Giro de Notícias Brasil : 2 de setembro de 2021, quinta-feira

Sortimento News - Sortimento Giro de Noticias

Sortimentos.com Giro de Notícias Brasil : 2 de setembro de 2021, quinta-feira

CPI da Pandemia

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia esperava ouvir o “lobista” Marconny Faria, suspeito de tentar privilegiar a Precisa Medicamentos junto ao Ministério da Saúde. O convocado apresentou um atestado médico por “dor pélvica” assinado por um profissional que atua no Hospital Sírio-Libanês para não comparecer na CPI. O presidente da Comissão, senador Omar Aziz (PSD-AM), ligou para o diretor-clínico do hospital e pediu uma apuração do documento. Além da agenda, a CNN apurou que uma equipe jurídica da CPI se dedica, exclusivamente, à argumentação sobre o indiciamento do presidente Jair Bolsonaro no que diz respeito à responsabilidade por parte significativa das mortes de brasileiros pela Covid-19.

Após a ausência do advogado Marconny Albernaz ao depoimento na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19, na quinta-feira, 2, o colegiado aprovou requerimento com pedido de condução coercitiva apreensão do passaporte do suposto lobista da Precisa Medicamentos, empresa investigada na compra da vacina indiana Covaxin. O documento será enviado à ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Fedaral, responsável por conceder habeas corpus ao advogado. Para não ficar esvaziada, a comissão antecipou o depoimento do ex-secretário de Saúde do Distrito Federal Francisco Araújo Filho, informou o senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE).

Mais cedo, o vice-presidente da CPI, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), afirmou que a Polícia Legislativa monitora Marconny desde ontem. Ele chegou a pedir a “condução sob vara” do advogado. A chamada condução sob vara é uma prerrogativa da CPI, similar à condução coercitiva. Assim como fez o empresário Marcos Tolentino, ontem, Albernaz chegou a apresentar um atestado médico do Hospital Sírio Libanês para não comparecer ao depoimento, sob a alegação de estar com “dor pélvica”. No início da noite, no entanto, o vice-presidente da CPI disse no Twitter que o médico responsável pelo documento manifestou à comissão a intenção de cancelar o atestado, pois “notou uma simulação por parte do paciente”, escreveu.

A cúpula da Comissão Parlamentar de Inquérito estuda incluir homicídio doloso por omissão entre os crimes cometidos pelo presidente Jair Bolsonaro na condução da crise do coronavírus no Brasil. De acordo com apuração da CNN, uma equipe jurídica tem se dedicado, exclusivamente, à argumentação sobre o indiciamento do presidente no que diz respeito à responsabilidade pelas mortes de brasileiros em decorrência da Covid-19.

Minirreforma trabalhista

O Senado rejeitou, por 47 votos a 27, a Medida Provisória (MP) 1045/21 que renovaria o programa de redução de salários e jornada dos empregados durante a pandemia. A decisão do Senado foi um revés ao governo do presidente Jair Bolsonaro. Com a rejeição, o governo não poderá editar medida provisória com o mesmo teor neste ano. Criado no ano passado como uma medida emergencial de manutenção do emprego enquanto durassem as restrições à economia, o programa já foi renovado algumas vezes desde então. Porém, o texto foi incrementado por uma série de outras medidas que criariam novas formas mais flexíveis de contração no mercado de trabalho e outras que alterariam regras da CLT.

Imposto de Renda

A Câmara dos Deputados aprovou o texto-base do projeto de lei (PL) com a proposta de reforma no Imposto de Renda. O texto foi aprovado por 398 votos a favor e 77 contra, com cinco abstenções. Falta ainda a análise de 26 destaques pelos deputados antes que a matéria seja encaminhada para o Senado Federal. O PL 2337 foi colocado em pauta na tarde de ontem após o presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), se reunir com a oposição e, segundo fontes, ceder em alguns pontos que impediam um consenso entre os parlamentares. No início da sessão, os deputados chegaram a cogitar adiar a votação, o que foi rejeitado. Até mesmo a oposição votou pela rejeição de adiamento de votação.

Medicamentos contra Covid-19

Pesquisadores do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP) descobriram sete medicamentos com potencial de inativar a replicação do novo coronavírus. A descoberta foi atrelada a uma técnica computacional conhecida como reposicionamento de fármacos, que selecionou mais de 11 mil medicamentos e identificou os sete com a maior capacidade de impedir a replicação do coronavírus em células infectadas. O próximo passo é comprovar a eficácia deles in vitro e, na sequência, em testes clínicos em humanos. O estudo foi publicado no Journal of Biomolecular Structure and Dynamics.

Vacina, Sim !

90% é a parcela, entre os internados por Covid-19 em um hospital de Bruxelas, na Bélgica, de pacientes que não receberam a vacina contra a Covid-19. No domingo (28.08), um médico de uma clínica disse que, dos 70 pacientes que deram entrada com sintomas de Covid-19 naquele dia, apenas quatro haviam sido vacinados.

Marco temporal

“Marco temporal é a maior privatização de terras do país”. O escritor e líder indígena Ailton Krenak afirmou à CNN que o chamado “marco temporal”, em julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF), representa a “maior privatização de terras” do Brasil. A proposta em análise na Corte faria com que, na prática, povos originários tenham direito a reivindicar apenas terras já ocupadas antes da Constituição de 1988.

Crise energética

Crise elétrica e o risco de um apagão têm formado fila – literalmente – nas fabricantes de geradores elétricos. Apesar do discurso oficial de que não há risco, cada vez mais empresas preferem se garantir com um equipamento próprio. Ao mesmo tempo, o setor sofre com a falta de componentes, como motores. Em grandes fabricantes, é impossível receber um equipamento novo antes de 2022

Flash News Brasil

Imunização : saúde avisa a estados que não dará vacinas a quem não cumprir regra do PNI

Rio de Janeiro : investigação sobre Carlos, Justiça quebra sigilo de ex-mulher de Bolsonaro