Giro de Notícias Rio Grande do Sul : reforma tributária, Reitor da UFRGS, volta às aulas, Ideb gaúcho, eleições em Porto Alegre e flash news

Giro de Noticias Rio Grande do Sul - Sortimentos.com

Sortimento Giro de Notícias Rio Grande do Sul

Reforma tributária, Reitor da UFRGS, volta às aulas, Ideb gaúcho, eleições em Porto Alegre e flash news

Previsão do tempo

A instabilidade volta a predominar nesta quarta-feira. A temperatura varia pouco em Porto Alegre, oscilando entre 14°C e 18°C.

Reforma Tributária : boa para quem ?

O Governo do Estado projetou um cenário com o pior déficit da história do RS ao entregar a proposta de Lei Orçamentária Anual (LOA) à Assembleia Legislativa. Seriam, nas contas do Piratini, 8,093 bilhões de reais no vermelho — com receita de 42,865 bilhões de reais e despesas de 50,958 bilhões de reais em 2021. O texto da LOA, entretanto, não leva em consideração a Reforma Tributária, que estima reduzir o déficit em 2,8 bilhões de reais. Também não prevê entradas com as possíveis privatizações de CEEE, Sulgás e CRM. A entrega da proposta ocorreu no mesmo dia em que os deputados decidiram por adiar a votação da Reforma Tributária. O projeto, que precisa ser aprovado e sancionado ainda neste mês para entrar em vigor no ano que vem, recebeu alterações na véspera. Na Reforma Tributária do Estado há aumento de imposto para os mais pobres e para as empresas pequenas e médio porte e privilegia os mais ricos e grande empresa com tributos ajustados, além de manter Isenções Fiscais sigilosas com supostas contrapartidas desfavoráveis ao Estado. O governador Eduardo Leite (PSDB) sinalizou que, caso a reforma seja inviável para 2021, deverá encaminhar um novo pedido de majoração das alíquotas. Terrorismo do governador!

Bulhões será reitor da UFRGS

O professor Carlos André Bulhões Mendes foi escolhido pelo presidente Jair Bolsonaro como o novo reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A decisão, publicada no Diário Oficial da União de hoje, confirma as especulações de apoiadores do presidente de que a escolhida não seria a chapa eleita pela comunidade acadêmica. O atual reitor, Rui Opperman, foi o primeiro colocado na eleição; Bulhões, o terceiro e último. Bulhões é professor do Instituto de Pesquisa Hidráulicas (IPH). Esta é a segunda vez desde a redememocratização que o nome mais votado não foi aceito pela Presidência – a outra foi em 1988, quando havia uma lista sêxtupla.

Ideb gaúcho avança mas não alcança metas

Apesar dos avanços em todos os níveis educacionais, o Rio Grande do Sul é um dos seis estados brasileiros que não atingiram as metas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), além do Distrito Federal. É a segunda vez consecutiva que o Estado fica abaixo das expectativas no indicador, que mede o desempenho dos estudantes. Mas as notas subiram em relação à edição anterior. O salto mais destacado foi no ensino médio: o índice passou de 3,7 em 2017 para 4,2 em 2019 – ainda longe da meta de 5,3, assim como a média brasileira nesse nível de ensino. Faz 10 anos que os gaúchos não alcançam a meta para essa etapa, considerada o gargalo do RS na educação. Os resultados do Ideb ilustram, mais uma vez, a disparidade entre as redes pública e privada: a única meta atingida por aqui foi a das séries iniciais das escolas particulares, pela sétima vez consecutiva.

Decreto estadual libera quadras esportivas

Em um momento de relativa estabilização de casos e mortes no RS – apesar de só ontem terem sido registrados mais 94 óbitos por Covid-19 – o Governo do Estado deu sequência a novas flexibilizações. Em novo decreto, foram liberados esportes coletivos em quadras esportivas de regiões classificadas como laranja (há duas semanas consecutivas) ou amarela no distanciamento controlado – considerando as cores das bandeiras estabelecidas pelo Estado, e não protocolos próprios aplicados em sistema de cogestão. O texto dá regramento à utilização de piscinas e quadras, visando evitar aglomerações e permitindo tempo para higienização entre os eventos. O decreto também autoriza mais trabalhadores presenciais em clubes sociais, esportivos e academias. Nesses locais, o uso de espaços como churrasqueiras e praças infantis segue proibido.

