), ganha cada vez mais ares de gangorra jurídica: dois dias depois de ter sido inviabilizado, o rito de impedimento foi novamente autorizado a continuar pela Justiça. É a terceira vez que o processo contra Marchezan é suspenso e, em seguida, liberado por vias judiciais desde que os vereadores decidiram dar andamento à ação que pode culminar na cassação do prefeito, no começo de agosto. Marchezan é candidato à reeleição e um possível impeachment o impediria não só de tentar se reeleger, mas o faria perder os direitos políticos por oito anos.

MP apura suposta fraude contra jogadores de futebol

O Ministério Público cumpriu mandados de busca e apreensão no âmbito de uma investigação que apura supostos desvios que teriam sido feitos por uma quadrilha instalada no Sindicato dos Atletas Profissionais de Futebol no Município de Porto Alegre (Siafmpa) e no Sindicato dos Atletas Profissionais no Estado do RS (Siapergs). O montante desviado há cinco anos supera os 10 milhões de reais – dinheiro que deveria ir para os jogadores de futebol do Estado, mas acabou nas contas de pelo menos um dos ex-dirigentes da Siapergs. Uma denúncia deve ser formalizada e apresentada à Justiça nas próximas semanas. A investigação iniciou na esteira da Operação Rebote, que apurou irregularidades na gestão passada do Inter.

Flash News Rio Grande do Sul

:: Média móvel de mortes por Covid-19 caiu pelo sétimo dia seguido no RS. Desde o início da pandemia, já houve 4.782 óbitos relacionados ao coronavírus no Estado.

:: Câmara de Porto Alegre retoma em 14 de outubro as sessões presenciais. Elas ocorrerão apenas às quartas-feiras à tarde.

:: Depois de o STF autorizar os Estados a terem suas próprias loterias, Leite deve decidir nos próximos dias a retomada da Lotergs, extinta em 2004.

:: Assembleia do Simpa decidiu manter o estado de greve e a mobilização contra o retorno das aulas presenciais. Uma nova assembleia foi marcada para segunda-feira.

:: O Governo do Estado avaliou como adequados os protocolos adotados pelo Colégio Militar de Porto Alegre da volta de suas atividades presenciais. Após ameaçar “furar” o calendário de retomada das aulas, a Instituição entrou em acordo com a Prefeitura, sem aval do Estado.

:: Reajuste das tarifas de ônibus intermunicipais deve ficar para novembro. A possibilidade está sendo estudada pela Metroplan levando em conta a pandemia de coronavírus.

:: Servidores municipais, estaduais e federais se reuniram em frente ao HPS em Porto Alegre, em uma manifestação contra a reforma administrativa do Governo Federal.

:: Comercialização do mobiliário do Hotel Everest foi suspensa. Depois de filas e aglomeração na manhã de ontem, o processo foi interrompido e ainda não há data para ser retomado.

:: PUCRS abre inscrições para o processo seletivo de 2021 no dia 27 de outubro. As provas serão em dezembro.

Sortimento Giro de Notícias Rio Grande do Sul 

Produzido pela redação de Sortimentos com informações do Matinal Jornalismo, assessorias de imprensa e com intervenções de Fábio Juchen.

Assine o Matinal e tenha acesso a matérias e reportagens exclusivas e a programação e notícias culturais por Roger Lerina.