Flash News Brasil : edição de quarta-feira (27.05.20)

Flash News Brasil : edição de quarta-feira (27.05.20)


O ministro da Economia, Paulo Guedes, defensor do livre mercado, disse em meados de março à CNN Brasil que a economia do país em 2020 poderia “crescer 2% ou 2,5% com a queda no mundo” por causa do coronavírus.

A atividade industrial entrou em colapso, o desemprego está aumentando e o real caiu cerca de 30% em relação ao dólar este ano. Em 15 de maio, o Barclays reduziu previsão do PIB brasileiro em 2020 de -3,0% para -5,7%, ao citar política “ineficaz” do Brasil para lidar com a pandemia.

Mais um previsão errada do economista Paulo Guedes. “Se Guedes fosse cartomante ou astrólogo morreria de fome”, brincou uma fonte.

.
Governo diz que já identificou mais de 160 mil fraudes no auxílio emergencial
.

Solange Vieira, aliada de Guedes que esteve envolvida na reforma previdenciária do governo no ano passado, também mostrou pouca urgência quando foi apresentada a previsões do Ministério da Saúde em meados de março, de acordo com o epidemiologista Croda. O ministério previu mortes generalizadas entre os idosos, se o vírus não fosse contido.

Segundo Croda, ela afirmou: “É bom que as mortes se concentrem entre os idosos… Isso melhorará nosso desempenho econômico, pois reduzirá nosso déficit previdenciário.”

Solange Vieira não respondeu a mensagem no LinkedIn da Reuters Brasil . A Superintendência de Seguros Privados, que ela lidera, disse em resposta a perguntas sobre seus comentários que ela participou da reunião de meados de março a convite do então ministro da Saúde Mandetta para entender as projeções do ministério.

Ela observou os impactos de vários cenários “sempre com foco na preservação de vidas”, informou, em nota.

Gilmar Mendes: “É chocante a decisão da @folha e do @RedeGlobo de suspender a cobertura no Palácio da Alvorada diante de riscos à integridade moral e física dos jornalistas. O MP e o Judiciário devem investigar esses atos que, se existentes, configuram atentado grave à liberdade de imprensa”