Prefeitura quer mudar regras estaduais para retomar aulas

Para fazer valer o cronograma de retomada das aulas presenciais, apresentado na segunda-feira, a Prefeitura de Porto Alegre negocia com o Governo do Estado. O objetivo é mudar as regras do distanciamento controlado para evitar nas escolas o mesmo abre e fecha do comércio. Pelas regras atuais, só podem permanecer abertas escolas em regiões que receberem duas bandeiras laranjas na sequência. Para o prefeito Nelson Marchezan Jr. (PSDB), a determinação estadual inviabiliza a volta do ensino presencial já que impede que instituições, pais e alunos organizem-se para dar andamento às atividades. “Não tem como iniciar as aulas com uma visão de que o ensino poderá ser interrompido de uma semana para a outra”, afirmou o prefeito, que encontra eco nos representantes de escolas infantis. Vale lembrar que Porto Alegre está em bandeira vermelha. Para abrir a partir de 5 de outubro, conforme quer a Prefeitura, seria preciso mudar para a laranja ou amarela nas próximas duas avaliações do Piratini – isso se o Estado mantiver as regras atuais.

Na contramão, desrespeitando as orientações e protocolos do governo municipal e estadual, o Colégio Militar de Porto Alegre anuncia o retorno das partir de segunda (21.09) conforme orientação da DEPA. Retorno foi informado por instagram e em fala do comandante na manhã de quarta (16.09) para pais e alunos em live no youtube. A volta às aulas no Colégio Militar de Porto Alegre contaria protocolos e orientações do governo Estadual e Municipal. Prefeitura diz que é ilegal.

Últimas definições da corrida ao Paço

O presidente do PSL em Porto Alegre, Roberto da Silva Rocha, afirmou que colocará seu nome à disposição do partido para concorrer às eleições municipais. A legenda, no entanto, já confirmou o nome do advogado Gustavo Jardim como candidato a vice-prefeito na chapa de Nelson Marchezan Jr. (PSDB). O imbróglio deverá ser resolvido na quarta, durante a convenção municipal do partido. Além de Marchezan, os últimos a serem confirmados na disputa foram Júlio Flores (PSTU) e Luiz Delvair Martins Barros, do PCO. Em tempo : processo de impeachment contra Marchezan foi novamente suspenso pela Justiça.

Flash News

:: O estudo coordenado pela UFPel mostra que o coronavírus está desacelerando no Brasil, mas passou a infectar mais idosos e crianças.

:: Cpers protestou na terça-feira pela abertura de matrículas de EJAs, Neejas e cursos técnicos da rede estadual. O Piratini alegou que a proibição de matrículas “tem o intuito de aumentar o prazo para que os alunos que já estão matriculados possam concluir as etapas dos cursos”.

:: As empresas de ônibus de Porto Alegre só deverão ampliar oferta de horários se receberam ajuda financeira>

:: Avenidas de Porto Alegre deverão ganhar novos controladores de velocidade até o final de novembro. Serão substituídos 45 aparelhos e oito novos serão instalados.

:: Interditado desde maio, o Viaduto dos Açorianos deverá ter licitação para reforma. A Prefeitura quer liberação para tráfego até o final do ano.

:: A Prefeitura de Canoas criou programa de repasse financeiro para famílias de baixa renda. Ao todo, 12 mil famílias do município serão beneficiadas com 150 reais por mês pelos próximos quatro meses.

:: Fabricante de bebidas está investindo na instalação de minimercados em condomínios residenciais em Porto Alegre. As lojas funcionam em contêineres e são totalmente automatizadas.

Sortimento Giro de Notícias Rio Grande do Sul 

Produzido pela redação de Sortimentos com informações do Matinal Jornalismo, assessorias de imprensa e com intervenções de Fábio Juchen.

Assine o Matinal e tenha acesso a matérias e reportagens exclusivas e a programação e notícias culturais por Roger Lerina.