Infectologista Luana Araújo ‘janta’ senadores Bolsonaristas e diz : “discussão delirante, esdrúxula, anacrônica e contraproducente”

Infectologista Luana Araujo na CPI da Covid-19 no Brasil - Foto : Senado / Sortimentos.com
Infectologista Luana Araujo na CPI da Covid-19 no Brasil - Foto : Senado / Sortimentos.com
Infectologista Luana Araujo na CPI da Covid-19 no Brasil – Foto : Senado / Sortimentos.com

Sortimentos.com Notícias : CPI da Covid-19

CPI da Covid-19 : Infectologista Luana Araújo ‘janta’ senadores Bolsonaristas e diz : “discussão delirante, esdrúxula, anacrônica e contraproducente

Durante seu depoimento à CPI da Covid, a infectologista Luana Araújo criticou a discussão sobre imunidade de rebanho sem vacinação: “Não posso imputar sofrimento a uma população para atingir uma imunidade de rebanho”, afirmou.

A médica também afirmou ser contra o uso do tratamento precoce com medicamentos que não possuem eficácia comprovada, segundo especialistas. Luana Araújo, avalia que este não é o momento para o Brasil sediar a Copa América. ‘A mim me dói’, disse após exibição de vídeos com declarações de Jair Bolsonaro. “Na Saúde, corrupção mata”, diz ex-secretária de Queiroga.

Luana foi anunciada como secretária extraordinária de Enfrentamento à Covid do Ministério da Saúde no dia 12 de maio; porém, dez dias depois, a pasta informou que ela não exerceria o cargo. Sobre isso, ela disse que o ministro Marcelo Queiroga teria dito que sua nomeação “não passaria pela Casa Civil”.

A médica infectologista Luana Araújo frisou, mais uma vez, aos senadores que a ciência ainda não conseguiu encontrar um tratamento inicial para pacientes com covid-19.

Infectologista Luana Araujo - CPI da Covid-19 - Foto Agencia Brasil
Infectologista Luana Araujo – CPI da Covid-19 – Foto Agencia Brasil

Luana Araújo ‘janta’ senador bolsonarista Marcos Rogério

Marcos Rogério : “Eu acredito no tratamento precoce, no início da doença. E a senhora?

Luana Araújo : ‘Nós não temos nenhuma ferramenta farmacológica que possa ser utilizada de forma inicial que impeça a progressão da doença’. “Não temos nenhuma intervenção farmacológica que impeça a progressão da doença, senador”

Marcos Rogério : “Então qual é o ‘tratamento precoce’, doutora?”

Luana Araújo : “Não existe, senhor”

Infectologista Luana Araujo - CPI da Covid-19 - Foto Agencia Brasil
Infectologista Luana Araujo – CPI da Covid-19 – Foto Agencia Brasil

Luana Araújo ‘janta’ senador Eduardo Girão

Na CPI, senador Eduardo Girão mostrou gráfico para defender uso de medicamentos como cloroquina e ivermectina contra a COVID.

Luana Araújo: “Esse gráfico está errado”

Luana Araújo: “o senhor pode ignorar a OMS, mas vai ter que ignorar a FDA e todas as entidades internacionais que têm a mesma posição sobre o tratamento precoce”

Luana Araújo sobre tratamento precoce

“Essa é uma discussão delirante, esdrúxula, anacrônica e contraproducente. É como se escolhesse de que borda da terra plana vai pular”

‘Estamos na vanguarda da estupidez mundial. Ainda estamos discutindo uma coisa que não tem cabimento. É como se a gente estivesse escolhendo de que borda da Terra plana a gente vai pular. Não tem lógica’:

“É como se a gente comesse o dia inteiro, engasgasse com uma azeitona e culpasse a azeitona. É uma coisa muito pequena perto de todo esforço que precisamos de fazer”

“Se eu colocar um vírus dentro do forno microondas, ele vai morrer. Não é por isso que vou mandar o paciente entrar no forno duas vezes no dia.”

“O profissional tem direito de prescrever (cloroquina), mas precisa ser responsabilizado. Se eu prescrevo e ele fica bom, digo que sou o máximo, mas se ele morre, foi porque Deus quis, e não pode ser assim”

“Benefício do Remdesivir é muito pequeno.”