Sortimento Giro de Notícias:
Coronavírus, empreender no Brasil, depoimento de Bolsonaro e Mega-Sena acumulada
CORONAVÍRUS
Brasil chegou a 134.106 mortes em razão da pandemia do novo coronavírus. Nas últimas 24 horas, foram registrados 987 óbitos. A soma representa um aumento de 0,7% sobre ontem, quando os números traziam um total de 133.119 pessoas que perderam a vida para a covid-19. Ainda há 2.428 mortes em investigação.
Os dados estão no balanço diário do Ministério da Saúde divulgado na noite de quarta-feira (16.09).
Ainda conforme a atualização, foram acrescidas às estatísticas 36.820 novos diagnósticos de covid-19, totalizando 4.419.083 pessoas infectadas desde o início da pandemia. O resultado marca um acréscimo de 0,8% em relação a ontem, quando o painel trazia 4.382.263 casos acumulados.
O sistema do Ministério da Saúde contabilizou ainda 564.665 pacientes em acompanhamento. Do total de infectados, 84,2% dos pacientes se recuperaram da covid-19, ou seja, 3.720.312 pessoas.
A letalidade (número de óbitos pelo total de casos) ficou em 3%. A mortalidade (número de mortes por 100 mil habitantes) está em 63,8. Já a incidência (total de casos por 100 mil habitantes) subiu para 2.102,9.
Diretor-regional da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a Europa, Hans Kluge, alertou nesta quinta-feira para uma “situação muito grave” no continente, com um aumento semanal de casos do novo coronavírus superior ao registrado no primeiro pico, em março.Em entrevista coletiva para avaliar os dados mais recentes sobre a evolução da pandemia na Europa, Kluge disse que os casos registrados na região na semana passada ultrapassaram os 300 mil.
Pesquisa indica 63 mil servidores públicos brasileiros em trabalho remoto e 1.423 casos de Covid-19 confirmados. Dados são da semana de 7 a 11 de setembro, coletados junto às unidades de gestão de pessoas da Administração Pública Federal.
Cientistas de universidades em 12 países manifestam preocupação com os resultados dos primeiros testes da vacina Sputnik V, produzida pela Rússia, contra a Covid-19. Em uma carta aberta, eles dizem que pode haver resultados duplicados nos ensaios da vacina. Ainda pedem que os dados numéricos de todos os experimentos e os arquivos originais das análises feitas sejam divulgados, para que outros cientistas possam examiná-los. O fundo estatal russo, que coordena a produção da vacina, nega haver problemas nos dados.
EMPREENDER NO BRASIL
“Desde o ano passado os empreendedores contam com medidas de simplificação, como receber o CNPJ de forma automática no momento do registro da suas empresas. Medidas que valem para microempreendedores individuais, Sociedades limitadas”, diz o secretário de Gestão do Governo, Gleisson Rubin. “Hoje o tempo de abertura de empresas no Brasil é de 2 dias e 21 horas. Redução de 1 dia em relação ao último quadrimestre e redução de 46,5% em relação a jan de 2019, quando demorava 5 dias para abrir uma empresa”, comenta André Santa Cruz, diretor do departamento de Registro de Empresas. “A grande evolução da política do MEI neste ano foi a dispensa de alvará e licença para todas as suas ocupação. Hoje o MEI emprega 55.4% dos negócios ativos no País”, afirma Subsecretária de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas, Empreendedorismo e Artesanato, Antonia Tallarida.
DEPOIMENTO DE BOLSONARO EM INQUÉRITO
A Advocacia-Geral da União (AGU) entrou na quarta-feira (16.09) com um recurso contra a decisão do ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF) que determina o depoimento presencial de Jair Bolsonaro no inquérito que investiga se houve interferência dele na PF.
Na semana passada, Celso de Mello negou pedido da defesa para que o presidente fosse interrogado por escrito. A AGU pede a reconsideração da decisão ou a concessão de efeito suspensivo para que não ocorra o depoimento enquanto o colegiado competente não julgar o recurso. Celso de Mello está de licença médica.
MEGA-SENA ACUMULADA
Mega-Sena sorteia nesta quinta-feira (17) o prêmio acumulado de R$ 32 milhões. É o segundo sorteio da Mega-Semana da Primavera, quando são realizados três concursos durante a semana.
As seis dezenas do concurso 2.300 serão sorteadas, a partir das 20h (horário de Brasília), no Espaço Loterias Caixa, localizado no Terminal Rodoviário Tietê, na cidade de São Paulo.
As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília), nas casas lotéricas credenciadas pela Caixa, em todo o país ou pela internet. O volante, com seis dezenas marcadas, custa R$ 4,50.
,