Giro de Notícias: Coronavírus + desmatamento + novo imposto + Enem + abertura de parques

Sortimento Flash News World
Sortimento Giro de Notícias
Sortimentos Giro de Notícias

SORTIMENTO GIRO DE NOTÍCIAS

Coronavirus no Brasil : boletim de domingo (02.08) registra mais de 94 mil mortes e mais de 2,7 milhões de infectados + mês de julho fechou com alta de 28% no total de focos de incêndio na floresta + Jair Bolsonaro afirmou que a eventual criação do novo imposto deve ser acompanhada de desonerações ou extinção de algum tributo antigo + Enem + abertura de parques


CORONAVÍRUS NO BRASIL
Números do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) divulgados no domingo (02/08) apontam a notificação de 541 novas mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas. O total oficial de óbitos pela doença é de 94.104, conforme atualização das 18h de domingo.

Também foram registrados oficialmente mais 25.800 casos, elevando o total para 2.733.677 infectados. 

Nos fins de semana, os números diários costumam ser menores devido ao atraso no registro pelas secretarias estaduais e municipais de saúde.

O Brasil é o segundo país do mundo com maior número de casos de covid-19 oficialmente notificados. Está atrás somente dos Estados Unidos, que atingiu a marca de 4 milhões de casos na quinta-feira.

A taxa de mortalidade por grupo de 100 mil habitantes é de 44,8. Em número total de óbitos, o país ocupa a segunda posição no mundo ficando atrás dos EUA, que acumulam mais de 154 mil mortes.

O Brasil já está há dois meses e meio sem um ministro da Saúde. O posto vem sendo ocupado interinamente desde 15 de maio pelo general Eduardo Pazuello, que não tinha experiência na área e indicou militares para quase todos os postos-chave do ministério. Na sua gestão, as mortes e novas notificações de casos dispararam. Foram quase 80 mil novos óbitos registrados desde que a pasta passou a ser gerida por Pazuello.

Segundo a Universidade Johns Hopkins, 679 mil pessoas já morreram de covid-19 no mundo. O número de casos identificados chega a 17,8 milhões em todo o planeta.


DESMATAMENTO
O mês de julho fechou com alta de 28% no total de focos de incêndio na floresta, na comparação com o mesmo mês do ano passado, segundo dados divulgados nO sábado (1°.08) pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). É o pior resultado desde 2017. A floresta amazônica teve 6.803 focos de incêndio, contra 5.318 focos registrados em julho de 2019. O recorde para o mês, de 2017, foi de 7.986 queimadas detectada pelo instituto. O mês anterior já havia sido o pior junho dos últimos 13 anos, de acordo com os números do instituto.

Somente nos dias 30 e 31 de julho foram captados por cerca de 1.500 focos, o que contribuiu para a alta do mês.

A geógrafa Ane Alencar, pesquisadora do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam), afirma que os focos de incêndio atuais são um saldo do aumento do desmatamento ocorrido em 2019, o maior da história.

“É caro desmatar. Cada 100 hectares custa cerca de R$ 100 mil. Se não houver a queimada, significa perda econômica”, diz a pesquisadora, ao afirmar que a queimada é a forma mais prática e barata para fazer a limpeza de um terreno desmatado.

Enquanto isso : Pesquisadores do Jardim Botânico do Rio de Janeiro catalogaram mais de 500 espécies de plantas raras. Grande parte delas estão sob risco de desaparecer.


BOLSONARO COMENTA CPMF
O presidente Bolsonaro passeou de moto no domingo (02.08) em Brasília. Ele deixou o Palácio da Alvorada pela manhã e foi até uma padaria no Lago Norte, onde ficou cerca de 10 minutos. Antes de prosseguir o passeio, falou com jornalistas sobre a eventual criação da nova CPMF.

Jair Bolsonaro afirmou que a eventual criação do novo imposto deve ser acompanhada de desonerações ou extinção de algum tributo antigo. O presidente disse que o governo não pretende aumentar a carga tributária, porque “ninguém aguenta pagar mais impostos”.


ENEM
Os candidatos do Enem terão que usar máscaras desde a entrada nos locais de prova até a saída do exame. Segundo o Ministério da Educação, os inscritos poderão levar até duas máscaras. Caso o estudante recuse usar o material, ele poderá ser eliminado da prova.

Ao todo, quase seis milhões de pessoas estão inscritas para o Enem de 2020. As provas presenciais serão realizadas entre os dias 17 e 24 de janeiro do ano que vem. A prova digital vai ocorrer entre 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021.


ABERTURA DE PARQUES
O governo do estado de São Paulo vai reabrir mais quatro parques localizados na capital e na região metropolitana na segunda-feira (03.08), após quatro meses fechados. Estarão disponíveis para o público o Parque Manoel Pitta, conhecido como Parque Belém, na Zona Leste. Na Zona Sul, o Parque Ecológico do Guarapiranga e o Parque Ecológico Várzea do Embu-Guaçu, na Grande São Paulo, terão o acesso liberado. Outra área verde aberta para o público será o Parque da Lagoa, no município de Carapicuíba.


FLASH NEWS
Jair Bolsonaro afirma que o ex-presidente do HSBC André Brandão deve ser confirmado como novo presidente do Banco do Brasil.

México anuncia captura de ‘El Marro’, líder de cartel dedicado ao roubo de combustível

Alerj pede ao STF que não suspenda processo de impeachment de Witzel.

Justiça bloqueia bens de dois ex-presidentes da Alerj, Jorge Picciani e Paulo Melo, acusados de improbidade administrativa por receber propina da Odebrecht em troca de contratos de obras e benefícios fiscais.

Professores da rede particular da cidade do Rio de Janeiro decidiram, em assembleia virtual, manter a greve iniciada em 6 de julho e só voltam às aulas presenciais com respaldo OMS.

Famosa por produzir 25% da produção de moda íntima do país, Nova Friburgo vai ter um Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação voltado à indústria têxtil, exclusivo para a produção de EPIs.