Estudo aponta retração geral no fluxo de consumidores nos centros de comércio do varejo brasileiro. Os dados são do mapeamento realizado pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) em parceria com a FX Data Intelligence
Fluxo de consumidores no comércio do país está em baixa
Houve queda de 33% no faturamento dos shoppings, de R$ 192,8 bilhões em 2019 para R$ 128,8 bilhões em 2020, além da diminuição do fluxo de pessoas, que passou de 502 milhões de visitas ao mês em 2019 para 341 milhões em 2020. Ressalta-se também a retração de 9,5% na geração de empregos diretos.
Por conta da pandemia da Covid-19, o comércio permaneceu fechado em março de 2019 e começou a ser parcialmente reaberto em junho do mesmo ano, interrompendo o fluxo de movimento nesse período. O fechamento trouxe como consequência uma queda de 33% no faturamento dos shoppings, caindo de R$ 192,8 Bilhões em 2019 para R$ 128,8 bilhões em 2020.
Essa queda no faturamento evidentemente também fez com que o fluxo de pessoas diminuísse, indo de 502 milhões de visitas ao mês em 2019 para 341 em 2020, ocasionando retração de quase 9,5% na geração de empregos diretos.
O fechamento do comércio em 2020, em especial dos shoppings, foi de maior impacto nos meses de abril (retração de 94,94% no fluxo de visitas) e maio (retração de 91,94%). Mesmo com as festividades de final de ano, o mês de dezembro apresentou ainda queda de 51,28% no fluxo de visitantes. O mapeamento mostra os dados divididos por regiões brasileiras – o Nordeste apresentou a menor queda em dezembro de 2020 em relação ao mesmo período de 2019 (40%). As regiões do Sudeste e Sul apontaram queda de 54,34% e 61,58% respectivamente.
O estudo contempla a mensuração do fluxo de visitas em diversos segmentos de lojas, como departamento, drogaria, eletrônicos, moda, beleza e ótica – todos apresentaram retração, exceto um: home center. As pessoas passaram a ficar mais em suas casas e a se mudar para se adaptarem ao novo modelo de trabalho. Comparando os meses de dezembro de 2019 com o mesmo período de 2020, a categoria de home center teve aumento de 2,85%, além de ter conseguido se manter estável durante o ano todo.
O estudo está disponível na íntegra para download no site da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) :